Qual embutido menos prejudicial?

Perguntado por: osanches . Última atualização: 18 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 9 votos

Os embutidos feitos de modo artesanal, sem conservantes, que levam apenas boas partes das carnes, um pouco da gordura natural delas, temperos e especiarias, não oferecem nenhum risco à saúde.

A organização mundial da saúde (oms) afirma que o consumo excessivo de alimentos embutidos e processados como salsicha, presunto, salame e mortadela aumentam o risco de desenvolvimento de câncer, principalmente o câncer colorretal.

Em toda boa mesa de frios os queijos não podem faltar, né? Só que para fazer uma versão mais saudável de aperitivos, a melhor dica é investir em uns tipos menos gordurosos, como queijo cottage, ricota, minas frescal e até mesmo a muçarela de búfala. Eles são opções mais lights e podem ser usados em diferentes receitas.

Uma opção para o lanche é o rosbife que pode ser feito com lagarto ou patinho e, após cortado em fatias finas, pode substituir o salame ou o presunto.

A vantagem do presunto sem a capa de gordura é que ele tem menos calorias e menos sódio - apesar de as quantidades ainda ficarem altas. Além disso, a quantidade de gordura é quase zero.

Entre as recomendações está evitar alimentos embutidos e ultraprocessados, como salame, presunto, bacon, linguiça, mortadela, e os biscoitos recheados, salgadinhos “de pacote”, refrigerantes e macarrão instantâneo.

Alimentos como linguiça, salame, mortadela e rosbife estão na lista dos embutidos e podem ser prejudiciais pela quantidade de sódio. “Além disso, muitos deles contêm nitrito e nitrato, que comprovadamente estão relacionados ao aumento do número de tumores”, explica a especialista.

Enquanto o presunto é feito com a carne do pernil (corte mais nobre do suíno), o apresuntado pode levar também a paleta, e contém mais gordura e menos proteína que o presunto, por esse motivo fica mais em conta.

A salsicha é um alimento industrializado que contém altas quantidades de gorduras, conservantes, aditivos e sódio. Assim como outros ultraprocessados, não deve ser consumida em excesso.

Apesar de ser um alimento muito presente no café da manhã brasileiro, o presunto pode ser um grande vilão de uma vida saudável. Isso porque o embutido, comprado quase sempre já cozido e fatiado, pode favorecer a retenção de líquidos e prejudicar a saúde.

O consumo em excesso de alimentos com alto teor de sódio pode gerar a retenção de líquido no corpo, podendo levar até a sintomas mais sérios, como ataques cardíacos e derrames. O alimento é muito presente no café da manhã de todo brasileiro, mas o presunto pode ser um grande vilão para quem quer uma vida saudável.

A variedade prebiótica de mortadela criada na Unicamp contém 6,58% de fibras e teor reduzido de gordura. A receita inclui a fibra inulina, capaz de reduzir o colesterol.

Contudo, há recomendações sobre quais são mais saudáveis e ideais para a alimentação diária. A nutricionista Priscilla Primi sugere privilegiar os queijos frescos, aqueles com grande quantidade de água e pouca concentração de gordura, como o cottage, o minas frescal e a ricota, e que necessitam de refrigeração.

O Presunto Cozido Seara, por exemplo, possui menos sódio e gordura e é produzido com carnes selecionadas.

Embutidos: salsicha, mortadela, salame e presunto têm uma quantidade considerável de conservantes e sódio, além de gordura. Substitutos: peito de peru, peito de frango, queijo cottage.

Algumas alternativas ao uso de embutidos são o peito de frango desfiado, o atum e o rosbife. Enquanto 100g de mortadela contêm 1212mg de sódio, a mesma quantidade de atum em conserva de água possui 250mg. Você pode também fazer pastas de peito de frango ou atum com iogurte natural.