Qual é pior luxação ou torção?

Perguntado por: ddorneles . Última atualização: 28 de maio de 2023
4.5 / 5 14 votos

Na luxação a intensidade do trauma é maior, sendo mais comum o estiramento ou ruptura de um ou mais elementos estabilizadores da articulação (cápsula e ligamentos). Isso torna essas lesões mais graves.

Se o paciente apresentar dor de forte intensidade, inchaço importante, incapacidade de deambular ou mover a articulação, alterações de sensibilidade ou motricidade é importante procurar atendimento médico.

Uma luxação é quando um osso se move para fora de sua articulação, e um entorse/estiramento é o alongamento de ligamentos ou tendões.

Assim, pode ser considerado que o tempo de recuperação da luxação patelar é de 6 a 12 semanas após o início do tratamento. Se houver lesão da cartilagem, por outro lado, pode ser necessária uma cirurgia e, então, o processo de reabilitação levará de 4 a 6 meses para permitir que a cartilagem cicatrize adequadamente.

Uma luxação é fator de risco para novos episódios, favorece a instabilidade do ombro. As pessoas jovens e que praticam atividades físicas apresentam maior incidência de instabilidade. Esta deve ser tratada de forma cirúrgica para reforçar as estruturas que sustentam a articulação do ombro.

Uma luxação no quadril ou joelho pode interromper o fluxo sanguíneo para a perna. Assim, os tecidos na perna podem não receber sangue suficiente (chamado isquemia) e podem morrer (chamado necrose).

Destacam-se como sintomas de alerta para uma entorse grave a presença de dor imediata e lancinante, percepção de ruptura na face externa do tornozelo acompanhada de estalido/ruído e o aparecimento rápido de tumefação/edema.

O grande problema de não tratar adequadamente uma torção é que ela pode evoluir para a instabilidade no tornozelo. “A pessoa começa a sentir dor na região durante as atividades físicas, caminhada e até mesmo quando fica parada em pé.

Dependendo da intensidade e estruturas acometidas, o tratamento pode durar de algumas semanas a meses, até que o paciente recupere os movimentos por completo.

A luxação é tratada por meio da recolocação da articulação no lugar correto. Isso pode ser bastante doloroso e deve somente ser feito por um médico ortopedista, que saberá indicar o melhor método. Nos casos mais graves, procedimentos cirúrgicos podem resolver a condição.

Muitas luxações não causam problemas duradouros, mas algumas enfraquecem ou laceram os ligamentos e tendões que estabilizam a articulação. As articulações podem se tornar rígidas, e os músculos podem encurtar ou atrofiar quando uma articulação é imobilizada.

Na maioria das entorses, sente-se imediatamente dor no pé, que pode ser de leve a muito intensa, no local do entorse. Frequentemente, o tornozelo começa a “inchar” (edema) imediatamente e pode surgir equimose local (tornozelo negro) e algum derrame articular (liquido no tornozelo).

Os ligamentos são responsáveis por conectar os ossos nas articulações e quando lesionados podem interferir na estabilidade e sustentação daquela região. Essa situação faz com que a pele fique quente e avermelhada, com possibilidade da aparição de hematomas logo após.

4 tem como objetivo a remissão da dor, do inchaço e da instabilidade articular. Desta forma, é viabilizado o retorno do paciente às atividades diárias, sejam esportivas ou laborais. Para isso, são recomendadas medidas como: Repouso por três dias.

No caso da luxação, o ideal é ir diretamente a um hospital ou pronto-socorro. O tratamento inicial consiste em manter o local mobilizado, pois a movimentação pode causar danos ainda maiores. Além disso, indica-se a aplicação de gelo para diminuir as dores e inchaços.

Aplicar gelo no local alivia a dor e reduz o edema e o hematoma. A luxação é bem mais grave. O osso se desloca da articulação. Nesse caso, a única coisa a fazer é chamar imediatamente de serviço de resgate (telefones 192 e 193) a fim de transportar o paciente para um local onde haja assistência médica especializada.

Existem dois tipos de luxações: a completa e a incompleta. A completa ocorre quando os ossos que constituem uma articulação se desunem por completo e a incompleta ou subluxação, quando o deslocamento dos ossos ocorre de forma reduzida.