Qual é pior gengivite ou periodontite?

Perguntado por: lcastro . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.9 / 5 7 votos

Embora sejam problemas similares, a gengivite é a fase inicial da doença e ainda pode ser tratada, enquanto a periodontite é um estágio mais avançado e pode causar danos irreversíveis à saúde da sua boca.

A doença periodontal avançada é caracterizada pela morte de tecido gengival, ligamentos do dente e osso de suporte . É causada pela falta de suprimento sanguíneo (necrose), resultando em infecção grave. Este tipo geralmente ocorre em pessoas com um sistema imunológico comprometido.

Apesar de ser relativamente comum, a gengivite é uma condição que precisa ser tratada e acompanhada por um dentista. Sem os cuidados necessários, pode se tornar uma periodontite, que é uma das formas mais graves da doença. Por consequência, suas complicações podem levar à perda dos dentes.

A periodontite tem cura. Entretanto, as consequências resultantes da sua presença não são reversíveis”, revela. Ou seja: a perda óssea e o rompimento de ligamentos periodontais já ocorridos não se regeneram. Nesse caso, o tratamento consiste em remover e controlar a placa bacteriana e o tártaro.

O tempo para curar a gengivite depende do estágio em que ela se encontra. Quando ela está no início, os ossos onde os dentes estão afixados não são afetados. Uma escovação adequada constante, junto com o uso do fio dental e o enxaguante bucal já controlam o problema depois de algumas semanas.

Após anos de gengiva inflamada (resultado da gengivite), os danos se estendem para o periodonto, tecido que fica entre os dentes e a mandíbula. Com isso, o dente vai perdendo o suporte e uma hora cai. Detalhe: esse transtorno só costuma trazer dor quando está em fase avançada, o que dificulta seu diagnóstico.

Periodontite: Da placa à perda do dente
A bolsa fica cada vez maior, e a placa endurece e vira tártaro. Mais placa se acumula no topo. A infecção bacteriana move-se até a raiz do dente e, por fim, destrói o osso que sustenta o dente.

As gengivas ficam vermelhas e inflamadas e sangram facilmente. O diagnóstico normalmente se baseia no exame das gengivas pelo dentista. Uma boa higiene oral, limpezas profissionais frequentes, e nutrição adequada, geralmente elimina a gengivite, e alguns enxaguantes bucais podem ajudar.

A periodontite tem cura, porém os danos que ela causa são irreversíveis. Nesse caso, se ocorrer perda óssea ou o rompimento dos ligamentos periodontais, não será possível a recuperação deles. A forma mais efetiva de evitar qualquer tipo de dano permanente da periodontite, é o diagnóstico precoce.

Consequências da periodontite nos dentes
Em casos avançados, os dentes que perdem suporte amolecem e quase sempre têm indicação para extrações. Podem haver ainda mudanças na mordida e posição dos dentes, gerando problemas na oclusão.

Se a doença periodontal não for tratada, pode levar até a perda dos dentes, além de danos irreversíveis à saúde.

Sim! A gengivite pode ser revertida, em geral, removendo a placa bacteriana e o tártaro (se for o caso), que são duas das principais causas da inflamação gengival.

À medida que o quadro odontológico evolui, é possível observar:

  1. Sensibilidade a alimentos quentes, frios ou doces;
  2. Alongamento dos dentes, em casos mais avançados com a exposição da raiz;
  3. Retração gengival;
  4. Mau hálito quase constante;
  5. Perda óssea e tecidual;
  6. Mobilidade dos dentes.

Além da falta de higiene bucal, outros fatores podem contribuir para que esse problema apareça, como estresse, diabetes, flutuações hormonais (causadas, por exemplo, pela gravidez), abuso de substâncias como álcool e cigarro, infecções e o uso de certas medicações.

As consequências da periodontite são relacionadas com a perda das estruturas que sustentam os dentes, resultando em mobilidade dos dentes até a perda dentária, o que também causa problemas mastigatórios. Outras consequências incluem o impacto na saúde geral bem como mau hálito ou problemas com a aparência.

Para casos de doença periodontal como a periodontite, a amoxicilina tem sido o medicamento mais indicado. Mas sempre você deve seguir a orientação do(a) dentista. Isso porque antibióticos sistêmicos como esse são usados para diminuir ou interromper a progressão da periodontite, sendo muito eficazes nos tratamentos.

O tratamento da periodontite avançada é o mesmo utilizado quando a doença está em estágio inicial. Ou seja, consiste em remover as placas bacterianas e tártaro que estão localizadas entre as gengivas e superfícies dos dentes. Além disso, o paciente receberá as instruções necessárias para melhorar sua higiene oral.

Sensações de vermelhidão e inchaço nos dentes, assim como sangramentos ao escová-los não podem ser ignorados.