Qual é o verdadeiro símbolo do rock?

Perguntado por: ajaques9 . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 9 votos

Mão chifrada, também conhecido como Maloik ou Mano Cornuta, é um símbolo conhecido por vários termos.

Ronnie James Dio
A teoria mais popular afirma que o ex-membro das bandas Rainbow, Black Sabbath e Dio, falecido en 2010, foi o grande inventor do sinal – ou pelo menos foi um dos primeiros a utilizá-lo no meio rock 'n' roll.

Heavy metal é um subgênero do rock com guitarras distorcidas e batidas pesadas – como diria o seu avô, rock pauleira. Heavy metal significa metal pesado, como chumbo ou mercúrio.

Os norte-americanos Jerry Lee Lewis, Johnny Cash, Bill Haley e Chuck Berry, conhecido como o “pai do rock”, foram alguns dos precursores. Porém, o estilo musical tornou-se mais popular por meio das apresentações de Elvis Presley, considerado por muitos o “rei do rock”.

Chuck Berry

Nascido em em 1926, em San Luis (EUA), Chuck Berry pode ser considerado o "pai do rock and roll". Após despontar nas rádios americanas em 1950, os acordes urgentes e inventivos do guitarristas acabaram influenciando as principais bandas da década seguintes, como os Beatles, Rolling Stones e Beach Boys.

O gesto de três dedos é usado como demonstração de agradecimento, admiração e despedida de alguém que amam. Esse gesto, no entanto, tornou-se um símbolo de rebelião contra os ricos opressores que vivem em uma capital protegida por um Exército.

O Rock ou Rock n' Roll surgiu e se firmou nos Estados Unidos durante a década de 50, tendo rapidamente se espalhado por todo o mundo. Sua história começou com a influência cultural da música dos escravos vindos da África, na sociedade norte-americana como forma de expressão cultural e artística.

A “mão-chifrada” do Rock é uma versão do gesto chamado “malocchio”, que Ronnie James Dio, cantor do Black Sabbath em 1979, que ele aprendeu com a avó. O sinal, que significa “afastar mau-olhado” acabou conqusitando os fãs da banda e acabou virando o sinal universal do Rock'n Roll.

A palavra rock é uma derivação do termo em inglês rocking and rolling, que pode ser entendido como "balançar e rolar", sugerindo uma dança com conotação sexual. Assim, o rock já surge com uma aura transgressora e rebelde. Mais do que um tipo de música, também tornou-se um estilo de vida, influenciando várias gerações.

CONTROLA O ESTRESSE
A Universidade de Queensland em Brisbane constatou que o rock “ajuda a processar a raiva”, deixando os ouvintes mais ativos e energizados. De fato, qualquer estilo pode ser a escolha ideal para desestressar.

SISTER ROSETTA THARPE

Sister Rosetta Tharpe era cantora gospel americana, mas as influências do jazz e do blues fizeram com que criasse um estilo próprio e único! Em 1938 ela começava o Rock'n'Roll graças a uma mistura única de letras gospel e violão elétrico com o ritmo ainda incipiente na época.

Robert Johnson

Robert Johnson: O avô do Rock N' Roll e protagonista do mito do Bluesman da encruzilhada. O cenário atual do Rock n' Roll está tão branco que nem parece descender da música negra estadunidense.

Cauby Peixoto

É do cantor Cauby Peixoto o mérito e a honra de ser primeiro 'cara' a gravar rock no Brasil. A música brasileira popular conhece o rock and roll praticamente desde a sua popularização, durante o fim da década de 1950, graças ao sucesso de Elvis Presley.

Ambos fizeram o sinal de “3” com as mãos, símbolo que representa a organização criminosa PCC (Primeiro Comando da Capital), e foram executados por membros do CV (Comando Vermelho).