Qual elemento mais tem na Terra?

Perguntado por: ocordoba . Última atualização: 6 de maio de 2023
4.9 / 5 6 votos

oxigênio

O elemento químico mais abundante na superfície da Terra é o oxigênio. Ele compõe 49,78% da massa da crosta terrestre, da água e da atmosfera da Terra. Em sua forma livre, ele constitui cerca de 23% em massa da atmosfera, 46% da litosfera e mais de 85% da hidrosfera.

Somente o carbono, o neônio, o ferro, o nitrogênio, o silício, o magnésio, o enxofre e o argônio apresentam abundâncias atômicas superiores a 0,01%. No outro extremo da lista, entre os elementos químicos mais raros, estão o rênio, o lutécio, o túlio e o tântalo.

ástato

O ástato só existe na crosta terrestre como isótopos radioativos. A quantidade total de ástato na crosta terrestre é estimada em menos de 32 gramas, sendo considerado o elemento mais raro do mundo.

tungstênio

Com uma resistência à tração de 1.510 megapascais, agora conhecemos o tungstênio como o metal mais forte que ocorre naturalmente na Terra.

Os elementos clássicos normalmente se referem aos conceitos de terra, água, ar, fogo e (depois) éter, que foram propostos para explicar a natureza e a complexidade de toda a matéria em termos de substâncias mais simples.

Éter é uma função orgânica oxigenada, isto é, apresenta o elemento químico oxigênio, além de carbono e hidrogênio. Essa função possui como principal característica estrutural a presença de dois radicais orgânicos ligados a um átomo de oxigênio.

aerografite

Um grupo de pesquisadores da Universidade Técnica de Hamburgo e da Universidade de Kiel, ambas na Alemanha, descobriu o material mais leve do mundo. Eles o chamam de aerografite. O material é composto por uma matriz de tubos de carbono que crescem em escalas micro e nanométricas.

O flúor (F) é o elemento químico mais eletronegativo.

astato

O astato é, portanto, o elemento mais raro na tabela periódica, porque é o mais difícil de produzir. Tão difícil de produzir, de fato, que os cientistas que o criaram em 1939 não puderam detectar sua existência diretamente e tiveram que recorrer a um truque.

oganessônio

Um dos elementos mais instáveis tem o número atômico 118, elemento não natural que recentemente recebeu o nome de oganessônio (Og).

Na natureza, existem quatro elementos fundamentais: água, terra, fogo e ar.

De acordo com essa filosofia, tudo na natureza é composto por 5 elementos: terra, água, fogo, ar e éter.

O Programa de Educação Ambiental da Embrapa Florestas - PREA, criou o método Educação Ambiental Integrada - os Seis Elementos, o qual ressalta a interdependência entre os seis elementos naturais (ar, água, solo, flora e fauna incluindo o ser humano), fundamentais para a manutenção da vida no planeta.

A quantidade de ástato na natureza é tão pequena que não oferece risco a saúde humana. Entretanto, quando injetado em animais, por ser um halogênio instala-se na glândula tiroide do mesmo modo que o iodo. Há indicações que seja altamente cancerígeno.

fósforo

O 1º elemento isolado em laboratório
Há 350 anos, foi isolado e produzido em laboratório o primeiro elemento químico, o fósforo. O feito foi conseguido pelo alquimista alemão Henning Brand, que na expectativa de encontrar ouro concentrou e aqueceu a alta temperatura a própria urina.

É usado como melhorador de ligas metálicas, além de ser utilizado na produção de pontas para canetas-tinteiro. Foi descoberto por Smithson Tennant, um químico inglês.

áries

De acordo com a profissional, o signo mais forte da astrologia é áries. Isso porque ele é regido por marte, que é o deus da guerra.