Qual é o verdadeiro símbolo da pedagogia?

Perguntado por: edomingues8 . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.8 / 5 7 votos

caduceu

O símbolo da Pedagogia é o caduceu de Hermes à frente de uma flor de lis. O caduceu é um tipo de bastão vertical com asas, em torno do qual se enrolam duas serpentes.

Anel de formatura de Pedagogia
O curso de pedagogia tem dois símbolos importantes: a coruja — que tem relação à sabedoria; e o caduceu de Hermes à frente da flor de lis — que, além de sabedoria, representa o espírito nobre e a orientação.

A coruja é considerada o símbolo do professor, o símbolo daquele que altera o nosso estado de conhecimento e nos ajuda a trocar ideias e descobrir novos horizontes. Em fábulas e contos infantis, há muitos séculos, as corujas já simbolizavam a sabedoria e o conhecimento e continuam sendo apresentadas desta forma.

De forma geral, a pedagoga é a profissional especializada em educação. É ela que fornece apoio e orientação para a construção do conhecimento por meio do ensino e do aprendizado de qualidade.

A coruja é o símbolo da sabedoria, imagem que representa o professor. É um animal sábio que possui muitas habilidades admiráveis. Que lindo perceber quantas semelhanças existem entre a coruja e o bom professor.

Faixa de formatura da cor lilás
Pedagogia, Serviço Social, Ciências Sociais e Sociologia; Geografia, Arqueologia, Arquivologia e Biblioteconomia; Recursos Humanos, Letras e Teologia.

Símbolo da inteligência e da sabedoria, a coruja tem significados que combinam com quem busca crescer e ver além, alcançando vôos mais altos. Ela tem a capacidade de enxergar através da escuridão da noite e também simboliza a reflexão e o conhecimento racional e intuitivo.

O tempo para se formar em Pedagogia é em média de 4 anos, com disciplinas distribuídas entre 8 semestres. Os conteúdos no início do curso abrangem História da Educação, Fundamentação do Trabalho Pedagógico e Didática.

Anel de Formatura de Magistério
Trata-se de um anel de formatura espetacular, requintado e elegante. Feito em ouro 18k, o anel possui uma pedra central que pode ser mudada de acordo com o seu curso. No modelo da foto, a joia acompanha uma pedra central turmalina verde.

O Azul da pedra do anel de formatura para estas carreiras também representa sabedoria, exatidão e a busca pela verdade.

O símbolo da Pedagogia é o caduceu de Hermes à frente de uma flor de lis. O caduceu é um tipo de bastão vertical com asas, em torno do qual se enrolam duas serpentes.

Origem do Dia do Pedagogo
O Dia do Pedagogo a ser comemorado no dia 20 de maio de cada ano foi instituído pela Lei nº 13.083, de 8 de janeiro de 2015. A data surge como uma oportunidade para discutir o papel da família e da escola no desenvolvimento das crianças, além de delimitar papéis de responsabilidade.

Majestoso e poderoso, o leão é um símbolo solar e luminoso. Rei dos animais, traduz sabedoria, poder e justiça, mas também orgulho, domínio e segurança. Nas várias culturas religiosas do mundo, o leão está também associado à figura do pai, do mestre, do chefe ou do imperador, que pode ser protetor ou tirano.

Pedagogo é um educador profissional da Pedagogia, tal como o pedagogista, capaz de atuar em espaços escolares e não-escolares, na implantação do ensino de sujeitos em diferentes fases de desenvolvimento humano.

Johann Friedrich Herbart

Com o filósofo alemão Johann Friedrich Herbart (1776-1841), a pedagogia foi formulada pela primeira vez como uma ciência, sobriamente organizada, abrangente e sistemática, com fins claros e meios definidos.

Todo pedagogo é um professor, mas nem todo professor é um pedagogo. Isso porque são atividades similares, mas não iguais. Por exemplo, professores do Ensino Médio, por darem aulas mais específicas, são formados nessas áreas e não, necessariamente, em pedagogia. Assim, são professores, mas não são pedagogos.

A coruja é normalmente usada para representar os cursos de Pedagogia e Filosofia – ainda que não haja um símbolo oficial para essas profissões. Na mitologia grega, ela representa a sabedoria por ser o animal símbolo da prudente deusa Atena.

A cobra simboliza a força vital, o renascimento, a renovação, a criação, a ressureição, a vida e morte. Esse animal reservado, misterioso e, algumas vezes, venenoso, possui diversas simbologias, ora boas e ora más, uma vez que muitas culturas associam a cobra ou serpente com algum deus ou demônio.