Qual é o verdadeiro sentido da fé?

Perguntado por: lfigueiroa7 . Última atualização: 24 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 6 votos

Fé é uma palavra que significa "confiança", "crença", "credibilidade". A fé é um sentimento de total de crença em algo ou alguém, ainda que não haja nenhum tipo de evidência que comprove a veracidade da proposição em causa.

Os principais resultados da fé são: a – União com Cristo. b – Perdão dos pecados. c – Adoção de filhos, isto é, por meio da fé em Jesus somos feitos filhos de Deus, em Jo 1:12.

Para a Organização Mundial de Saúde (OMS), a fé tem impactos positivos diretos na saúde física, emocional e psicológica das pessoas. Ou seja, ter uma crença forte em algo maior, pode diminuir os riscos de doenças diversas, como insuficiência renal, acidente vascular cerebral, cardiovasculares e respiratórias.

A experiência se tornou parte de seu alicerce de fé. A adversidade não deve ser vista como um desfavor do Senhor ou como a anulação de Suas bênçãos. A oposição em todas as coisas é parte do fogo do ourives que nos prepara para um destino celestial eterno.

Alimente-se da Palavra
“A fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus” (Romanos 10:17). Você provavelmente conhece esse versículo e é fundamental que ele seja uma realidade na sua rotina. Alimentar-se da Palavra de Deus é um dos principais caminhos para que sua fé possa crescer de forma saudável.

Isaías 40:31. Assim como Davi, o profeta Isaías também destacou a importância de se manter firme na fé e esperar no Senhor, principalmente quando algo não vai bem: “mas os que esperam no Senhor renovarão as forças, subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; caminharão, e não se fatigarão.”

Cada ato de fé é uma decisão corajosa, um ato de bravura, se assim se pode dizer, dado que nos lança para além dos nossos limites, para além da razão, para além da segurança para a qual todos os dias nos sentimos atraídos.

Temos medo de sair de casa, medo do futuro, da morte, da doença, medo do que pode ou não acontecer. Os medos são terríveis, são verdadeiros “diabos” que apavoram a nossa vida e a nossa existência. Precisamos deixar de lado a fé temerosa. Jesus disse a Pedro: “Homem fraco na fé”.

Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança.

A fé começa precisamente aonde acaba a razão.

Temos que professar que Deus infundiu em nossas almas a virtude teologal da fé. A fé é um dom de Deus e é pela aceitação desta virtude que o homem se abre à Salvação. Por meio da fé, realizamos uma adesão plena, livre e pessoal ao amor de Jesus Cristo.

Reserve tempo todos os dias para compartilhar seus pensamentos e sentimentos com Ele. Conte a Ele tudo o que preocupa você. Ele está interessado nas coisas mais importantes, bem como nos aspectos mais corriqueiros de sua vida. Compartilhe com Ele toda a sua gama de sentimentos e experiências.

A conexão entre fé e obras é evidente: por meio das obras, a fé se consuma; por meio da fé, produzimos boas obras. O papel delas em nossas vidas é provocar uma mudança positiva em nós mesmos e no próximo, uma realização pessoal e social.

A importância das boas obras
A Graça de Deus envolve amor, bondade, sabedoria, misericórdia, perdão e justiça. Ela chegou até nós quando acreditamos que Jesus é o Senhor. Ou seja, a salvação chegou pela fé e não pelos esforços humanos.

O primeiro modo que o ser humano tem de fazer crescer a fé é pedindo. Como o pai do menino que estava possesso, deve-se dizer: “Senhor, eu creio, mas aumenta a minha fé!” (Mc 9,24). Este é um pedido que deve permear a oração do cristão.

Como desenvolvemos fé? “De sorte que a fé vem pelo ouvir, e o ouvir, pela palavra de Deus.” “Porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam.” “Assim também a fé, se não tiver as obras, está morta em si mesma.”

Ser um exemplo na fé significa que confiamos no Senhor e em Sua palavra. Significa que possuímos e nutrimos as crenças que vão guiar nossos pensamentos e nossas ações. Nossa fé no Senhor Jesus Cristo e em nosso Pai Celestial vai influenciar tudo o que fizermos.

  • natural. É inato ao homem ele já nasce acreditando em alguma coisa. ...
  • Salvadora. É que faz o homem se aproxima de Deus, pois para agradar-lhe é necessário acreditar que ele existe e é galardoador dos que o buscam (Hb 11.6).
  • Sobrenatural.

A definição de que 'crer é um ato de boa vontade; ter fé é uma atitude de consciência e de vivência', não reflete a premissa bíblica de 'crer' e nem de 'ter fé'. Crer é um ato de submissão, pois quando crê o homem obedece ao mandamento de Deus, ou seja, se faz servo.

Porque vivemos por fé, e não pelo que vemos. Temos, pois, confiança e preferimos estar ausentes do corpo e habitar com o Senhor. Por isso, temos o propósito de lhe agradar, quer estejamos no corpo, quer o deixemos.