Qual é o vento mais forte do mundo?

Perguntado por: rgarcia . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 9 votos

Tornado

Tornado: o mais forte dos ventos, podendo atingir até 490 km/hora.

10 nós correspondem a 18,52 km/h; 20 nós a 37,04 km/h; 30 nós a 55,56 km/h; 50 nós a 92,6 km/h.

Vento fraco: apresenta de forma modesta, é possível percebê-lo através do sentido e dos elementos da paisagem que se movem. Nesse tipo de vento a velocidade oscila entre 7 e 18 quilômetros por hora.

Quanto mais próximo do nível do mar, maior a pressão, pois existe uma camada de ar de maior espessura sobre essa região.

Furacão: Vento circular forte, com velocidade igual ou superior a 108 km/h. Os furacões são os ciclones que surgem no mar do Caribe (oceano Atlântico) ou nos EUA. Os ventos precisam ter mais de 119 km/h para uma tempestade ser considerada um furacão.

Antártida

Por sua vez, conclui a publicação, o lugar mais ventoso da Terra é a Commonwealth Bay, na Antártida (Alisdair McDonald). De fevereiro de 1912 a dezembro de 1913, os cientistas de Cape Denison, um cabo rochoso à beira da baía, mediram a hora mais ventosa já registada, em 153 km/h.

Os ventos alísios é um tipo de vento constante e úmido que tem ocorrência nas zonas subtropicais em baixas altitudes. Ele sopra nos trópicos na região do Equador de leste para oeste e por serem úmidos provocam grande incidência de chuvas.

Wellington

A capital da Nova Zelândia, Wellington, é a cidade mais ventosa do mundo. O recorde na cidade foi atingido em 1962, quando Wellington recebeu ventos que atingiram os 264 quilómetros por hora.

Ciclone tropical Hinnamnor

Ciclone tropical Hinnamnor é classificado como um supertufão com rajadas de vento de até 300 km/h. O ciclone mais intenso no planeta até agora em 2022 avança neste momento no Oceano Pacífico rumo ao continente asiático.

O vento move as nuvens de onde se encontram para o lugar onde elas originam precipitação, transporta o pólen de plantas ao longo de muitos quilómetros ou poeira dos desertos para regiões vizinhas.

Tornado – também é um movimento de ar giratório, mas que se estabelece em uma área menor, embora se apresente em velocidades maiores, que giram em torno dos 500 km/h ou mais.

Os ventos surgem de variações nas pressões atmosféricas, nas áreas de alta pressão e de baixa pressão. Eles sopram, em geral, das áreas mais altas para as mais baixas, em uma espécie de equilíbrio.

8 Vento muito forte ou ventania 62,0 – 74,0 Quebra galhos de árvores., impossibilita andar contra o vento. 9 Vento duro ou ventania fortíssima. 75,0 – 87,0 Produz pequenos danos nas habitações. Arranca telhas e derruba chaminés de barros.

Dependendo da velocidade, as rajadas de vento provocadas por nuvens cumulonimbus podem destelhar casas, arrancar placas de propaganda, quebrar galhos grandes de árvores e até arrancar algumas árvores pela raiz.

Se estiver em casa ou qualquer outro local abrigado, desligue os aparelhos eletrônicos, não use o telefone, fique longe das janelas e lembre-se, o banheiro em alvenaria é o melhor local durante uma tempestade!

É principalmente uma questão de tamanho. E a correnteza do rio atrapalha, claro: o vento faz o serviço melhor em água parada. Os oceanógrafos chamam de fetch a extensão da superfície de um corpo d'água (seja um oceano, rio ou lago) sobre a qual um determinado vento sopra numa direção praticamente constante.

Assim, a chegada de ondas violentas à costa começa quando rajadas de vento fazem subir o nível do oceano. Impulsionada por correntes marítimas, a massa de água caminha com velocidade crescente até encontrar o litoral. Ao chegar à praia, o mar agitado inunda a faixa de areia e as ondas quebram bem próximas da orla.

Vários fatores contribuem para o movimento do mar, como temperatura e o balanço no fundo dos oceanos. No entanto, os principais motivos são a força da gravidade exercida pelo Sol e pela Lua e o poder dos ventos, que empurram as águas de um lado para o outro, criando a sensação de balançar.