Qual é o valor normal da fração de ejeção?

Perguntado por: lgaspar . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.7 / 5 14 votos

Uma FE normal situa-se geralmente à volta de 70%. Uma FE inferior a 40% é considerada reduzida (ICFER) e mais de 40% é considerada uma FE preservada (ICFEP). Muitos doentes terão uma FE entre 40-49%, que é considerada levemente reduzida.

Pacientes com insuficiência cardíaca e outros podem melhorar seus resultados comendo uma dieta saudável como a dieta mediterrânea e participando de atividades físicas regulares, e “a suplementação de vitamina em si não é necessariamente benéfica”, de acordo com Taylor.

Seu médico pode solicitar exames para determinar sua fração de ejeção, incluindo:

  1. Ecocardiografia (ecocardiograma) – o teste mais comum usado para medir a fração de ejeção.
  2. Cateterismo cardíaco.
  3. Ressonância Magnética.
  4. Exame de medicina nuclear.
  5. Tomografia computadorizada.

Insuficiência cardíaca, também conhecida como insuficiência cardíaca congestiva, ocorre quando seu coração não está bombeando sangue suficiente para atender às necessidades do seu corpo. Como resultado, fluido pode se acumular nas pernas, pulmões e em outros tecidos por todo o corpo.

100 bpm

A frequência cardíaca pode variar muito, mas normalmente situa-se entre 60 bpm e 100 bpm num indivíduo em repouso ou atividades habituais. Para um indivíduo adulto em repouso, uma frequência cardíaca de 100 bpm, persistentemente, pode ser considerada alta.

Uma maior força de contração, consequentemente, aumenta o volume de sangue ejetado a cada sístole (Volume Sistólico). Aumentando o volume sistólico aumenta também, como consequência, o Débito Cardíaco (DC = VS x FC).

Há diversos tipos de insuficiência cardíaca, como a disfunção sistólica, diastólica, direita, esquerda, aguda e crônica. Cada uma delas causara um tipo de sintoma e consequência para o corpo.

Exercício físico
Exercícios aeróbicos prolongados também podem aumentar o volume de ejeção, o que frequentemente resulta em um menor freqüência cardíaca (de repouso).

A fração de ejeção é obtida dividindo-se o volume de ejeção pelo volume diastólico, multiplicando-se então o resultado por 100.

A Insuficiência cardíaca com fração de ejeção preservada (ICFEP) é uma síndrome debilitante caracterizada por fração de ejeção preservada (maior que 50%) em pacientes com sintomas de insuficiência cardíaca¹.

Fração de ejeção do ventrículo esquerdo é o percentual de sangue que o ventrículo ejeta para a aorta durante a sístole. Seu valor é estimado no exame ecocardiograma por meio dos volumes sistólico e diastólico finais no ventrículo(1).

Insuficiência cardíaca pode matar metade dos pacientes em até cinco anos.

Mas o que é o volume de ejeção? É quantidade de sangue em ml bombeado pelo coração em cada sístole ou batimento cardíaco.

No caso da insuficiência cardíaca, o excesso de líquido faz mal porque a capacidade do coração em bombear sangue para o rim diminui, prejudicando assim o papel desse órgão em filtrar o sangue e manter a composição do corpo.

Abaixo listamos os principais sintomas de que você pode estar tendo um problema cardíaco:

  • Dores no peito;
  • Batidas Cardíacas Irregulares;
  • Cianose e frio nas mãos pés;
  • Falta de ar;
  • Tonturas e desmaios;
  • Inchaços nas pernas.

A insuficiência cardíaca pode ter cura, mas isso vai depender das causas, estágio da doença e tratamentos. Atualmente, com o avanço das tecnologias e estudos acerca da enfermidade, é possível reverter o quadro. Para que isso aconteça o paciente deve seguir as indicações à risca, sem qualquer alteração.

A idade avançada reduz a quantidade de batimentos por minuto, fazendo com que o padrão se altere se o paciente tiver 60 anos ou mais. Nesse caso, as batidas vão de 50 bpm a 60 bpm, ainda que o idoso não pratique atividade física regularmente.

Considera-se batimento cardíaco acelerado quando a pessoa tem mais de 100 batimentos por minuto. Se for um episódio de início agudo e duradouro, associado ou não com sintomas como fraqueza, tontura, desmaios e falta de ar, a pessoa deve procurar atendimento médico de emergência.

Principais sintomas de infarto

  • Dor torácica. A dor torácica é um dos primeiros e mais comuns sinais de infarto — especialmente para os homens. ...
  • Falta de ar. A falta de ar e a dificuldade em respirar podem indicar um problema no pulmão, como a asma. ...
  • Tontura. ...
  • Fadiga. ...
  • Náusea, falta de apetite e indigestão. ...
  • Suor frio.

Arbitraram-se como normais os valores do volume diastólico final (VDF) de 20 a 60 ml/m2.

RESULTADOS: A recuperação da freqüência cardíaca foi de 30 ± 12 batimentos no 1º minuto e 52± 13 batimentos no 2º minuto após o exercício. Os indivíduos mais jovens de recuperaram mais rápido do 2º ao 5º minuto após o exercício (r = 0,19-0,35, P < 0,05).