Qual é o versículo chave do livro de Jonas?

Perguntado por: rneves . Última atualização: 24 de maio de 2023
4.2 / 5 11 votos

Deus os ama! O versículo chave é Jonas 4:2 b: “Eu sabia que tu és Deus misericordioso e compassivo, muito paciente, cheio de amor e que prometes castigar, mas depois te arrependes.”

Com Jonas 2 podemos aprender que se suplicarmos ao Senhor e nos arrependermos quando pecamos, podemos receber Sua misericórdia.

Contexto histórico do Livro de Jonas
O Livro de Jonas reage a uma teologia racial que surgiu no pós-Exílio da Babilônia quando os judeus estendem para os exilados os preceitos de santidade e de afastamento em relação aos opressores.

Jonas, profeta da nação de Israel, foi chamado para uma missão importante: advertir os ninivitas sobre os seus pecados diante de Deus. Prontamente, decidiu ir, mas em direção contrária, tentou viajar para outro lugar. Este foi o primeiro erro de Jonas.

Eu creio que Jonas desobedeceu pois pensou: “Senhor, toda vez que anuncias julgamento, você é tomado com misericórdia. Eu sei que não julgarás Nínive, pois assim que eu profetizar, se arrependerão e você derramará a sua graça sobre eles.” Ele não tinha entendimento do temor de Deus, nem da sua natureza santa e justa.

Jonas 1:1–2—Jonas é chamado para ir a Nínive pregar arrependimento ao povo.

Os ninivitas eram muito materialistas e tinham um desejo insaciável por poder e domínio. E para satisfazer esse estilo de vida impiedoso, eles recorriam às guerras.

Capital do reino da Assíria, na margem esquerda do rio Tigre, na antiga Mesopotâmia, Nínive, cujo nome significava "bela", encontra-se próxima da atual cidade de Mossul, no norte do Iraque. Na Bíblia, Jonas é enviado a Nínive para converter o seu povo e, assim evitar a sua destruição (Jonas, 3, 1-10).

Jonas 4 Jonas fica furioso com a decisão do Senhor de mostrar misericórdia ao povo. O Senhor ensina a Jonas a respeito de Sua preocupação pela salvação do povo de Nínive.

Jonas ora ao Senhor, e o peixe o vomita em terra seca. 1 E orou Jonas ao Senhor seu Deus, das entranhas do peixe. 2 E disse: Da minha aangústia clamei ao Senhor, e ele me respondeu; do ventre do binferno gritei, e tu ouviste a minha voz.

Este versículo em outras versões da Bíblia
7 E dizia cada um ao seu companheiro: Vinde, e lancemos sortes, para que saibamos por que causa nos sobreveio este mal.

Falou que não queria pregar ao povo exatamente por este motivo, pois poderiam aceitar a palavra para serem salvos. Jonas não entendia que a mesma misericórdia que o salvou do ventre da baleia também deveria salvar os ninivitas da ira de Deus.

A Palavra de Deus nos mostra que precisamos assumir a responsabilidade por nossas decisões, por nossas escolhas e também pelas consequências que daí resultam. Jonas disse que os homens deveriam lançá-lo ao mar para que a tempestade parasse. Ele assumiu não apenas a responsabilidade, mas também as consequências.

O livro de Jonas também aborda a questão do arrependimento e da conversão. A rápida e sincera resposta dos ninivitas à pregação de Jonas e a subsequente decisão de Deus de poupar a cidade ilustram a eficácia do arrependimento e a possibilidade de mudança, mesmo para aqueles que parecem estar perdidos.

Ex: Jonas é o arquétipo da pessoa que possui medo de sua autorrealização e foge ou não aceita sua vocação; então apesar da confiança que lhe foi atribuída por Deus, Jonas sentia-se incapaz, inseguro, indigno, e, por essa razão, buscava o anonimato.

Após entrar no barco, Jonas desceu ao porão do navio e dormiu um sono pesado. Enquanto as consequências de seus atos complicavam a viagem, Jonas estava descansando. Mas essa situação não permanece assim para sempre: não há como ficar alheio a uma tempestade!

Não havia Eu de ter compaixão delas? (Jn 4:10,11). Jonas foi lançado ao mar e engolido por um grande peixe. Essa foi a consequência do pecado da desobediência dele a Deus; quando desobedecemos a Deus vivemos em pecado e sofremos as consequências, mas Deus nos dá a oportunidade de arrependimento.

No mar, Jonas é engolido por um grande peixe, e, dentro deste, ora ao Senhor. Deus, então, ouve essa oração e ordena que o peixe vomite Jonas, e este, agora em terra, vai até Nínive, a fim de pregar àquela cidade. Sua pregação é de destruição — a cidade seria destruída em 40 dias!

Jonas sabia que Deus havia mandado a tempestade porque ele fugiu. Ele disse aos marinheiros que o jogassem ao mar para que a tempestade parasse. Deus enviou uma baleia para salvar Jonas.

Nínive era uma cidade imensamente grande, e eram precisos três dias para a percorrer. Jonas entrou na cidade e andou um dia inteiro a apregoar: "Dentro de quarenta dias, Nínive será destruída."