Qual é o valor normal do PSA de um homem de 60 anos?

Perguntado por: uoliveira . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.7 / 5 18 votos

Entre os 50 e os 60 anos: até 3,5 ng/ml. Entre os 60 e os 70 anos: até 4,5 ng/ml. Acima de 70 anos: até 6,5 ng/ml.

Qual o valor normal do PSA? Os valores de PSA total até 4,0 ng/mL são considerados normais. Pacientes com níveis maiores que 10 ng/mL têm um risco elevado de câncer de próstata, tornando-se candidatos à biópsia retal diagnóstica.

Já o PSA livre, só tem relevância a partir do momento que o total estiver “fora da normalidade”. A relação entre o PSA livre e o PSA total deve permanecer acima de 20%. Desta forma, quando abaixo desse nível (20%) maior a chance do paciente ter de câncer de próstata.

Existem sintomas para o PSA alto?

  • micção frequente (urinar muitas vezes);
  • fluxo fraco ou interrompido;
  • vontade frequente de urinar;
  • sangue na urina ou no sêmen;
  • entre outros..

Existem remédios que diminuem o volume da próstata, um deles é a dutasterida ou finasterida e, reduzindo o tamanho da próstata, o PSA consequentemente acompanha e vai ser diminuído.

A relação do PSA live/total é um parâmetro muito utilizado pelos urologistas para identificar os homens com maior probabilidade serem diagnosticados com câncer de próstata.

Até aos 50 anos: até 2,5 ng/ml. Entre os 50 e os 60 anos: até 3,5 ng/ml. Entre os 60 e os 70 anos: até 4,5 ng/ml. Acima de 70 anos: até 6,5 ng/ml.

O uso de hormônios masculinos, como a testosterona ou outros medicamentos que aumentam o nível da testosterona, pode provocar um aumento no nível do PSA.

Em geral, o PSA tende a aumentar quando o tecido prostático sofre alguma alteração, seja ela provisória ou não. Logo, a infecção urinária altera o PSA caso a retenção urinária seja grave, gerando esforço para o paciente urinar.

Então, cerca de 50% dos homens já podem ter a próstata aumentada nesta faixa etária, e o peso normal da próstata aos 60 anos passa a ser de até 38 gramas, ou seja, aos 90 anos, praticamente 90% deles terão HPB.

O PSA é realizado através de uma amostra de sangue colhida e enviada ao laboratório para análise, as medições são feitas de acordo com a solicitação médica que pode ser do: PSA Total, corresponde a quantidade de PSA presente no sangue; PSA livre, neste exame é medida a quantidade de PSA que circula solta no sangue.

Qual é o valor normal do PSA livre e total? O valor de PSA total considerado normal está em até 4,0 ng/mL. Pacientes que apresentam nível maior que 10 ng/mL, possuem alta probabilidade de serem encaminhados para biópsia retal diagnóstica, uma vez que pode significar câncer de próstata.

Ter um PSA baixo significa não ter câncer próstata.
Os níveis do PSA podem ser úteis no diagnóstico do câncer de próstata, mas eles são apenas uma peça do quebra-cabeça. Assim como um valor alto não significa necessariamente que um homem tenha a doença, um valor baixo não significa não ter a doença.

Pode-se se fazer uma conta simples: dividir o valor do PSA livre pelo valor do PSA total. Se essa relação for menor que 10%, 56% dos homens terão Câncer de Próstata detectado. Porém se essa relação for acima de 25%, apenas 8% o terão.