Qual elemento representa a configuração 2s2 2p3 na camada de valência?

Perguntado por: omoraes2 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.5 / 5 7 votos

nitrogênio

Como a camada de valência do nitrogênio é 2s2 2p3, temos 5 elétrons nesta última camada.

De acordo com a Regra do Octeto, a camada de valência precisa de oito elétrons para se estabilizar. Assim, os átomos adquirem estabilidade quando têm 8 elétrons na camada de valência. Isso acontece com os gases nobres, eles apresentam a camada de valência completa.

Um elemento químico de configuração eletrônica 1s2 2s2 2p6 3s2 3p5 possui forte tendencia para: -Tem tendência para ganhar um elétron para ficar estável, completando a regra do octeto. O elemento no caso é o Cloro (Cl), com número atômico 17.

6

O oxigênio possui número atômico (Z) igual a 8, ou seja, possui 8 prótons e 8 elétrons quando está em seu estado fundamental. Sua distribuição eletrônica é: 1s² 2s² 2p4 2 p 4 . Isso significa que o oxigênio apresenta 6 elétrons na camada de valência (2 + 4).

a) Como os elementos são listados, sequencialmente, na tabela periódica? A tabela periódica está organizada em sequências de elementos químicos por ordem crescente de número atômico. Esse número corresponde à quantidade de prótons no núcleo do átomo.

O átomo apresenta 7 camadas eletrônicas: K, L, M, N, O, P e Q. A camada de valência é a camada ou nível eletrônico mais externo do átomo.

Os elétrons de valência são os elétrons localizados no nível de energia (ou camada) mais externo de um átomo. Por exemplo, o oxigênio tem seis elétrons de valência, dois no subnível 2s e quatro no subnível 2p.

O que é camada de valência? Trata-se da última camada do núcleo do átomo, a qual é a primeira tanto para perder quanto para ganhar elétrons. Camada de valência é a camada (ou nível) mais externa (mais distante do núcleo) de um átomo, ou seja, aquela que está mais distante do núcleo.

O Carbono apresenta quatro elétrons em sua camada de valência, isso significa que ele pode formar quatro ligações, sendo assim pode se unir a outros átomos como: H, O, N, Cl.

Assim, o elemento Ferro possui 2 elétrons (4s2) em sua camada de valência. Assim, o elemento Prata possui 1 (5s1) elétron em sua camada de valência.

· As (Z = 33): A ordem geométrica da distribuição eletrônica do arsênio é: 1s2 / 2s2 2p6 / 3s2 3p6 3d10 / 4s2 4p3. Foram preenchidos 4 níveis, então o arsênio é do 4º período. · I (Z = 53): A ordem geométrica da distribuição eletrônica do iodo é: 1s2 / 2s2 2p6 / 3s2 3p6 3d10 / 4s2 4p6 4d10 / 5s2 5p5.

cobre

um “rearranjo” eletrônico. Como os subníveis 4s e 3d pos- suem quantidades de energia próximas, um elétron do subnível s salta para o subnível d (salto quântico), tornando o átomo mais estável. Assim, a configuração eletrônica final do cobre será: 29Cu: 1s2 2s2 2p6 3s2 3p6 4s1 3d10.

A) de acordo com a tabela vemos que o elemento de número atômico 20 é o cálcio (de distribuição eletrônica 1s2 2s2 2p6 3s2 3p6 4s2) e que o de número atômico 17 é o cloro (de distribuição eletrônica 1s2 2s2 2p6 3s2 3p5).

3 elétrons na última camada, então, pertence à família 3A da tabela periódica. Como é só uma letra, só pode ser o Boro.

Em Condições Normais de Temperatura e Pressão (CNTP) — ou seja, na natureza — dois átomos de oxigênio se ligam, formando o dioxigênio, representado pela fórmula O2. Esse é o gás que respiramos e o terceiro elemento mais abundante do universo, perdendo apenas para o hidrogênio e o hélio.

A molécula da água é formada por dois átomos de hidrogênio ligados a um átomo de oxigênio por meio de ligações covalentes (figura 1).

A camada de valência será o último nível energético ocupado. Por exemplo, o elemento oxigênio ocupa o segundo período na Tabela Periódica, logo, sua camada de valência está no segundo nível (camada L).

Existe uma letra do alfabeto que não aparece em nenhuma abreviação ou nome de elemento químico da tabela periódica (atual). Qual seria esta letra? A letra que não aparece é o J. Já foram propostos nomes (e símbolos) de elementos com a letra J.

A classificação dos elementos na Tabela Periódica é feita em cinco grupos: metais, semimetais, ametais, gases nobres e hidrogênio.

Alternativa correta: d) 1s2 2s2 2p6 3s2 3p6 4s2 3d2. O número atômico do titânio é 22, isso quer dizer que no núcleo atômico existem 22 prótons. O átomo no estado fundamental é eletricamente neutro e, por isso, o titânio apresenta 22 elétrons.

Para determinar o número de prótons e elétrons, basta lembrar que o número atômico é igual ao número de prótons e ao número de elétrons. Logo, o átomo de ferro apresenta 26 prótons e 26 elétrons. Obs.: Como o número de elétrons é igual ao número de prótons, esse átomo apresenta 18 elétrons.