Qual é o verdadeiro manjericão?

Perguntado por: dbelem . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.7 / 5 13 votos

Basílico (Ocimun basilicum) – Também conhecido como basilicão, manjericão verdadeiro ou apenas manjericão, essa espécie tem folhas brilhantes, arredondadas e miúdas.

Existem cerca de 60 espécies de manjericão, sendo que todas são do gênero Ocimum, pertencentes à família Lamiaceae.

Existem sementes de 7 variedades de manjericão (Ocimum basilicum): Limoncino, Grecco a palla, alafavaca basilicão, alfavaca basilicão vermelho, manjericão toscano folha-de-alface ( porque a folha é grande), Gennaro de menta e o alfavaca vermelho rubi. A diferença entre os sabores de cada espécie, acredite, são grandes!

É uma planta conhecida pelos seus galhos com muitas ramificações, com suas folhas postas, com um formato oval, e pela sua cor verde clara. O manjericão tem flores brancas e um pouco rosadas. Uma das características das suas flores é a sua disposição tipo espiga. As suas sementes são pequenas e pretas.

Ocimum basilicum, L., conhecido também por manjericão-toscano, manjericão-italiano e basilicão, é uma planta vigorosa, folhosa de caule bem ramificado. Atinge de 40 cm a 50 cm de altura. As folhas são grandes, de cor verde clara quando a planta é jovem e verde mediano quando adulta.

Pode comer manjericão cru? Sim! As folhas frescas de manjericão não fazem mal à saúde; pelo contrário, são ótimas para a digestão e ajudam no funcionamento do estômago.

Manjericão pode ser consumido cru? Gabriella Frutuoso explica que a planta pode, sim, ser consumida crua, desde que as folhas sejam higienizadas antes de comer. "Pode ser usado para enfeitar um prato, por exemplo, em cima de um arroz".

Esse manjericão roxo tem um sabor muito caracterísico e mais “fechado” do que os verdes. É ótimo para ser consumido tanto fresco quando em assados, omeletes, molhos e carnes. O típico manjericão italiano! Perfumado, saboroso e florido, o manjericão Gennaro é uma excelente adição a qualquer jardim aromático.

A manjerona é uma erva rica em nutrientes, muito utilizada como tempero devido seu sabor suave. Por fazer parte de uma grande família de mentas, é fácil confundir a planta com outras ervas. Para saber diferenciar, a manjerona tem folhas menores e mais arredondadas que o manjericão.

O chá de manjericão possui propriedades anti-inflamatórias e compostos bioativos como eugenol, canfeno, cineol, e cânfora que abrem as vias respiratórias e ajudam a melhorar a respiração. Esse fator anti-inflamatório traz uma sensação de bem-estar para quem sofre de sinusite, rinite ou está passando por uma gripe.

As folhas do manjericão são maiores e mais largas do que as da alfavaca e têm uma textura mais macia. O manjericão tem um sabor doce e levemente apimentado, com um aroma característico.

Seus benefícios para o corpo são inúmeros: o consumo do manjericão combate cansaço, depressão, enxaqueca e insônia; é eficaz também na cura de laringite e faringite; ajuda a diminuir a febre; combate a acne; ativa o sistema imunológico; desinflama aftas; possui propriedades analgésicas, antissépticas e cicatrizantes; ...

Especialistas recomendam mascar 10 a 12 folhas de Manjericão, duas vezes por dia, para prevenir o estresse e os problemas decorrentes deste mal. A Vitamina A presente no manjericão possui propriedades antioxidantes, altamente benéficas à saúde ocular.

Suas folhas são usadas em pratos doces ou asiaticos . Tônico e anti-séptico.

Quando colocado em um ambiente da casa, o manjericão tem a propriedade de acalmar e ajudar na paz de espírito de todas as pessoas que a habitam. Entre os benefícios do manjericão para as pessoas do lar está a diminuição dos pensamentos negativos, já que as tensões acumuladas são atenuadas.

Quanto tempo dura um manjericão? O manjericão é uma planta anual, o que significa que vai completar o ciclo de vida em aproximadamente um ano (germinação, crescimento, floração, reprodução, morte). Quando ele entrar no período de floração, significa que já está no final do ciclo, produzirá sementes e depois morrer.