Qual é o verbo de dispor?

Perguntado por: ebittencourt . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 19 votos

Este verbo é derivado do verbo pôr, considerado um verbo irregular da 2. ª conjugação. Assim, deverá ser conjugado conforme o verbo pôr.

Propor-se; resolver-se; resignar-se.

6 mandar, ordenar, estabelecer, determinar, decretar, prescrever, deliberar, decidir, resolver, preceituar, estatuir, sentenciar, sistematizar, coordenar, controlar, comandar.

ª pessoa do plural: eles dispõem. O verbo dispor apresenta diversos significados: possuir ou passar a possuir, colocar algo em algum lugar, arrumar de uma determinada forma, preparar ou planejar algo, colocar-se à disposição e deixar de possuir, entre outros.

As duas palavras existem na língua portuguesa e estão corretas. A palavra dispor é a forma do verbo no infinitivo impessoal e dispuser é a forma conjugada do verbo dispor na 1ª ou 3ª pessoa do singular do futuro do subjuntivo.

Significado de Dispondo
Dispondo vem do verbo dispor. O mesmo que: preparando, arranjando, arrumando, colocando, organizando, ordenando, possuindo, apossando, dominando.

Disponha é uma forma de se responder a alguém que nos agradece. Quer dizer que se está à disposição para quando a pessoa precisar. Seria o mesmo que falar que você está "às ordens", mesmo que seja apenas por educação.

disponham - Dicionário Online Priberam de Português.

Forma cortês de resposta a um agradecimento: 1 obrigado, de nada, não há de quê, não tem de quê, não seja por isso, eu que agradeço, obrigado eu, obrigado a você, nada, por nada, que nada, às ordens, imagina. Exemplo: Disponha! Não me custou nada ajudar!

1 utilizar, recorrer, consumir, desfrutar, usufruir, gastar, lograr, aproveitar, beneficiar, fruir, servir-se, valer-se, contar com.

Dispomos vem do verbo dispor. O mesmo que: preparamos, arranjamos, arrumamos, colocamos, organizamos, ordenamos, possuímos, apossamos, dominamos.

Conter-se; reprimir-se.

Resumindo: a resposta ao agradecimento pode ser “por nada” (não me agradeça por nada), “obrigado a você (sou grato a você)”, “obrigado eu (grato fico eu)” .

Forma cortês de resposta a um agradecimento: 1 não há de quê, não tem de quê, não seja por isso, eu que agradeço, obrigada eu, obrigado a você, nada, por nada, que nada, disponha, às ordens, imagina.

Forma cortês de resposta a um agradecimento: 1 de nada, nada, não há de quê, não tem de quê, não seja por isso, obrigada eu, obrigado a você, que nada, disponha, às ordens, imagina, eu que agradeço, obrigado, obrigado eu.

Devia está conjugado no pretérito imperfeito do indicativo. Deveria está conjugado no futuro do pretérito do indicativo. Dever significa ter de, precisar, necessitar, carecer, agradecer, ter que.

O verbo agradecer pode ser: 1. Transitivo indireto, quando seguido de preposição “a” e significar estar grato a alguém com ou sem especificar a razão.

Já com verbos transitivos indiretos, que pedem preposição, são usadas as formas preposicionadas do pronome. Com a preposição a: ao qual, aos quais, à qual, às quais. Com a preposição em: no qual, na qual, nos quais, nas quais.

Magina não existe, as pessoas estão abreviando a palavra na oralidade, mas o correto é imagine ou imagina, usada como resposta a algum agradecimento.

Deixar à disposição (de outrem).