Qual elemento e mais fácil de perder elétrons?

Perguntado por: arebelo4 . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.8 / 5 12 votos

Se essas ligações fossem rompidas, o oxigênio atrairia os elétrons compartilhados na ligação para si com maior facilidade, pois ele é o mais eletronegativo. Já o sódio possui maior tendência de perder os elétrons, o que significa que ele é mais eletropositivo.

Também chamada de caráter metálico, a eletropositividade é a propriedade que os elementos possuem de apresentar uma tendência de perder elétrons. Dessa forma, quando um elemento é muito eletropositivo, ele tende a formar cátions, ou seja, íons de carga positiva, com maior facilidade.

Assim, os átomos das famílias IA, IIA e IIIA apresentam maior facilidade em perder elétrons e transformam-se em íons denominados cátions. Já os átomos das famílias VA, VIA e VIIA possuem maior facilidade em ganhar elétrons transformando-se em íons denominados ânions.

Átomos que ganham ou perdem elétrons são chamados de íons; Na maioria dos casos, o íon é formado a partir da perda ou ganho de elétrons em um átomo, há casos em que o número de prótons é modificado, mas isso é extremamente raro. Sendo assim, podemos estabelecer as seguintes relações entre o átomo e sua carga.

Dessa forma, se um metal é mais eletropositivo que outro, ele tem maior tendência de perder elétrons em uma ligação e, por isso, tende a ser mais reativo.

Íons são formados quando uma espécie eletricamente neutra perde ou ganha elétrons. Se há perda de elétrons, o íon gerado é positivo, sendo chamado de cátion. Se há ganho de elétrons, o íon gerado é negativo, sendo chamado de ânion.

– A solução para saber quais substâncias perdem ou ganham elétrons está na determinação do numero de oxidação (Nox) dos átomos dos elementos envolvidos no processo. Número de Oxidação (Nox) – É o número que indica o número de elétrons que um átomo ou íon perde ou ganha para adquirir estabilidade química.

césio

Nesse sentido cresce, então, a atração entre os elétrons e o núcleo, ficando menor o raio atômico e aumentando a eletronegatividade. Desse modo, o elemento mais eletronegativo é o Flúor (4,0) e o menos eletronegativo é o césio (0,7).

Isso ocorre porque é mais fácil retirar elétrons de um átomo maior (maior raio), pois a atração do núcleo em relação aos elétrons é menor.

flúor (F)

O flúor (F) é o elemento químico mais eletronegativo. Embora ele não seja o elemento que está mais posicionado do lado direito da tabela, ele é o primeiro logo a seguir aos gases nobres.

Frâncio, Césio e Rubídio são mais eletropositivos do que Flúor, Oxigênio e Nitrogênio. Por esse motivo é que a eletropositividade também é conhecida como caráter metálico. Os metais são os elementos mais eletropositivos.

Portanto, os elementos que possuem maiores eletroafinidades são os halogênios (elementos da família 17 ou VIIA) e o oxigênio.

Depois de entender a periodicidade da Eletroafinidade, podemos dizer que a família dos halogênios (elementos do grupo 7A) são os que possuem maiores valores de afinidade eletrônica. Já os metais do grupo 1A (alcalinos), são os de menor valor.

Por causa disso e também devido ao aumento da carga nuclear efetiva, é necessária menos energia para remover elétron de um átomo de oxigênio do que para remover de um átomo de flúor. Assim, a primeira ionização do oxigênio é menor que a do nitrogênio ou flúor.