Qual é o verdadeiro papel de um pai?

Perguntado por: iviana . Última atualização: 6 de maio de 2023
4.4 / 5 13 votos

Ele deve prover materialmente, cuidar da educação e saúde do filho, mas a função do pai é algo mais profundo, ela diz mais respeito à formação emocional e da personalidade da criança. A tendência natural da criança é estar junto com a mãe o tempo todo e tê-la como objeto de seu controle.

O papel do pai teve origem no próprio Deus, nosso Pai Celestial, e é um papel e chamado divinos. Tornar-se pai, padrasto, avô ou pai adotivo é uma oportunidade de se tornar semelhante a Deus, de amar e cuidar dos filhos como Deus nos ama e Se importa conosco.

Na prática, a importância do pai no dia a dia dos pequenos pode ser percebida nos detalhes, entre sorrisos, brincadeiras e muito cuidado. É por meio de momentos de atenção, interação e comprometimento que a vida da turminha se torna mais completa.

Sete atitudes para ser um bom pai

  1. Participe ativamente e com frequência da vida escolar. ...
  2. Não troque afeto por presentes. ...
  3. Carinho é tudo. ...
  4. Não seja autoritário, mas tenha autoridade. ...
  5. Não seja excessivamente permissivo. ...
  6. Garanta seu espaço. ...
  7. Seja um bom cidadão.

O valor de um pai é algo que somente quem realmente é filho sabe, quando os filhos se tornam uma benção para os pais, eles sempre serão valiosos do primeiro dia que reconhecemos no “outro ao lado do espelho” o nosso pai, e não percebemos mais que somos a mesma pessoa, até o dia que percebemos que o perdemos.

1- Abraão:
Ele pertencia a uma família pagã. Porém, ele acreditou em Deus de todo o coração e, assim, venceu todas as impossibilidade e se tornou pai de nações.

4 E vós, apais, não provoqueis à ira vossos bfilhos, mas criai-os na doutrina e admoestação do Senhor.

Ninguém conhece o Filho a não ser o Pai, e ninguém conhece o Pai a não ser o Filho e aqueles a quem o Filho o quiser revelar. "Mas vocês não devem ser chamados mestres; um só é o Mestre de vocês, e todos vocês são irmãos. A ninguém na terra chamem 'pai', porque vocês só têm um Pai, aquele que está nos céus.

As crises e conflitos vividos constantemente pelos adolescentes, podem estar relacionadas e influenciadas pela ausência paterna, no desenvolvimento emocional, cognitivo e comportamental do indivíduo jovem, e que consequentemente, pode gerar notáveis mudanças em suas atitudes e personalidade.

O envolvimento da figura paterna, a sua participação ativa na vida da criança e a proximidade emocional com ela, condicionam o seu desenvolvimento intelectual, emocional e social, promovendo a segurança, auto-estima, resistência às frustrações e autonomia.

Um pai ausente não é aquele que se separou de sua parceira e, devido a atual situação deixa de estar presente junto ao filho todos os dias. Mas sim um pai ausente é aquele que independente da circunstância não contribui quase nada ou de forma alguma com a formação e a educação de seus filhos.

Ser proativo nos cuidados diários
Participar atividade da criação dos filhos, nos mais diferentes âmbitos é parte da tarefa de ser um pai completo. A paternidade é uma experiência de vida e, como tal, deve ser vivida com intensidade, com amor e dedicação.

Continue conosco!

  1. #1 Amor incondicional. ...
  2. #2 Cuidado, sustento e proteção. ...
  3. #3 Disciplina e correção. ...
  4. #4 Perdão inabalável.

5 coisas que um pai deve ensinar ao filho sobre como tratar...

  • Trate a todos com dignidade e respeito. Siga a Regra de Ouro e trate os outros da mesma maneira que você gostaria de ser tratado. ...
  • Reconheça que todos são únicos. ...
  • A comunicação é fundamental. ...
  • Seja um “homem gentil” ...

7 Dicas para ser um bom pai

  1. Seja a melhor versão de si mesmo. ...
  2. Esteja e se faça presente. ...
  3. Escutar é entender. ...
  4. Faça da diversão sua aliada. ...
  5. Paciência é uma virtude. ...
  6. Ser pai não te impede de ser amigo. ...
  7. Ser amigo, também não te impede de ser pai.

Um bom pai não sabe tudo ou prove tudo, mas só de existir já é um presente. O nosso muito obrigado por cada minuto ao nosso lado, ou fazendo algo por nós filhos. Que tudo nesse dia seja boa lembrança e a que possa ser recompensado por cada momento dedicado a sua família e aos seus filhos.

Ser pai é ser amigo, é ouvir, aconselhar, ajudar e estar ao lado dos nossos filhos a todo momento. Quero ser o pai que os filhos sabem que podem contar, porque é amigo e os ama de todo coração. O maior presente que um pai pode dar a um filho é o de participar ativamente da sua vida.

Quem me vê a mim vê o aPai; e como dizes tu: Mostra-nos o Pai? 10 Não crês tu que eu estou no Pai, e que o Pai está em mim? As palavras que eu vos digo não as digo de mim mesmo, mas o Pai, que está em mim, é quem faz as obras.

Pai é uma palavra com origem no latim pater, e representa a figura paternal de uma família, ou o genitor de uma pessoa. O conceito de pai é bastante amplo, e não se restringe a uma pessoa que é o pai biológico de alguém. Um pai adotivo ou um pai de criação, apesar de não ter gerado o seu filho, não deixa de ser pai.

Ser pai é ser tempo, ser juízo, ser preciso e alento, a sempre aprender e ensinar. Ser pai não é ser semente, nem sempre nessa vida, fica aqui com a gente, mas ser “PAI” é sempre ser a boa lembrança, e deixar na memória do que fica, a sua melhor herança. Feliz dia dos pais. PAI é amor incondicional e carinho.

23 Tudo o que fizerem, façam de todo o coração, como para o Senhor, e não para os homens, 24 sabendo que receberão do Senhor a recompensa da herança. É a Cristo, o Senhor, que vocês estão servindo.