Qual é o vidro mais seguro?

Perguntado por: nlacerda . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 10 votos

Os vidros de segurança (laminado, temperado e aramado) são os modelos mais seguros de fácil acesso no mercado. Esses três tipos de vidro recebem essa denominação por apresentarem resistência mecânica elevada e se quebrarem de maneira protetiva aos usuários.

Dentre as principais diferenças, podemos citar: O vidro temperado é até cinco vezes mais resistente que o vidro comum e, por extensão, também cinco vezes mais resistente que o vidro laminado comum; O vidro laminado oferece uma segurança maior contra desprendimentos ou quedas de estilhaços.

Os vidros de segurança são os principais tipos de vidros utilizados em projetos de arquitetura e decoração e tem como objetivo garantir a proteção de seus usuários. Além disso, o material oferece sofisticação, beleza e praticidade para os locais onde é instalado.

Para janelas, segundo a ABNT, são indicados os vidros de segurança (laminado, aramado e temperado), com ressalvas para o vidro temperado.

O vidro temperado pode conter pequenas ondulações devido a têmpera ou ser identificado através películas de luz polarizada como o Temperest. Já a composição do vidro laminado demonstra uma (ou mais) linha(s) nas bordas da chapa, resultado da união de duas ou mais placas de vidro.

O vidro temperado pode quebrar por razões diversas, além da inclusão de Níquel sulfeto, como por carga de impacto, contato de vidro com metal, blocos de apoio/fixação muito rígidos, etc.

vidro laminado

Como já comentado, geralmente o vidro laminado lidera a lista sobre qual vidro é mais caro. O uso popular do produto – graças às suas características exclusiva – é um dos fatores que torna esse tipo de vidro mais caro, além, claramente, da qualidade dos insumos e mão de obra utilizados em sua fabricação.

Spaceglass

Spaceglass, o vidro que não delamina. A delaminação pode ser traduzida como o aparecimento de bolhas de ar, que acontece quando os materiais que compõe o vidro blindado se deslocam.

"Todo veículo tem uma banda negra em volta do para-brisa e do vidro traseiro, uma banda reticulada que tem como objetivo esconder um pouco o acabamento dessas partes. Todo blindado também tem essa faixa preta nas bordas. Se você vir essa banda negra, o carro foi blindado".

Na maioria das vezes, o vidro blindado é fabricado por meio de um processo de calor e pressão, que utiliza – intercaladamente – duas ou mais lâminas de vidro, polivinil butiral (PVB) ou resina, poliuretano e lâminas de policarbonato. Todos os itens são unidos, tornando-se resistentes.

Ele é indicado para ambientes que necessitam de proteção reforçada, tais como bancos, vitrines de lojas, guaritas, joalherias, piso e visores de piscina, entre outros. O vidro laminado pode ser cortado para se ajustar à instalação, mas, atenção: isso só pode ser feito se a peça não for temperada nem termoendurecida!

Optar pelo vidro laminado ou pelo vidro laminado temperado é a opção mais segura. Enquanto um é feito de duas peças de vidro, unidas pela camada de Polivinil Butiral (PVB), o outro une duas chapas de vidro temperado, também com o PVB, tornando o sistema ainda mais forte.

Sendo assim, reforçamos: não existe diferença entre o vidro blindex e o vidro temperado, a não ser a marca registrada Blindex® identificando o modelo da referida empresa. Ambos os modelos são produzidos pela mesma fabricante – Cebrace – e possuem as mesmas qualidades funcionais, de resistência e proteção aos usuários.

Conforme indicam as normas da ABNT, o vidro laminado e o vidro temperado são os vidros mais seguros para box. Entretanto, o vidro temperado costuma ser mais indicado por se tratar de um modelo muito resistente contra choques mecânicos e variações térmicas, o que torna mais difícil de acontecer imprevistos.

A blindagem em vidros é feita com a aplicação de um filme plástico resistente, composto por carbonato de sódio, carbonato de cálcio e sílica, materiais que são submetidos a temperaturas extremamente altas que chegam a até 1.500ºC para se fundirem com o vidro. Em seguida é feito o resfriamento da placa.

Maçaneta. Maçaneta assim como o puxador é um item importante para a janela de vidro. Normalmente, utilizada em janelas mais tradicionais e podem variar nos formatos e tamanhos. Além disso, pode ser instalada na lateral da janela ou na parte interna, de acordo com o estilo da sua janela.

Aposte nos tipos de vidro temperado
Se você precisa de um vidro resistente, então use os tipos de vidro temperado, que são 5x mais fortes do que o vidro comum e oferecem muito mais segurança para o seu dia a dia. Os tipos de vidro temperado passam por um tratamento térmico a mais do que o vidro comum.

Qual a diferença de vidro fosco para vidro jateado? Tecnicamente, vidro jateado e o vidro fosco são sinônimos. Para esclarecer, o 'jateado' refere-se à técnica aplicada na fabricação do produto (jateamento); enquanto que o termo 'fosco' está relacionado à aparência do vidro, sem a transparência tradicional.

Optar pelo vidro laminado é a garantia de se cercar de diversas vantagens, entre as quais destacamos as seguintes:

  1. Resistência a impactos. ...
  2. Segurança comprovada quanto à quebra. ...
  3. Proteção contra raios UVA e UVB (conforto térmico) ...
  4. Conforto acústico. ...
  5. Flexibilidade de aplicação.