Qual é pior conjuntivite bacteriana ou viral?

Perguntado por: ilancastre . Última atualização: 24 de maio de 2023
4.5 / 5 10 votos

Apesar de não ser muito comum, a conjuntivite bacteriana pode ser mais perigosa. Sua transmissão se dá pelo contato com a bactéria. Seus sintomas são geralmente mais intensos, com secreções mais abundantes e amareladas. O tratamento deve ser feito com antibiótico, seja ele em forma de pomada ou colírio.

Com o surto de conjuntivite, inflamação da mucosa que reveste o globo ocular, especialistas alerta que se não tratada corretamente, com uso de colírios antibióticos específicos, a viral e a do tipo bacteriana podem evoluir para uma doença mais grave, úlcera de córnea e até para a perda da visão.

Conjuntivite fúngica
É considerada a forma mais rara da doença e a mais difícil de tratar, pois só acontece quando a pessoa machuca os olhos com madeira.

Geralmente, o diagnóstico da conjuntivite é feito pela história e exame (ver tabela Características de diferenciação na conjuntivite agudas ), geralmente incluindo exame com a lâmpada de fenda. A história inclui... leia mais com coloração da córnea com fluoresceína e, se houver suspeita de glaucoma.

A conjuntivite dura, em média, até 15 dias e é caracterizada por dor, coceira, vermelhidão e secreção nos olhos.

Inicia-se com edema + Secreção purulenta + sensação de areia e muita vermelhidão nos olhos.

Geralmente, o período de afastamento pode variar de 2 a 7 dias. Qual é o tratamento para conjuntivite viral? R: O tratamento para conjuntivite viral geralmente envolve cuidados de suporte, como compressas frias ou quentes, colírios lubrificantes e manter a higiene ocular.

A conjuntivite viral é tão contagiosa que se um paciente coçar os olhos e tocar em um objeto, outras pessoas podem se contaminar através deste. Ao contrário do que muita gente pensa, a conjuntivite não costuma ser transmitida pelo ar. Ao ver uma pessoa com conjuntivite, você não precisa sair correndo para longe dela.

Se você está com remela nos olhos em excesso, observe a cor da remela e a frequência que você está precisando limpar os olhos. Uma secreção mais densa e amarelada pode ser sinal de infecção conjuntiva e o melhor a se fazer nesses casos é consultar o oftalmologista para receber o melhor tratamento.

Dessa forma, em caso de conjuntivite viral, a maior indicação de passar no médico é pegar atestado; outro bom motivo é em caso de dúvida. Caso a pessoa tenha dor forte no olho, ou se a visão diminuir, é importante consultar um oftalmologista com urgência.

Nas conjuntivites bacterianas agudas utiliza-se antibiótico tópico, na frequência de 2/2 horas, diminuindo progressivamente por um período de 7 dias. Os antibióticos mais frequentemente utilizados são as quinolonas (ciprofloxacino 0,3%, ofloxacino), tobramicina 0,3%, cloranfenicol ou gentamicina 0,3%.

A conjuntivite viral é o tipo mais comum do problema e ocorre mais no inverno. A causa está geralmente ligada ao fato do indivíduo ficar muito tempo em lugares fechados, podendo ser infectado pelo adenovírus.

A conjuntivite viral costuma ser num olho, enquanto a bacteriana ataca os dois olhos. Você pode tratar a conjuntivite bacteriana com antibióticos. A forma viral geralmente resolve-se por si. Mas você já sabe, se não houver melhora após cinco dias, vá ao médico.

Para o tratamento, pode ser utilizado colírio de fluoroquinolona (moxifloxacino, por exemplo) ou aminoglicosídeo (tobramicina), na seguinte posologia: 01 gota no olho acometido, 4 a 6 vezes ao dia, por 5 a 7 dias.

Uma compressa quente sobre a pálpebra pode ser muito eficaz na redução da inflamação causada pela conjuntivite. Para fazer isso você deve mergulhar um pano limpo em água quente e aplicar o pano sobre a pálpebra. Mantenha-o por um alguns minutos. Repita o processo três ou quatro vezes.

Geralmente a conjuntivite viral não deixa sequelas, mas raramente podem ocorrer: Simbléfaro e fibrose da conjuntiva, principalmente nos casos mais graves, com membranas e pseudomembranas que não são removidas e adequadamente tratadas (Figuras 14 e 15).

Quanto tempo dura a conjuntivite nos seus diferentes tipos? Com a conjuntivite viral, os sintomas geralmente são piores de três a cinco dias após o início da infecção ocular.

Tratamento da conjuntivite
Lave os olhos e faça compressas com água gelada, que deve ser filtrada e fervida, ou com soro fisiológico. Para a conjuntivite viral não existem medicamentos específicos. Cuidados especiais com a higiene ajudam a controlar o contágio e a evolução da doença.

O paciente nunca deve se automedicar quando se trata de uma conjuntivite. Isso porque, se essa inflamação não for bem cuidada, há chances de ficarem sequelas, como ceratite, úlcera de córnea e até a perda de visão.