Qual é o verbo principal?

Perguntado por: dsalgueiro . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.5 / 5 17 votos

Verbo principal é aquele que possui significação plena, sendo o núcleo de uma oração: Eu estudei matemática.

Os verbos principais carregam a maior carga semântica da forma verbal composta, já os verbos auxiliares são responsáveis por indicar o tempo, o modo, o número e a pessoa daquela forma verbal. Os auxiliares mais comuns são ter, haver, ser, estar, querer, ficar, ir.

Sujeito simples
O núcleo do sujeito é a sua palavra principal e mais importante. É importante referir que um sujeito simples não é necessariamente representado por apenas uma palavra ou por um termo flexionado no singular.

O verbo é palavra que exprime ação, estado, mudança de estado, fenômeno da natureza, desejo, ocorrência. Ele apresenta as seguintes flexões de número, pessoa, modo, tempo, aspecto e voz. Exemplos: Sou feliz.

* Existem três tipos de verbos: os verbos plenos, os verbos auxiliares e os verbos semi-auxiliares. São os mais numerosos. Eles são constantemente seguidos de um advérbio ou de um ou mais complementos.

Para identificar um verbo, a primeira coisa é pensar se essa palavra indica uma ação ou fenômeno. Também pense se ela está relacionada a um sujeito ou pronome pessoal e se, na sua forma original, termina em “ar”, “er” ou “ir”. “Ana comeu uma torta de maçã. “

Os verbos em língua portuguesa são classificados em regulares, irregulares, defectivos ou abundantes.

Verbos auxiliares são aqueles que auxiliam a conjugação de outros verbos. São eles: Ter, Haver, Estar, Ser. Agora que sabemos sobre o conceito destes verbos, é o momento de aprendermos a conjugá-los corretamente.

Nas locuções verbais apenas o verbo auxiliar é flexionado. Assim, o tempo, o modo, o número, a pessoa e o aspecto da ação verbal são indicados pelo verbo auxiliar. Os principais verbos auxiliares são: ser, estar, ter, haver e ir.

O verbo auxiliar não tem um sentido pleno. Apresenta as desinências verbais, sendo flexionado, indicando o tempo, o modo, o número, a pessoa e o aspecto da ação verbal. O significado da ação verbal é transmitido pelo verbo principal.

Há três formas nominais do verbo: infinitivo, gerúndio e particípio. Os verbos podem ser classificados como regulares, irregulares, anômalos, abundantes, defectivos e impessoais. São três as vozes verbais: a voz ativa, a voz passiva e a voz reflexiva.

As locuções verbais são uma sequência de dois ou mais verbos que, juntos, exercem a função morfológica de um só verbo. Elas são formadas por um ou mais verbos auxiliares e um verbo principal.

Antes que alguém pergunte se a presença do verbo "ir" muda alguma coisa, é bom dizer que em "vai chover" temos uma locução verbal formada pelos verbos "ir" e "chover", em que "ir" é auxiliar e "chover", principal. Nesses casos, o verbo auxiliar é flexionado de acordo com a "cabeça" do verbo principal.

O sujeito é o elemento que executa e/ou sofre a ação do verbo. O predicado é composto de verbo, objeto e complementos, estando relacionado ao sujeito quando ele existe na oração. O sujeito pode ser classificado como simples ou composto, expresso ou oculto, indeterminado, e agente, paciente ou agente e paciente.