Qual elemento radioativo tem no microondas?

Perguntado por: rhernandes9 . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.8 / 5 3 votos

Assim, temos uma evidência que o filamento da magnétron é radioativo. Um pouco de ciência e tecnologia: O coração do forno de micro-ondas é um tipo de válvula eletrônica chamada Magnétron.

No interior de todos os fornos de micro-ondas, há uma válvula termoiônica, chamada de magnétron, capaz de transformar a energia elétrica em ondas eletromagnéticas. Quando esse dispositivo é aquecido ele emite elétrons que são defletidos pelo campo magnético de dois ímãs.

Assim como os raios-x. Uma pessoa que se submete a um exame de raios-x não fica radioativo. A radiação pode vir de fontes de decaimento radioativo, como bomba de césio-137 ou de aparelhos como o micro-ondas e o emissor de raios-x.

forno de microondas funciona transformando energia elétrica em energia térmica. Uma fonte elétrica emite ondas eletromagnéticas que aumentam a energia cinética das moléculas de água dos alimentos.

O plástico errado usado no seu microondas pode estar liberando substâncias tóxicas na sua comida. Além disso, o plástico pode causar danos ao seu microondas, prejudicando seu funcionamento. Por isso, é importante usar recipientes plásticos que sejam apropriados para o microondas.

Não há nenhum indício de que micro-ondas cause câncer
“É o eletrodoméstico mais cancerígeno do planeta, porque ele movimenta as moléculas do alimento, tem uma radiação violenta. A energia do micro-ondas passa por uma estrutura chamada magnetron, que transforma energia elétrica em eletromagnética.

As radiações electromagnéticas mais conhecidas são: luz, microondas, ondas de rádio, radar, laser, raios X e radiação gama. As radiações sob a forma de partículas, com massa, carga eléctrica, carga magnética mais comuns são os feixes de elétrons, os feixes de prótrons, radiação beta, radiação alfa.

“ O risco está na exposição do usuário à possíveis vazamentos dessa radiação que podem causar danos ao globo ocular, provocando o aparecimento de catarata”. Ele lembra que a catarata resulta da opacidade do cristalino que, como se fosse uma gema de ovo, ao ser aquecido, começa a ficar esbranquiçado.

alumínio

As formas de alumínio resistem a todo o tipo de mudanças extremas de temperatura. Sendo assim, você pode utilizá-las para cozinhar, congelar, aquecer e ainda deixar o alimento na própria embalagem para ir à mesa.

De jeito nenhum! Nunca utensílios de metal nele; utilize preferencialmente recipientes refratários de vidro ou cerâmica. Evite recipientes plásticos, pois eles podem derreter — os de papel também podem pegar fogo.

A Placa de Mica para Micro-Ondas (também conhecida como guia) é um filtro protetor que impede com que as partículas dos alimentos e a umidade sejam depositadas sobre os sensíveis componentes eletrônicos alojados na parte interna do micro-ondas.

Risco do césio-137 para a saúde
O césio-137 emite radiações beta e gama.

Só que descascar internamente deve ser pela má qualidade da tinta ou de fabricação. Não posso usar o microondas porque a tinta pode cair no alimento e ser tóxica ( o técnico mesmo avisou isso).

Utilize uma maçã
Deixe a maçã repousando durante todo o dia, enquanto isso, use seu micro-ondas normalmente. À noite, corte a fruta ao meio e a aperte para verificar se está fofa ou amolecida, como se estivesse cozida por dentro. Caso o resultado seja positivo, então esse é um sinal de que há um vazamento ocorrendo.

No forno de micro-ondas, a energia das ondas eletromagnéticas é transmitida para as moléculas de água que transferem a energia para as moléculas adjacentes por vibração, aumentando a temperatura e cozinhando os alimentos. Água, gordura, açúcares e outras moléculas polares absorvem radiação em torno de 2,45 GHz.