Qual é significado do dízimo?
A palavra dízimo significa “a décima parte”. O dízimo é uma doação, ou oferta, de um décimo de sua renda para o serviço de Deus. Desde a antiguidade, Deus ordenou a Seu povo que desse um décimo de tudo o que ganhasse de volta a Ele. Esse mandamento ainda está em vigor hoje.
Por que temos que dar o dízimo?
Pagar o dízimo ensina-nos a controlar nossos desejos por coisas materiais e a sermos honestos com nosso próximo. Aprendemos a acreditar que aquilo que nos foi dado, por meio das bênçãos do Senhor e de nossos próprios esforços diligentes, é o suficiente para nossas necessidades.
Qual é o versículo da Bíblia que fala sobre o dízimo?
1. O primeiro dízimo (Gênesis 14:19,20) E abençoou-o, e disse: Bendito seja Abrão pelo Deus Altíssimo, o Possuidor dos céus e da terra; E bendito seja o Deus Altíssimo, que entregou os teus inimigos nas tuas mãos.
Porque não devemos dar o dízimo?
O dízimo ajuda na propagação do cristianismo, mas também é causa do seu abandono por muitos decepcionados com o comércio feito com ele por uma parte de seus líderes religiosos.
É certo dar o dízimo na igreja?
Nota para o professor
Pagar o dízimo é um privilégio. Permite-nos mostrar nossa gratidão e amor ao Senhor. Nós precisamos pagar o dízimo muito mais do que Deus necessita que o façamos; entretanto, Ele fica muito satisfeito quando pagamos com fé e com um coração solícito e feliz.
Quem foi o primeiro homem a dar o dízimo na Bíblia?
A primeira menção distinta da palavra “dízimo” na Bíblia encontra-se no primeiro livro do Velho Testamento. Melquisedeque, rei de Salém e sacerdote do Deus Altíssimo, saiu ao encontro de Abraão (…) e abençoou-o, e Abraão “deu-lhe o dízimo de tudo” (Gênesis 14:20).
Quem foi que inventou o dízimo?
Deus instituiu o dízimo desde a criação do mundo, não porque precisa do nosso dinheiro, mas porque quer a nossa fidelidade. Ao criar o mundo, criou o Jardim do Éden e colocou Adão para administrá-lo, ou seja, guardar, cultivar e mantê-lo.
O que é feito com o dinheiro do dízimo?
O dízimo pode ser usado para:
Construir e fazer a manutenção de templos, igrejas e outros edifícios de propriedade da Igreja. Operar os programas educacionais da Igreja. Imprimir as escrituras e outros materiais. Fazer pesquisa de história da família.
É correto devolver o dízimo?
Devolver o dízimo é aprender a amar a Deus e ao outro: a Deus porque devolvemos a Ele um pouco do muito que Ele que nos dá, e ao outro porque partilhamos com a comunidade os bens que possuímos. Ao contribuir com o dízimo descobrimos a alegria de servir.
O que precisa para ser dizimista?
Ser Dizimista é Amar a Deus e ajudar a sua comunidade a pregar o Evangelho, ser Dizimista é partilhar com alegre, contribuir acima de tudo com seu coração para a obra do Senhor. O dízimo é considerado uma contribuição do fiel para a sustentação da comunidade.
Onde eu devo dar o dízimo?
O dízimo pertence a Deus
Deus nos diz exatamente quanto o dízimo é (sempre 10%), onde deveria ser entregue (casa do Tesouro), e como deve ser usado (para apoiar o ministério do evangelho). Ele nos promete “uma maldição se não for devolvido” (Ml 3:8, 9) e uma bênção se o for (Ml 3:10-12).
Em que o homem rouba a Deus?
No livro de Malaquias, o Senhor perguntou: “Roubará o homem a Deus? Todavia vós me roubais, e dizeis: Em que te roubamos? Nos dízimos e nas ofertas.
Qual é o valor do dízimo?
Para ser dízimo independe de valor, quer sejam dez por cento ou um por cento dos nossos vencimentos. Repetindo, o valor a ser doado deve ser fruto de uma conversa com o próprio Deus através da oração. Se o fiel sentir vergonha do valor de seu dízimo é porque ele pode devolver mais.
Quem pode receber o dízimo?
Em Deuteronômio 14 diz que o povo se reunia para comer o dízimo junto com os estrangeiros, pobres e viúvas.
Qual é a oração do dizimista?
Aceita, Senhor, meu dízimo, fruto do meu trabalho sacrifício de cada dia. Não quero me omitir nem dar só uma esmola. Maria, Mãe de Jesus e nossa, dá a força de perseverar e de animar outras pessoas a ser dizimistas, a comprometer-se efetivamente com o reino de Deus. Amém!