Qual é significado da palavra desinfetar?

Perguntado por: ofrutuoso3 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.6 / 5 20 votos

verbo transitivo direto e intransitivo Destruir os germes de um local, geralmente falando de bactérias; purificar, sanear: desinfetar um espaço, um machucado, uma superfície.

No âmbito da medicina, a desinfecção tem como objetivo eliminar o risco de contágio por parte agentes patogênicos. A desinfecção pode ser feita através de meios físicos ou químicos. Os meios físicos podem ser o calor (calor seco ou úmido), raios solares, ignição (flambagem), raios-gama, etc.

A desinfecção se trata da remoção ou da eliminação dos micro-organismos no modo vegetativo, presentes em superfícies e artigos inanimados, independentemente de serem patogênicos. Às vezes, acontece a remoção de esporulados, no entanto, não se pode quantificá-los.

A desinfecção é uma delas e é responsável por exterminar microrganismos e agentes infecciosos de superfícies e objetos. O processo não consegue, porém, eliminar todos os esporos bacterianos. Esta função cabe à esterilização, outra forma de higienização.

A limpeza tem o objetivo de remover substâncias minerais e orgânicas indesejadas, como por exemplo, terra, poeira e gordura. Geralmente este processo tem 80% de efetividade na desinfecção. Já a desinfecção em si reduz microrganismos de uma determinada superfície. Segundo estudos, elimina até 99% da carga microbiana.

A água sanitária não deve ser usada pura, deve-se diluir uma colher de sopa para cada litro de água. Alvejantes comuns que contêm hipoclorito ou soluções com, pelo menos, 70% álcool também podem ser utilizados. Esses produtos devem ser aplicados apenas em superfícies e de acordo com a forma de uso descrita no rótulo.

Pode-se realizar a desinfecção por meio de processos físicos: temperatura, pressão, radiação eletromagnética, calor úmido ou sistemas mecânicos como lavadoras termo desinfetadoras e pasteurizadoras ou por meio de processos químicos: submergindo totalmente o material limpo e seco numa solução química por determinado ...

Afinal, qual a diferença entre limpeza, desinfecção e esterilização? O processo da limpeza reduz em até 80% da carga de micro-organismos. Já a desinfecção chega a eliminar até 99%, enquanto a esterilização elimina 100%.

A limpeza de portas, janelas e paredes devem ser realizadas apenas se houver alguma sujidade. É a higienização completa das áreas do Centro e quando necessário, a desinfecção para diminuição da sujidade e redução da população microbiana.

A desinfecção é um procedimento que consegue eliminar grande parte dos microrganismos que se encontram na superfície dos equipamentos hospitalares. Geralmente, esse procedimento é feito por meio da utilização de hipoclorito de sódio, cloro e álcool, podendo ser uma maneira de desinfecção de baixa ou de alta eficiência.

Modo de execução da desinfecção hospitalar
O ato de desinfectar pode ser feito por meio físico, químico (com o uso de desinfetantes) ou ação térmica. Os físicos podem ser feitos por equipamentos de pasteurização, como desinfetadoras e lavadoras de descarga.

4 etapas do processo de higienização de empresas

  • Etapa 1: Pré-lavagem. A primeira etapa do processo de higienização de empresas consiste na remoção de resíduos grosseiros das superfícies em geral. ...
  • Etapa 2: Lavagem com detergente. ...
  • Etapa 3: Enxágue. ...
  • Etapa 4: Sanitização.

Desinfecção hospitalar: processos de higienização
Ou seja, trata-se da eliminação de toda a sujidade visível, com o uso de detergentes e outros produtos apropriados para o serviço. Aliás, a qualidade dos materiais utilizados podem influenciar na qualidade da higienização.

Dentre os fatores que podem afetar o processo de desinfecção, temos:

  • A limpeza prévia dos artigos odonto-médico-hospitalares;
  • A presença de material orgânico e/ou inorgânico;
  • O tipo e nível de contaminação microbiana;
  • A concentração e o tempo de exposição ao germicida;
  • A configuração do artigo;
  • O pH;
  • A dureza da água.

O melhor desinfetante é a Clorexidina, um medicamento de uso cutâneo cuja substância ativa é o digluconato de clorexidina. Este antisséptico se aplica sobre a pele e é indicado para pequenos ferimentos e queimaduras leves.

Kunigk ensina misturar uma colher de sopa de hipoclorito de sódio em um litro de água e usar essa solução para limpar os utensílios. Aplique na superfície desses itens, aguarde 15 minutos e depois lave todos com água e detergente para finalizar.

Agora leve suas frutas, verduras e legumes para lavar em água corrente. Se forem folhas, lavar cada uma separadamente. Em seguida, você pode colocar de molho em água clorada. As instruções de preparo são simples: use água sanitária (sem alvejante e perfume) com 1% de hipoclorito de sódio ou hipoclorito de sódio a 1%.

Desinfetar é o ato de reduzir o número de germes de certo local ou objeto até um nível aceitável para o contato humano e é importantíssimo em ambientes comerciais. Os germes são micro-organismos como bactérias, vírus, protozoários e fungos, e alguns, podem apresentar riscos à saúde.