Qual é o verbo vir?

Perguntado por: amendes . Última atualização: 30 de maio de 2023
4.6 / 5 7 votos

O verbo “vir” é um verbo irregular de 3ª conjugação. Ouça o texto abaixo! O verbo “vir” é um verbo irregular de 3ª conjugação (terminado em –ir).

"Vir": use "vir" em duas situações diferentes:

  1. Como infinitivo, quando você não precisa conjugar o verbo. Exemplo: "É preciso vir cedo para conseguir um bom lugar."
  2. No presente do indicativo, quando se refere a algo que acontece no presente ou que vai acontecer no futuro. Exemplo: "Ele vai vir à festa amanhã."

d) O verbo “vir” é impessoal, isto é, não apresenta sujeito.

Quando a frase se referir ao passado, use “vim”. Por exemplo: ontem, eu vim aqui. Agora, quando a frase não estiver no passado, use “vir”. Por exemplo: você vai vir hoje?

Uma dica para não se confundir é pensar que "vim" tem a palavra "m" no final, assim como a palavra "ontem", que indica passado. Já "vir" tem um som parecido com "ir", que é usado para falar de algo que ainda vai acontecer. Além disso, você pode criar pequenas histórias que relacionem "vim" ao passado e "vir" ao futuro.

A frase «Eles vão vir» está gramaticalmente correcta.

1. O verbo ver tem estas conjugações no presente: ele vê (com acento), eles veem (sem acento, segundo o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa). Exemplos: Ele vê os filhos aos sábados. Eles veem o pai uma vez por semana.

Conjugações verbais: verbo Vir
Pretérito mais-que-perfeito: viera, vieras, viera, viéramos, vieram. Futuro do Presente: virei, virás, virá, viremos, vireis, virão. Futuro do Pretérito: viria, virias, viria, viríamos, viríeis, viriam.

Vim é a forma conjugada do verbo vir na 1. ª pessoa do singular do pretérito perfeito do indicativo: Ontem, eu vim de carro para o trabalho. Eu vim cedo para ver como você está.

Significado de Vir
Regressar ou retornar ao (seu) lugar de origem: o diretor escreverá a autorização quando vier à escola; a empregada não vem. Estar presente em; comparecer: o professor solicitou que os alunos viessem às aulas; o diretor pediu para que os alunos viessem.

pessoa do singular do futuro do subjuntivo, é igual ao infinitivo do verbo vir. Assim, o correto é dizer “quando eu vir”, ou seja, quando eu “olhar”, “enxergar”, “notar”. Da mesma forma, não se deve jamais dizer “quando/se você ver”, e sim “quando/se você vir”.

Já a forma VÊM, com acento circunflexo, também é do verbo VIR, só que da 3ª pessoa do plural. Observe: “Querido, papai e mamãe VÊM almoçar com a gente domingo!” Por outro lado, VEEM, com dois es, não é do verbo VIR, mas do verbo VER, e se refere à 3ª pessoa do plural do presente do indicativo.

Conjugação verbal é a flexão de um verbo em todos os seus modos, tempos, pessoas, números e vozes. Aparece estruturada numa ordem convencionada.

Ver (infinitivo) é o verbo que significa olhar, observar, enxergar. Já vir significa deslocar-se, até um lugar, encaminhar-se. A confusão está no fato de que o futuro do subjuntivo de ver é vir, já que é um verbo irregular.

Pode vir é a forma correta de escrita desta locução verbal. A locução verbal pode vim está errada. Pode vir hoje?