Qual é o valor nutricional do feijão?

Perguntado por: eramos . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.3 / 5 6 votos

Informação Nutricional

Composição nutricional (100g de parte edível)Feijão-Branco cozido (demolhado)Feijão-Frade cozido (demolhado)
Energia (kcal)103123
Água (g)69,666,2
Proteínas (g)6,68,8
Lípidos (g)0,50,7

Eles possuem a mesma quantidade de energia, proteínas, fibras, ferro e potássio.

Os grãos pretos e os de coloração bege com listras marrons da variedade carioca, apresentam maior concentração de proteína e o seu consumo contribui para a redução do colesterol e para a diminuição de doenças cardiovasculares. Já a proteína contida nos grãos rajados, possuem mais qualidade.

Quanto consumir
Para atingir o valor recomendado, basta uma colher de sopa de feijão (26 g) ou de ervilha seca (24 g) ou de grão de bico cozido (12 g). Se optar por feijão branco ou lentilha, meia colher de sopa supre as necessidades.

Além disso, ele é menos calórico: um ovo frito tem em média 107 calorias, enquanto o cozido tem apenas 75.

Os alimentos mais ricos em proteínas são os de origem animal, como a carne, o peixe, ovo, leite, queijo e iogurte.

Entre todos os tipos de feijão que citamos, o branco sai na frente por ser mais saudável e, ao mesmo tempo, mais leve.

“O ideal é comer de 2 a 3 colheres (sopa) de arroz e 1 ½ concha de feijão, no almoço. Isso já vai suprir suas necessidades de nutrientes no dia, não precisando repetir a dose no jantar”, indica ela. A nutricionista aponta que estes alimentos só engordam caso sejam consumidos em excesso.

Lentilha, vagem, ervilha, soja e grão-de-bico são opções para variar o cardápio sem perder nutrientes como proteínas, ferro, cálcio, magnésio, zinco, vitaminas (principalmente do complexo B), carboidratos e fibras.

Todos os tipos de feijão contam com boa concentração de proteínas em sua composição. O feijão de corda, por sua vez, é o considerado “mais proteico”, chegando a quase 9g de proteína em 100g do alimento.

O guia alimentar do Ministério da Saúde recomenda a ingestão de arroz e feijão todos os dias, já que o consumo diário desses alimentos também ajuda a prevenir doenças, como problemas cardiovasculares, diabetes, câncer de cólon e o mau funcionamento do intestino.

Quais são os benefícios do ovo?

  • Contribui para aumentar a massa muscular. ...
  • Ajuda a memória e concentração. ...
  • Auxilia na perda de peso. ...
  • Melhora o sistema imunológico. ...
  • Ajuda a reduzir o colesterol ruim e a aumentar o colesterol bom. ...
  • Combate a anemia. ...
  • Previne o envelhecimento precoce. ...
  • Mantém a saúde dos ossos e dos dentes.

O caldo do cozimento do feijão contém quantidades muito pequenas de ferro, já que a maior parte do mineral permanece dentro dos grãos.

Cem gramas de arroz cozido carregam 128 calorias; já a mesma quantidade de macarrão, 131. Ou seja, no quesito calorias, os dois também são quase idênticos. Você pode, então, optar por aquele que está mais a fim de comer no dia.

"Primeiro ponto, reduzir a quantidade de óleo e sal que se adiciona, inclusive, de outras fontes de sal é importante porque muitas vezes é costume adicionar carne salgada; e outro ponto é, justamente, aproveitar da variedade de outros temperos que podem, inclusive, substituir muito o próprio papel do sal em relação à ...

Não. Entretanto, o melhor horário para consumir feijão é durante o almoço, já que à noite o metabolismo fica mais lento, o que pode retardar a digestão do grão, levando a desconfortos como flatulência e sensação de inchaço.

Para efeito de comparação, 100 gramas de carne têm, em média, 3 gramas de ferro. Já 100 gramas de feijão contêm 1,3 grama de ferro. E a mesma porção de beterraba possui apenas 0,2 grama de ferro.

O arroz é rico em uma proteína chamada lisina, enquanto o feijão contém muita metionina. Segundo a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), um prato de arroz com feijão garante a absorção de mais de 80% dessas proteínas.