Qual é o verbo ser?

Perguntado por: ijesus4 . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.5 / 5 20 votos

O verbo ser indica estado permanente. Ele é um dos principais verbos de ligação e como tal sua função é ligar o sujeito e suas características (predicativo do sujeito). Isso faz com que, muitas vezes, o verbo concorde com o predicativo em vez de concordar com o sujeito.

O verbo é a palavra responsável por exprimir ação, estado e fenômenos em relação a determinado tempo. Verbo é a palavra que exprime um fato, localizando-o no tempo. Geralmente exprime ideia de ação, estado ou fenômeno.

Com o verbo ser, a concordância verbal é feita, como normalmente, com o sujeito gramatical, ou seja, o verbo ser concorda em número (singular ou plural) e pessoa (1. ª, 2. ª ou 3.
...
ª) com o sujeito da oração:

  1. Eu sou feliz.
  2. Ele é feliz.
  3. Nós somos felizes.
  4. Elas são felizes.

O que quero dizer é que o verbo SER sempre concorda com o pronome reto, esteja ele no sujeito, esteja ele no predicativo. Observe as frases: O professor sou eu.

Infinitivo impessoal: ser. Infinitivo pessoal: ser, seres, ser, sermos, serdes, serem. Gerúndio: sendo. Particípio: sido.

Conjugação do verbo ser

  1. Tipo do Verbo: irregular.
  2. Infinitivo: ser.
  3. Gerúndio: sendo.
  4. Particípio Passado: sido.

Para identificar um verbo, a primeira coisa é pensar se essa palavra indica uma ação ou fenômeno. Também pense se ela está relacionada a um sujeito ou pronome pessoal e se, na sua forma original, termina em “ar”, “er” ou “ir”.

4) O verbo ser concorda com o pronome pessoal do caso reto (eu, tu, você, ele/ela, nós, vós, vocês, eles, elas), sendo este sujeito ou predicativo. “O mérito da escola são eles, os professores.

Os verbos são formados por três partes principais: o radical, a vogal temática e as desinências. Radical é a parte que contém a significação básica da palavra. Normalmente ela se repete em todos os modos e tempos, sem sofrer modificações. O radical pode vir ou não acompanhado de prefixo.

A utilização dos verbos "ser" e "estar" parece não apresentar diferença de sentido, mas não é verdade, pois, como vimos aqui, o “ser” tem uma propriedade permanente e o “estar” tem uma propriedade transitória. expressa um sentido momentâneo. expressa algo estabelecido e permanente.

As duas formas – serão e vão ser – existem na Língua Portuguesa, ambas as expressões estão corretas. Ou seja, ambas indicam uma situação futura.

Sou vem do verbo ser. O mesmo que: existo, aconteço, vivo, faço, relaciono, significo, represento, estou.

# Nos casos em que o sujeito ou predicativo for representado por coisa, bem como se um sujeito ou predicativo se encontrar no singular e outro (sujeito ou predicativo) no plural, a concordância do verboser” se dará no plural. Constatemos alguns exemplos: Os filhos são o meu tesouro.

Os verbos são classificados em: regulares, irregulares, defectivos, abundantes e anômalos.

Quais são os tempos no modo indicativo? O modo indicativo apresenta seis tempos verbais distribuídos entre passado, presente e futuro: presente, pretérito perfeito, pretérito imperfeito, pretérito mais-que-perfeito, futuro do presente e futuro do pretérito.