Qual é o verdadeiro nome de Jesus em hebraico?

Perguntado por: ofogaca . Última atualização: 29 de maio de 2023
4.8 / 5 14 votos

Yeshua

Na verdade, Yeshua é uma forma abreviada de Yehoshua, nome hebraico que foi traduzido para o Português como Josué. "Yeoshua" significa "o Eterno salva".

O nome pessoal de Deus, o tetragrama YHWH, tem sido substituído pela palavra SENHOR em quase todas as traduções e versões da Bíblia para outros idiomas.

Mas para o significado do nome de Deus em Êxodo 3 e em vários outros lugares da Bíblia, hayah carrega o peso adicional de representar o próprio Deus: Yahweh, “Eu sou”.

Kadosh significa santo, em hebraico. É também a expressão utilizada para designar o nome de Deus dos judeus. Kadosh significa também algo sagrado, ou um indivíduo que foi consagrado perante outras pessoas. Kadosh também aparece na Bíblia, no Novo Testamento.

YHWH

SENHOR. Senhor é uma tradução aproximada de seu nome YHWH. Esse nome, ainda que seja uma tentativa de tradução, aponta para suas características mais importantes de soberania. Como Deus é o criador de tudo que existe, Ele é soberano sobre tudo e todos, e esse nome lhe atribui esse poder.

El Shaday ou El Shaddai, é um dos nomes em hebraico para Deus, que significa Deus Todo Poderoso. A designação El Shaddai é apenas um dos nomes que menciona o poder de Deus, sendo mais abrangente que Elohim, que indica o poder de Deus enquanto Criador.

Os nomes de Deus (Jeová, Javé, Yahweh ou Yhvh) revelam o seu cuidado para com o seu povo ao longo da história. Aprenderemos sobre 7 deles na Bíblia.

Elohim é uma palavra hebraica que normalmente significa “Deus”.

aramaico

"Jesus era um falante nativo do aramaico", disse sobre a língua semítica quase extinta que tem grande relação com o hebraico. "Mas ele também teria conhecido o hebraico porque havia escritos religiosos em hebraico."

Mas em algumas passagens do Antigo Testamento o título "Adonay" (Senhor) aparece seguido de YHVH, o qual é então pontuado com as vogais de ELOHIM (Deus), no que resulta JEHOVIH ou YEHVIH.

Adonai, El Shadai, Elohim Shabaot, Adonai Shabaot, Elohá, El, Ehieh, Iah: existem, de acordo com as tradições místicas judaicas, diversos nomes para Deus.

'Antes que Abraão existisse, eu era Jeová'. Ou seja: 'Eu sou o Deus Todo-Poderoso, o Grande Eu Sou. Eu sou o que não foi criado, o Eterno.

Este tetragrama significa “Eu Sou”, ou "Eu sou o que sou". Em reverência ao nome de Deus, os judeus passaram a substituir o nome YHWH (Jeová) por "ADONAY" que significa "Senhor”. Por isso, em muitas traduções do nosso idioma, Jeová aparece como “SENHOR”, com letras maiúsculas.

Sob a direção do Pai Celestial, Jesus Cristo criou os céus e a Terra (ver Mosias 3:8 ; Moisés 2:1 ).

Kadosh significa também algo sagrado, ou um indivíduo que foi consagrado perante outras pessoas. Kadosh também aparece na Bíblia, no Novo Testamento. Kadosh = holy (adjective) Kodesh = holiness (noun) Note that in Ashkenazi pronunciation, kadosh can be pronounced kodesh, while kodesh can be pronounced koydesh.

A palavra shalom tem vários significados na Bíblia, incluindo paz física, paz espiritual e completude ou perfeição. É um desejo sincero de bem-estar para todos e um convite para uma relação reconciliada com Deus.

Emanuel é Jesus Cristo – O Deus conosco! No livro bíblico de Lucas encontramos a narração do Cristo sendo anunciado para os pastores do campo, para os velhos Simeão e Ana.

Frequentemente nos referimos a Ele como o Espírito, o Santo Espírito, o Espírito de Deus, o Espírito do Senhor ou o Consolador.

Javé

Javé e Jeová
Atualmente, Javé é adotado por algumas religiões como "nome de Deus", principalmente pelos católicos. Jeová, por sua vez, é mais usado pelos seguidores da doutrina evangélica ou pela Testemunha de Jeová.