Qual é o verdadeiro aranto medicinal?

Perguntado por: lmonteiro . Última atualização: 2 de junho de 2023
4.7 / 5 20 votos

Espécie do tipo suculenta, originária da ilha de Madagascar, na África, o aranto é popularmente conhecido como mãe-de-mil, mãe-de-milhares e fortuna. Já entre os estudiosos de plantas medicinais, a espécie é chamada pelo nome científico Kalanchoe daigremontiana.

O consumo é feito na forma de chá ou cápsulas, que são produzidos a partir do extrato seco das folhas da planta medicinal. Em excesso, a ingestão de folhas de aranto pode causar intoxicação. Por isso, recomenda-se um consumo moderado.

Aranto é uma planta nativa do continente africano. Também chamada de mãe-de-mil, mãe-de-milhares e fortuna, é mais conhecida por suas propriedades medicinais. Assim, é uma suculenta de fácil reprodução e que vive bem em locais de clima tropical e subtropical, por isso, seu cultivo se popularizou tanto no Brasil.

As folhas desta planta podem ser utilizadas para preparar chás e infusões. Basta adicionar as folhas em água quente, deixar em infusão por alguns minutos e depois coar. Esse chá pode ser consumido para ajudar no alívio de dores e inflamações.

Chá de aranto: colocar 1 colher de chá de folhas secas de aranto em uma xícara de água fervente e tampar. Deixar repousar por 10 minutos e filtrar. Recomenda-se beber no máximo 1 a 3 xícaras por dia; Cápsulas de aranto: a dose recomendada é de 1 cápsula de 500 mg até 3 vezes ao dia.

Qual aranto é venenoso? A planta não é venenosa. No entanto, ela pode ser confundida com outras que não são próprias para consumo. Por isso, é preciso ter atenção na hora da compra.

Chamada popularmente de aranto ou mãe-de-milhares, a Kalanchoe daigremontiana é uma planta suculenta, que ganhou este apelido por ter uma característica muito particular. Da ponta de suas folhas, brotam inúmeros bulbos que rapidamente transformam-se em novas mudas.

As características marcantes dessa plantinha é são as suas flores com aspecto de sinos em tons rosados e as folhas rodeadas por brotinhos. Conhecida popularmente por possuir muitos princípios medicinais, porém deve se tomar muito cuidado ao consumir esta planta, se utilizada em doses erradas, pode ser tóxica.

Flores, folhas, talos e grãos podem ser consumidos em saladas e sopas. O amaranto também serve de ingrediente em pães, bolos e biscoitos, substituindo um terço das farinhas da receita original.

Tomar 3 vezes por dia.

Aí é o seguinte: coloque duas folhas de papel-toalha em um prato. Distribua as ervas e cubra com mais papel-toalha. Elas têm que ir para o microondas em potência média por 30 segundos. Dê uma olhadinha e rode mais 30 segundos e assim por diante, até desidratarem.

Saião, também conhecida como folha-da-fortuna, folha-da-costa ou coerama, é uma espécie de origem africana, nativa de Madagascar. A suculenta é uma PANC, ou seja, uma planta comestível não convencional, e é muito conhecida pelos seus usos medicinais.

A folha-da-fortuna, ou Kalanchoe pinnata , é uma planta ornamental nativa da África. Também chamada de saião ou folha-da-vida, a espécie é utilizada para uso medicinal e oferece muitos benefícios à saúde.

Suas folhas são ricas em vitaminas e minerais, além de terem ação anti-inflamatória, antibacteriana e antioxidante. Por isso, ela é utilizada para tratar diversas doenças, como artrite, asma, dores de cabeça, entre outras. Além disso, ela também é conhecida por suas propriedades emagrecedoras.

Assim como a babosa – planta suculenta que ajuda no tratamento de doenças e machucados -, o aranto tem propriedades medicinais incríveis! Ele atua como anti-inflamatório natural, sendo usado para preparar chás e sucos para tratar dor de garganta e outras inflamações, por exemplo.

Para fazer o suco de Aranto (aproximadamente 200mL, 1 copo), você pode seguir os passos:

  1. Separe um pedaço da folha da planta (do tamanho aproximado de 3 dedos);
  2. Misture com 200mL de água;
  3. Leve tudo ao liquidificador (ou processador/mixer).

Foi destacado seu potencial antimicrobiano, antioxidante, anticancerígeno e antibacteriano. Além disso, devido ao seu alto teor de proteínas, aminoácidos essenciais, ferro, zinco, manganês, vitamina A e vitamina C, a ora-pro-nóbis pode ser utilizada para combater deficiências nutricionais.

Oxalá (21/01 a 19/02) - Alecrim
Usado em rituais de defumações e em banhos de descarrego. Ele também pode melhorar a tosse e a bronquite se usado em chás. Quando deixada em casa, purifica o ambiente com o seu odor e desperta a alegria pelo ambiente.

Entre as inúmeras funções e benefícios para a saúde, o destaque fica com a redução efetiva do colesterol, prevenção de doenças cardíacas, diabetes, infecções e pressão alta, por exemplo. O consumo do chá com a folha de graviola também ajuda no equilíbrio do sistema digestivo.

É popularmente conhecida como folha-da-fortuna, coirama, courama, courama-vermelha ou saião roxo. É uma planta herbácea ou sublenhosa, pouco ramificada, que atinge de 1,0 a 1,5 metros de altura.