Qual é o vilão da Pedra Filosofal?

Perguntado por: agarcia6 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.6 / 5 2 votos

Neste domingo, 26, o livro Harry Potter e a pedra filosofal completa 25 anos da primeira publicação no Reino Unido. A narrativa que inicia a saga Harry Potter conta a história de um menino bruxo que fica órfão, depois que o vilão Voldemort assassina seus pais a sangue frio.

Reduzido a forma de um parasita, Voldemort quer encontrar a pedra filosofal para recuperar sua forma humana e seus poderes, além de obter a imortalidade.

Explicando aos Comensais da Morte o que ocorreu enquanto ele estava sem corpo, Lord Voldemort descreve sua estada na nuca da cabeça de Quirrell. Ele menciona que “O servo morreu quando abandonei seu corpo”.

Voldemort

Personagens - Voldemort
A própria essência do mal, Voldemort é o maior inimigo de Harry. E é em "O Cálice de Fogo" que o Lorde das Trevas retoma a forma humana, nas cenas mais sombrias da série até o momento.

1 – Lord Voldemort
Conhecido como o maior vilão da série (e um dos maiores de todos os tempos), Voldemort é responsável pela morte de inúmeros personagens e pela disseminação do medo e do ódio. “Aquele-que-não-deve-ser-nomeado” é tão ruim que é tabu falar o nome dele.

Voldemort é um formidável vilão e um dos mais famosos da cultura pop. Em Harry Potter, ele é praticamente imbatível, temendo apenas Dumbledore. No entanto, há outro bruxo na história do Mundo Mágico que facilmente poderia ter acabado com o bruxo das trevas.

Na verdade, Harry foi o "O Escolhido" porque Voldemort escolheu acreditar que a profecia estava falando sobre Harry, um mestiço como ele próprio e, portanto, seu igual.

Sua relação com serpentes, presente desde a sua juventude, aliada à experimentos sombrios, como a criação das Horcruxes e a aliança com Lobisomens e Gigantes, acabou deteriorando a aparência de Voldemort, que se corrompeu totalmente por conta desse aprofundamento com criaturas e feitiços das trevas.

Diferentemente de rubis, esmeraldas, diamantes e outras pedras preciosas, o que torna a Pedra Filosofal tão desejada são suas propriedades transformadoras. Diz a lenda que ela é capaz de transformar qualquer metal em ouro, o que tornaria seu detentor uma pessoa muito rica.

Pedra filosofal é um objeto ou substância lendária com poderes incríveis, capaz de transformar qualquer metal em ouro. Um dos objetivos da alquimia era a criação da pedra filosofal.

Embora Harry acredite que Snape foi quem deixou o Trasgo entrar no castelo, na verdade foi o Professor Quirrell, que queria se esgueirar no corredor proibido e roubar a Pedra Filosofal, para restaurar o corpo de Voldemort.

A Pedra Filosofal foi protegida neste cofre até que Rúbeo Hagrid a removeu em 31 de julho de 1991, sob as ordens de Alvo Dumbledore para ser colocado sob proteção mais efetiva na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts.

No livro "Harry Potter e a Pedra Filosofal", Harry usa suas mãos para queimar o corpo do Professor Quirrell depois de ele ter sido possuído pelo Lord Voldemort.

Quando se vê frente a frente com seu inimigo Voldemort, esse mesmo espelho, por encantamento de Dumbledore, coloca a pedra filosofal no bolso de Harry e assim encerra a segunda etapa da jornada do herói, dando-se então a sua “iniciação”.

A resposta curta parece uma grande coincidência: Harry conseguiu acertar a varinha de Voldemort logo depois que ele lançou uma Maldição da Morte, e quando a varinha voou da mão dele, ela girou na direção dele justo quando o feitiço saiu, matando Voldemort com sua própria maldição.