Qual é o verdadeiro significado do Salmo 23?

Perguntado por: lhipolito5 . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.6 / 5 17 votos

Faz isso ao falar sobre como Deus deve ser adorado e louvado sobre tudo e todos; como Ele cuida, como abençoa aquele que é fiel e obediente à sua vontade. O livro de Salmos mostra que a verdadeira adoração a Deus deve caracterizar as experiências de vida do Seu povo.

“O Senhor é o meu Pastor; nada me faltará” é uma declaração bíblica que significa que Deus é Aquele que cuida dos seus filhos. Providencialmente Ele supri as necessidades daqueles que são seus e os apascenta como um pastor que cuida de suas ovelhas.

O Salmo 23 (ou, pela numeração da Septuaginta, o Salmo 22 não padronizado de acordo com biblia judaíca) é atribuído ao Rei David, conforme a tradição judaica, David teria escrito este salmo quando estava cercado num oásis, à noite, por tropas de um rei inimigo, daí o Salmo inserir tamanha confiança na Providência ...

“A tua vara e o teu cajado me consolam” é uma declaração bíblica que fala sobre a proteção e a orientação do Senhor. O Senhor é o nosso Pastor, e nós somos suas ovelhas. Então usando a figura da atividade de pastoreio de ovelhas, podemos dizer que o Senhor nos defende com sua vara e nos orienta com o seu cajado.

A declaração “refrigera minha alma” significa “restaura minha alma”. Essa declaração fala sobre como o Senhor preserva e renova aqueles que são seus. Essa expressão aparece no Salmo 23 onde o salmista escreve: “Refrigera a minha alma; guia-me pelas veredas da justiça por amor do seu nome” (Salmo 23:3).

Isso quer dizer que os crentes só podem descansar em pastos verdejantes e chegar às águas tranquilas mediante o cuidado ativo do Senhor, nosso Pastor Supremo.

Assim, veremos que o Salmo 23 traz duas imagens: a do pastor (vv. 1-4) e a do anfitrião (vv. 5,6).

Adonai (YHWH) é meu pastor e nada me faltará.” A proteção contra os perigos, a provisão de recursos diários, como comida, água, abrigo e a orientação para não se perder em trilhas erradas, enfim, não são as necessidades fundamentais da ovelha.

Isso significa que enquanto nós desejamos profundamente glorifica-lo em todas as áreas da vida, temos a paixão por glorificá-lo entre todos os povos do mundo.

A expressão “nada me faltará” traz consigo pelo menos dois significados. Primeiro, traz o conceito de não se sofrer falta de nada – carinho, conselhos, cuidados, coisa alguma; afirma completitude ou sentimento de se ter tudo.

O pastor é alguém que se dedica a domesticar, alimentar e guardar animais como ovelhas, cabras e outros. A função do pastor é cuidar de seus animais, garantindo a saúde, a segurança e o bem-estar de cada um deles.

Então o pastor unge toda a sua cabeça com óleo. proteção contra o mal que tenta destruir as ovelhas.

NADA FALTARÁ (SALMOS 23:1)
No original, as palavras: nada faltará, não indica coisas, mas sim a própria presença do Pastor. Ou seja, o salmista estava dizendo que O Senhor é meu pastor e não me faltará. Portanto, pode indicar sim provisão, mas a mensagem principal é que o Senhor não falta e sempre está presente.

Qual o Significado de “Veredas da Justiça” na Bíblia? As veredas da justiça significam os caminhos retos através dos quais o Senhor, como o Bom Pastor, conduz o seu rebanho. As veredas são trilhas ou caminhos costumeiros, isto é, estradas percorridas com freqüência.

O cajado era um instrumento que ajudava o pastor a manter as ovelhas pelas trilhas seguras da caminhada. Se uma ovelha se afasta das outras na caminhada ou está andando muito próxima dos precipícios, o/a pastor/a estica o cajado a fim de ajudar a ovelha a seguir segura por este trecho do caminho.

No Novo Testamento, o termo “vara” (rhabdos) se refere à autoridade dos salvos (Ap 2.27) e de Cristo (Ap 19.15). Por seu valor como instrumento de autoridade, Miqueias 6.9 recomenda: “ouvi a vara (matteh) e quem a ordenou”. As primeiras referências à vara na Bíblia Hebraica evocam a ideia de instrumento mágico.

O bordão afastava os predadores; o cajado era uma ferramenta de orientação com um gancho em uma extremidade para segurar uma ovelha ao redor de seu peito. Só as duas ferramentas juntas forneciam conforto para as ovelhas.

Esconder a palavra de Deus no coração também significa memorizá-la! Mas para memorizar a palavra de Deus (literalmente decorar versículos) é necessário sermos realistas com algumas coisas: Como memorizar algum versículo se o crente mal lê a Bíblia? Por que gravar na memória algo que não se entende muito bem?