Qual é o valor normal da PEEP?

Perguntado por: hvasques . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.1 / 5 4 votos

A PEEP mínima que se deve existir na via aérea de um paciente adulto é o valor de PEEP fisiológica que é 5 cmH2O.

Quais os limites seguros de pressão de platô inspiratório (risco de ruptura dos septos alveolares)? Atualmente, como norma geral, o limite seguro é de 40 cm H20. OBS: Para pacientes magros e jovens este limite deveria ser rebaixado para 35 cm H20 e para pacientes obesos deveria ser aumentado para 45 cm H20.

Uma estratégia ventilatória consistente de baixo estiramento dinâmico (baixo Vc) e grande estiramento estático (PEEP mais elevada) diminui diversos marcadores de lesão pulmonar e mortalidade, o que sugere que o estiramento estático é menos danoso que o estiramento dinâmico.

A PEEP é a pressão nos pulmões (pressão alveolar) no final de cada respiração (expiração). Nos pacientes em ventilação mecânica, a PEEP trabalha contra o esvaziamento passivo do pulmão e o colapso dos sacos de ar (alvéolos).

A PEEP alta pode melhorar a oxigenação em pacientes no primeiro e terceiro dias de ventilação mecânica (primeiro dia: diferença média (DM) 51,03, IC 95% 35,86 a 66,20; I² = 85%; 6 estudos, 2.594 participantes; baixa certeza da evidência; terceiro dia: DM 50,32, IC 95% 34,92 a 65,72; I² = 83%; 6 estudos, 2.309 ...

A pressão expiratória final positiva (PEEP) é usada rotineiramente em prematuros ventilados para manter o volume pulmonar 8, e na deficiência de surfactante, pneumonia e outras doenças pulmonares, a ventilação mecânica com PEEP mostrou melhorar a oxigenação28-29.

Existem dois tipos de PEEP: extrínseca e intrínseca.

Para medir a auto-PEEP, deve-se realizar uma pausa expiratória, isso permite o equilíbrio entre a pressão alveolar com a pressão do ventilador mecânico.

As atualizações mais importantes para a definição são a estipulação da necessidade, para definição da utilização, de uma pressão mínima positiva ao final da expiração (PEEP) de 5cm de H2O, que pode aumentar a oxigenação.

Quando temos um pulmão sadio (ex: pacientes em cirurgia eletiva), podemos facilmente trabalhar com baixos valores de PEEP (ex: 5 cmH2O) sem comprometimento respiratório. Um baixo valor de PEEP é suficiente para manter esses alvéolos abertos e oxigenando. Quando temos um pulmão ruim a coisa muda de figura.

Para corrigir a auto-PEEP, as seguintes medidas são recomendadas: Reduzir o volume-minuto e aumentar o tempo expiratório: essa é uma situação em que reduzir o volume-minuto pode ser necessário e, portanto, aceita-se uma hipercapnia permissiva até que o problema esteja resolvido (desde que o pH não caia abaixo de 7,20).

Descrição: A Válvula de PEEP NewMed, possui a finalidade de manter uma Pressão Positiva pré determinada ao final da expiração. Produzida em silicone e polisulfona (plástico rígido) e mola, é ideal para utilização em Sistema CPAP/EPAP ou Reanimador Manual.

Quando associados à pressão positiva expiratória final (PEEP), podem otimizar a higiene brônquica pulmonar, aumentar a oxigenação arterial e melhorar a complacência pulmonar, proporcionando efeitos como variação na pressão intra-alveolar, aumento da capacidade residual funcional (CRF), redistribuição do líquido ...

História natural da covid-19
Perante gasometria arterial, pode ser observado que a relação entre PaO2 (pressão parcial arterial do gás) e FIO2 (fração inspirada de oxigênio) cai para menos de 300.

Um pico de pressão ou pulso de pressão indica um aumento rápido ou queda na pressão. Se a transição for muito rápida, pode acontecer à destruição do sensor de pressão. Tais falhas do sensor ocorrem em geral como resultado do efeito do martelo de água.