Qual é o versículo chave de Ezequiel 37?

Perguntado por: igaspar9 . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 2 votos

1 Veio sobre mim a mão do Senhor, e me alevou para fora no bEspírito do Senhor, e me pôs no meio de um vale que estava cheio de ossos. 2 E me fez passar em volta deles; e eis que eram muito numerosos sobre a face do vale, e eis que estavam sequíssimos. 3 E me disse: Filho do homem, porventura aviverão estes ossos?

Temos a missão de levar a mensagem de restauração e, consequentemente, a esperança. É preciso ter fé e acreditar que nada é impossível para Deus. Devemos confiar que Deus é aquele que vivifica. Portanto, seja instrumento de Deus, pois Deus cumpre o que fala.

Ezequiel profetiza sobre os julgamentos do Senhor para Jerusalém e explica por que a fome, a desolação, a guerra e as pestilências vão varrer a terra de Israel. Ezequiel 25–32 O Senhor ordena a Ezequiel que proclame a iniquidade das nações que cercam Israel e profetize sua destruição.

Ezequiel era um profeta judeu que morava na Babilônia. Certo dia, ele teve uma visão em que Deus o levou a um vale cheio de ossos muito secos. Então Deus lhe perguntou se era possível aqueles ossos voltarem à vida. Ezequiel não sabia a resposta, mas Deus ordenou que ele profetizasse vida sobre os ossos.

O vale de ossos secos é uma mensagem de esperança.
Em uma visão, Deus levou o profeta Ezequiel para um vale cheio de ossos humanos. Os ossos tinham estado lá há muito tempo e estavam muito secos. Deus perguntou a Ezequiel se os ossos poderiam voltar a ter vida mas Ezequiel não sabia a resposta (Ezequiel 37:2-3).

O profeta Ezequiel estava na Babilônia, a terra do exílio de Israel, quando a mão do Senhor veio sobre ele. O Senhor o colocou no meio de um vale de ossos secos e o fez andar ao redor deles. Estavam secos, sequíssimos. Isso significa que havia muito a vida já deixara aqueles corpos.

A expressão “fôlego de vida” é no hebraico “shamah chay”. Uma das traduções para “chay” (vida) é fluente, frescor (referindo-se à água), ou seja, sua vida não é para ser pesada e incômoda.

Esta eraa visão que Ezequiel tinha do povo israelita: morte, desespero e sentimento de derrota. Foi nesta situação que Deus convoca Ezequiel para profetizar e de forma estranha e metafórica: profetiza a ossos secos! Ou seja, profetize a esses que estão mortos há muito tempo.

Viver um tempo no vale significa aprendizado, autoconhecimento e auto entendimento, é na realidade a forma que a vida nos oferece para sermos normais e frutíferos. Quando perceber que está passando pelo vale de agora em diante acredite é o melhor lugar para se estar.

O profeta Ezequiel recebe o chamado de Deus e se vê no Vale dos Ossos Secos. Então, Deus o ordena que os profetize: “Veio sobre mim a mão do SENHOR, e ele me fez sair no Espírito do SENHOR, e me pôs no meio de um vale que estava cheio de ossos.

Preparação para o Estudo de Ezequiel
Se tivéssemos que escolher um tema principal do livro de Ezequiel, poderia ser o de que no final todas as pessoas saberão que o Senhor é Deus. Esse princípio, expresso por frases como “então saberão que eu sou o Senhor”, aparece mais de sessenta e cinco vezes em Ezequiel.

Na bíblia, nos livros de Ezequiel e Habacuque, os profetas do antigo testamento são chamados de "atalaias de Deus", pois eles seriam responsáveis por vigiar e alertar o povo sobre os perigos do pecado.

Por aproximadamente seiscentos anos, Israel foi um povo basicamente livre, capaz de adorar o Deus de seus pais Abraão, Isaque e Jacó. Mas eles abandonaram seu Deus e foram levados cativos, sendo dispersos entre aqueles que não adoravam o verdadeiro Deus vivo.

O que é Sequíssimo:
Superlativo do termo "seco". Algo ou alguém muito seco.

Estar nas mãos de Deus sugere que não apenas estamos sob Seus cuidados, mas que também somos amparados e protegidos por Seu extraordinário poder. Do princípio ao fim das escrituras, existem referências à mão do Senhor. Sua assistência divina é testemunhada repetidamente.

A carne humana está na cultura bíblica associada à ideia de tentação e pecado e surge, no Antigo Testamento, como oposição à ideia de espírito, alma ou pureza.

De Jesus e do Pai fazemos muitas representações; do Espírito, muito mais que falar dele, invocamos a relação com Ele: “vem!”.

A declaração “refrigera minha alma” significa “restaura minha alma”. Essa declaração fala sobre como o Senhor preserva e renova aqueles que são seus. Essa expressão aparece no Salmo 23 onde o salmista escreve: “Refrigera a minha alma; guia-me pelas veredas da justiça por amor do seu nome” (Salmo 23:3).