Qual é temática do poema?

Perguntado por: elancastre . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 11 votos

Poema é um gênero textual (forma de redação) geralmente escrito em versos e estrofes. Sua finalidade é expressar algum sentimento, emoção ou pensamento.

As características do poema são; os versos, a métrica, as estrofes, as rimas e o ritmo. Logo, o agrupamento dos versos são as estrofes.

A obra de Gregório de Matos divide-se em três vertentes temáticas: poesia satírica, religiosa e lírica.

A temática do poema "A procura" de Cora Coralina é a busca da narradora pelo sentido da vida.

Temas diversos: folclore brasileiro, religiosos, profanos, políticos, episódios históricos, realidade social, etc. ; Presença de rimas, métrica e oralidade.

Os temas incluem desde fatos do cotidiano, episódios históricos, lendas , temas religiosos, entre muitos outros. As façanhas do cangaceiro Lampião (Virgulino Ferreira da Silva, 1900-1938) e o suicídio do presidente Getúlio Vargas (1883-1954) são alguns dos assuntos de cordéis que tiveram maior tiragem no passado.

Poema é um gênero textual (forma de redação) geralmente escrito em versos e estrofes. Sua finalidade é expressar algum sentimento, emoção ou pensamento. A palavra "poema" deriva do verbo grego "poiéo", que significa "fazer, criar, compor".

A linguagem exerce função poética quando valoriza o texto na sua elaboração, ou seja, quando o autor faz uso de combinação de palavras, figuras de linguagem (metáfora, antítese, hipérbole, aliteração, etc.), exploração dos sentidos e sentimentos, expressão do chamado eu-lírico, dentre outros.

Versos, rimas e estrofes são encontrados principalmente na estrutura de textos poéticos. São esses elementos que diferenciam a poesia dos textos em prosa, que são constituídos por parágrafos.

O poema lírico é aquele que apresenta um conteúdo de poesia. Já o poema narrativo conta uma história e, portanto, apresenta características do gênero narrativo. O que esses dois tipos de poema têm em comum é a sua estrutura, isto é, um texto escrito em versos.

Eles seguem sempre a mesma regra segundo a quantidade de versos, estrofes e o esquema de rimas.
...
Tipos e exemplos

  1. Soneto. Um dos mais conhecidos poemas de formas fixas é o soneto. ...
  2. Trova. ...
  3. Balada. ...
  4. Rondó ...
  5. Sextina. ...
  6. Haicai.

Poema é um texto literário composto de versos, estrofes e, por vezes, rima. Já a poesia é uma manifestação artística que pode ou não estar baseada em palavras como o poema. Assim, a poesia é um conceito mais amplo que pode envolver pinturas, esculturas, literatura, etc.

São três os principais temas abordados por Gregório de Matos: a poesia amorosa, a poesia religiosa e a poesia satírica.

Por esse motivo, a primeira fase modernista priorizou temas pautados no nacionalismo, portanto na cultura e na identidade do Brasil. Uma importante característica desse período de afirmação nacional foi a disseminação de diversos grupos e manifestos.

O tema central do poema é o amor; abordando de forma realista o pessimismo em relação às coisas, no primeiro texto era o fim da vida. e neste poema é o amor.

Versos Íntimos é dos poemas mais celebrados de autoria de Augusto dos Anjos. Os versos expressam um sentimento de pessimismo e decepção em relação aos relacionamentos interpessoais. O soneto foi escrito em 1912 e publicado no mesmo ano no único livro lançado pelo autor.

A produção lírica é centrada no eu e sua matéria prima são as experiências individuais e subjetivas do artista, sendo temáticas recorrentes: a dor, o sofrimento, a angústia, a alegria, a felicidade, tudo o que possa expressar emoção e sentimento é utilizado pelos poetas.

O primeiro passo para escrever um bom poema é ter um objetivo. Afinal, sem um destino, você não pode chegar a lugar algum. A poesia é uma linguagem concisa e, como qualquer obra literária ou projeto em geral, é uma boa ideia você saber onde quer chegar. Caso contrário, suas palavras serão vagas.

Resposta verificada por especialistas. O autor e a autora que se destinam a escrever poemas são chamados, respectivamente, de poeta e poetisa.

Em Saber Viver, é usada a linguagem coloquial para nos indicar caminhos possíveis em busca de uma vida mais rica e significativa. Escrito em primeira pessoa, o eu lírico é o de uma mulher sábia e vivida que revela algumas atitudes que podem fazer toda a diferença na vida das pessoas.

Cora Coralina

Saber Viver – Cora Coralina.