Qual é o verbo foi?

Perguntado por: amorgado7 . Última atualização: 24 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 14 votos

A palavra foi é flexão verbal dos verbos: IR, SER.

Verbo auxiliar: foi. Verbo principal: falado (particípio).

O verbo ir, atuando como verbo transitivo indireto, necessita de um objeto indireto para completar o seu sentido. Estabelece a regência verbal através do uso de uma preposição.

substantivo deverbal Ação de ir; ato de se deslocar de um local para outro: foi de navio; foi-se pelo mar.

Portanto, as duas formas estão corretas. Podemos dizer: “A maioria das pessoas foi”(concordância gramatical) ou “A maioria das pessoas foram” (concordância siléptica ou lógica), embora o mais usual nos meios de comunicação seja a concordância verbal no singular.

O verbo é palavra que exprime ação, estado, mudança de estado, fenômeno da natureza, desejo, ocorrência. Ele apresenta as seguintes flexões de número, pessoa, modo, tempo, aspecto e voz.

Verbo ir - Esteve de uma certa forma: 4 esteve, andou, passou, seguiu, saiu-se, permaneceu.

Em primeiro lugar, é importante que você saiba que o correto será sempre “fui eu”, não “foi eu”, isso porque o verbo precisa concordar com o sujeito da oração e, como o sujeito está expresso no pronome pessoal “eu”, a concordância adequada será feita com o verbo fazer no pretérito perfeito do indicativo, ou seja, “fui” ...

O verbo ser é um verbo extremamente irregular que, quando conjugado, apresenta alterações tanto no seu radical como nas suas terminações. Apresenta diversos radicais distintos: eu era, eu fui, eu serei.

ConjugaçãoEditar

Formas impessoais
Infinitivoa foi foire
Gerúndiofoind
Particípiofoit

“Foi” é uma forma irregular de conjugação do verbo “ir”.

Para identificar se um verbo é irregular ou não é mais fácil. Precisamos apenas olhar para ele e ver se ele não tem a estrutura regular no passado (com o “ed” ou o “d” no final). Quando em um texto/artigo encontrar uma frase em que o verbo não tem essa estrutura, então podemos dizer que ele é irregular.

Conjugar um verbo significa mudar as desinências da palavra para conseguir indicar suas variações (de número, pessoa, tempo e modo) e dar coerência à fala ou texto.

A palavra é uma conjugação do verbo ir e também do verbo ser na 3ª pessoa do plural do pretérito perfeito do indicativo (forma mais utilizada em conversas informais) ou do pretérito mais-que-perfeito do indicativo: Eles foram. Elas foram. Vocês foram.

Os principais verbos de ligação são: ser, estar, permanecer, ficar, tornar-se, andar, parecer, virar, continuar, viver.

Por fim, o sujeito é inexistente também em orações com os verbos “ir” (indicativo de passagem do tempo), “estar” (indicativo de temperatura), além de “bastar” e “chegar” (ambas as palavras com o sentido de ser suficiente):

Há três formas nominais do verbo: infinitivo, gerúndio e particípio. Os verbos podem ser classificados como regulares, irregulares, anômalos, abundantes, defectivos e impessoais. São três as vozes verbais: a voz ativa, a voz passiva e a voz reflexiva.