Qual é pior tabaco ou vape?

Perguntado por: llessa . Última atualização: 1 de junho de 2023
4.5 / 5 14 votos

A conclusão, publicada no final de 2022, reafirma que cigarros eletrônicos representam apenas uma pequena fração dos riscos dos cigarros convencionais ou, como dito pelos pesquisadores, são 20 vezes menos prejudiciais à saúde do que fumar cigarros convencionais.

1. O cigarro eletrônico é menos tóxico que o cigarro convencional? Sim, o cigarro convencional apresenta mais de 40.000 substâncias tóxicas e pelo menos 70 delas sabidamente cancerígenas. O cigarro eletrônico, por ora, não apresenta todos esses elementos.

Em um estudo do InCor (Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da FMUSP), pesquisadores descobriram que usuários de cigarros eletrônicos apresentam níveis de nicotina equivalentes ao consumo de 20 cigarros tradicionais por dia.

Paulo Corrêa, pneumologista e coordenador da Comissão de Tabagismo da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT), alerta que não existe cigarro eletrônico saudável, assim como as opções tradicionais. Esse tipo de dispositivo, inclusive, pode ter vazamento de metais que provocam alterações na saúde.

Embora seja muito cedo para fornecer uma resposta clara sobre o impacto a longo prazo desses dispositivos, estudos recentes sugerem que o uso de vapes pode aumentar o risco de doenças cardíacas e distúrbios pulmonares.

Os riscos de câncer, enfisema pulmonar e bronquite crônica são ainda maiores, já que o cigarro de tabaco promove mais danos à saúde do que o comum, afirma o pneumologista Paulo Corrêa, coordenador da Comissão Científica do Tabaco da SBPT (Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia).

O uso do cigarro eletrônico pode ser uma alternativa eficaz para deixar o vício e, consequentemente, diminuir a ansiedade, depressão e tensão associadas ao consumo. Além disso, muitos Vapers relatam uma melhora em seu estado de humor e bem-estar geral após adotar o Vaping como alternativa ao cigarro tradicional.

O cigarro elétrico não realiza a queima do tabaco (e também não produz fumaça). Ao aquecer a substância líquida, produz vapor, menos prejudicial. Por não haver queima/torra do material, o usuário não vai inalar conhecidas substâncias apontadas como causadoras de problemas respiratórios e câncer.

Além disso, o Pod Descartável 1500Puffs – Nikbar possui uma bateria interna de 850mAh e 5.1mL de Juice. A força de nicotina é de 5,0% e é equivalente a cerca de 4 maços de cigarros convencionais.

Embora o cigarro industrializado não seja a melhor opção para o tabaco fumígeno em comparação com o palheiro, ele vicia menos e causa menos danos a sua saúde. Portanto, cigarro industrializado pode causar menos danos que cigarros de palha.

Cada vez que você pressionar o frasco, irá disparar um puff - equivale a um jato. Ou seja, a médica passou 3 jatos. Lembrando que antes de aplicar cada jato, deve-se sacudir o frasco.

Apesar de proibido no Brasil desde 2009, o comércio de cigarros eletrônicos — acompanhado do uso indiscriminado — é uma realidade.

Segundo a Anvisa, a proibição contempla os cigarros eletrônicos pelos seguintes motivos: em razão de sua função, conteúdo e emissões, são considerados produtos fumígenos, que podem ser derivados ou não do tabaco; pela lei, o uso de qualquer produto fumígeno é proibido em ambientes fechados; e.

Os cigarros à base de plantas são isentos de tabaco e sem nicotina, mas estão longe de ser isentos de riscos.

Como você viu, os pods são aparelhos mais simples, práticos, além disso, são compactos. Já os vapes (também chamados de mods) são maiores e permitem até ajustes de funcionamento (como temperatura, quantidade de vapor, voltagem, potência, etc.) — logo, a média de valor dos vapes é maior do que a dos pods.