Qual é o vegetal mais antigo?

Perguntado por: ihilario . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.6 / 5 11 votos

As Briófitas são consideradas os primeiros organismos vegetais que colonizaram o ambiente terrestre.

Estudos genômicos feitos pelo biólogo Luiz Eduardo Vieira Del Bem, professor visitante do Instituto de Ciências da Saúde (ICS) da UFBA, indicam que a origem de todas as plantas terrestres remonta ao aparecimento de algas unicelulares terrestres, o que teria acontecido há pelo menos 600 milhões de anos atrás - e não há ...

A cavalinha (Equisetum sp.), que pelo seu diferente aspecto é muito utilizada em projetos paisagísticos, pertence ao grupo de plantas que podem ser considerado o mais antigo sobrevivendo na Terra que conseguiu ter um crescimento significativo, datando 300 milhões de anos.

Sua reprodução ocorre em ambiente aquático e pode ser assexuada (sem variabilidade genética) ou sexuada (com variabilidade genética). Stigeoclonium, um gênero de algas verdes. As Briófitas são consideradas os primeiros organismos vegetais que colonizaram o ambiente terrestre.

A origem das plantas remonta a aproximadamente 500 milhões de anos, quando os primeiros organismos fotossintéticos multicelulares surgiram nos oceanos. Essas primitivas plantas aquáticas, conhecidas como algas verdes, foram as precursoras das plantas terrestres que conhecemos hoje.

As plantas fanerógamas, também conhecidas como fanerogâmicas, são aquelas que se reproduzem através de sementes. O grupo das fanerógamas pode ser considerado o mais evoluído dentro do meio vegetal, isso porque possuem raiz, folhas, flores e sementes.

Sabemos hoje que o primeiro ser vivo foi provavelmente muito semelhante aos micro-organismos procariontes modernos, classificados como bactérias e arqueias.

As plantas podem ser classificadas em quatro grupos básicos: briófitas, pteridófitas, gimnospermas e angiospermas. Esses grupos podem ser divididos ainda em plantas vasculares e plantas avasculares.

Os alimentos de origem vegetal são aqueles originados de fontes vegetais. São exemplos as folhas, raízes, caules e frutos. Eles são fontes de proteínas, carboidratos, gorduras, vitaminas e minerais. Por isso, recomenda-se que sejam incluídos diariamente na alimentação.

Quanto que as verduras são plantas comestíveis, os legumes são alimentos de origem vegetal que podem nascer na parte exterior da terra ou abaixo dela, deixando apenas uma parte da planta exposta.

Das algas ancestrais às primeiras plantas terrestres passaram-se milhões de anos e, nesta longa história das árvores, novos milénios decorreram até que o caule, a raiz e as folhas se estabelecessem e dessem, depois, lugar a árvores de grande porte.

Pinus longaeva

Até agora, a comunidade científica acreditava que a árvore, nomeada de “Matusalém” (Pinus longaeva), com mais de 4800 anos, era a mais antiga do mundo. O seu nome é referência a um personagem bíblico que teria vivido 969 anos.

THE WASHINGTON POST - Aquela que talvez seja a árvore mais antiga do mundo - um pinheiro da espécie Pinus balfouriana chamado Matusalém, com milhares de anos de idade - está escondida em algum lugar ao longo dos 7 quilômetros da Trilha Methuselah na Floresta Nacional de Inyo, na Califórnia (Estados Unidos).

Acredita-se que a Gran Abuelo ("bisavô") tenha mais de 5.000 anos, e está prestes a substituir o Matusalém, um pinheiro britânico da Grande Bacia de 4.850 anos encontrado na Califórnia, nos Estados Unidos, como a árvore mais antiga do planeta.

couve

A horta espacial era formada por couve da Etiópia e por uma versão anã do couve chinês pak choi. De acordo com o astronauta, a versão modificada do couve chinês cresceu por tanto tempo que começou a florescer como parte de seu ciclo de reprodução.

Os vegetais (considerando apenas o reino vegetal, sãos seres que apresentam grau de complexidade relativo, mesmo quando consideramos a briófitas). Por outro lado, alguns grupos, considerados animais, como as esponjas e os corais, são mais simples, e portanto, possam ter surgido primeiro que os vegetais.

Vegetais primitivos teriam se formado quase 100 milhões de anos antes do fóssil de plantas mais antigo já encontrado. Estudar as plantas primitivas não é fácil.

A flor apareceu como um mecanismo de proteção dos óvulos, que eram consumidos por insetos primitivos. Atrair os animais para que pudessem transportar seus gametas contidos nos grãos de pólen foi outra evolução da flor.