Qual é Orixá do amor?

Perguntado por: aapolinario . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 12 votos

Oxum

Oxum representa a deusa da beleza, orixá do amor, da fertilidade e da maternidade, responsável pela proteção dos fetos e das crianças recém-nascidas, adorada pelas mulheres que querem engravidar.

Mentalize as suas mais profundas emoções e peça para que a poderosa Oxum encontre um par perfeito para você. Em seguida, acenda as velas fixando-as em um pires. Enquanto faz isso, siga mentalizando com todas as suas forças seu amor chegando para você. Com muita fé, vá despejando um pouco de mel em volta das velas.

Exu Mirim é o guardião das crianças e também faz trabalhos de amarração de amor.

A Oferenda para Oxum
Quem deseja agradar a Oxum deve lhe oferecer flores de cor amarela, lírios, mel, frutas e alimentos doces. Além desses, podem ser ofertados milho branco, arroz, fava e feijão preto.

Certa vez Ogum apaixonou-se por Oxum, esposa de Xangô.
Os Orixás fizeram de tudo para chamá-lo de volta, mas apenas Oxum com seus encantos da dança e canto conseguiu! Outra lenda do Orixá é de quando ele foi chamado para uma batalha, sem data para voltar.

Algumas atribuem à Iansã uma imensa e terrível paixão por Xangô, sentimento esse que se manifestava através de sua eterna presença ao lado dele. Dado o seu caráter extrovertido, Iansã permaneceria ao lado de Xangô não só no dia-a-dia cotidiano, mas também nas guerras, nas caçadas e qualquer outra situação.

Okere

Iemanjá foi casada com Okere. Como o marido a maltratava, ela resolveu fugir para a casa do pai Olokum. Okere mandou um exército atrás dela mas, quando estava sendo alcançada, Iemanjá se transformou num rio para correr mais depressa.

De acordo com a representação do arquétipo de Oxum, o perfume que melhor representa a beleza, delicadeza e sensualidade de Oxum é Baiser Vole de Cartier, com sua carga intensa de lírios sofisticados e delicados que perfumam tão bem a pele.

Saiba que há várias Entidades Espirituais na Umbanda que auxiliam na vida amorosa, mas se a sua busca é pelo Orixá do amor, então quem você deve procurar é Oxum. O Orixá do amor na Umbanda é Oxum, que é sincretizada no catolicismo como Nossa Senhora de Aparecida.

Também adora que lhe ofereçam cerveja, vinho doce e licor de caju, bem como flores do campo e frutas. Para ter efeito, as oferendas devem ser depositadas em bosques ou matas.

Então, sem mais delongas, saiba que a Pomba Gira do Amor é a Pomba Gira Maria Padilha e Pomba Gira Dama da Noite, ambas capazes de abrir caminhos e elevar o poder de atração no amor entre duas pessoas.

A Pomba Gira é especializada em amor e relacionamentos por ser a "orixá do trono do desejo e dos estímulos". É vista como a personificação das forças da natureza, que equivale à força feminina de Exu — orixá guardião do comportamento humano, das casas e das aldeias.

Atrair amor
Chame, então, pela Pombagira Dama da Noite e faça a ela seus pedidos para abrir caminhos na atração e no amor, mas nunca diga o nome de ninguém. Coloque ao lado uma taça de champanhe e um copo de água, que serão despachados no dia seguinte pela manhã em água corrente da pia mesmo.

As oferendas para Oxum são o feijão fradinho e frutas como pêssego, melão amarelo e banana ouro e devem ser entregues perto de nascentes e cachoeiras, bem como rosas ou palmas amarelas.

5, 7, 10 e 16

Oxum é a Senhora dos rios e cachoeiras. Rege a beleza e o amor. Para ter sua proteção, use aos sábados roupas ou peças amarelas, azuis ou rosas e ofereça-lhe feijão fradinho cozido com ovos cozidos. Seus números para sorte: 5, 7, 10 e 16.

Oxum é a orixá das águas, principalmente, as águas calmas e, devido a isso, essa divindade está muito ligada às emoções. Sua cor é o amarelo e ouro que demonstra toda a riqueza e abundância que Oxum traz consigo.

E Xangô traiu Ogum. e Ogum dormiu a noite inteira por conta do feitiço. Então Xangô cobriu-se com uma pele de carneiro, disfarçando-se de Ogum, que era peludo.

Magia de Ogum para segurar o amor:
Escreva o nome da pessoa, num papel a lápis e coloque em uma das bandas do inhame. Una as bandas de inhame, com o nome dentro e passe em volta uma corrente fininha, fechando com um cadeado pequeno. Enterre este inhame aos pés de uma mangueira pedindo com fé a Ogum.