Qual é o valor do TEU?

Perguntado por: omorgado . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.8 / 5 15 votos

O cartão TEU Bilhete Escolar, nas modalidades Urbano e Metropolitano, pode ser utilizado nos bloqueios do metrô conforme permissões baseadas no endereço de residência do usuário e da instituição de ensino frequentada. O valor cobrado, no entanto, é a tarifa integral do metrô, de R$ 4,50.

Tem como sacar o dinheiro do Vale-transporte? O vale-transporte é alimentado mensalmente para que o funcionário possa se locomover até a empresa que trabalha. De acordo com a lei, o valor depositado no benefício trabalhista não pode ser sacado, apenas utilizado por meio do cartão nos transportes públicos.

Na primeira viagem ocorre o desconto do valor da tarifa da linha e, na segunda viagem, ocorre o desconto do valor de complemento, caso necessário.

Quantas vezes ao dia podem utilizar o Teu Vale-transporte? O cartão tem como padrão 10 utilizações diárias, porém o RH da empresa pode alterar esta quantidade na solicitação dos cartões.

Você pode pagar com o mesmo cartão bancário ou telefone celular com NFC até 5 passagens no intervalo de 30 minutos, somando o máximo 10 passagens por dia.

A novidade está disponível no endereço www.sptrans.com.br, pelo banner “Consulte a Situação do Seu Bilhete Único”. Para ter acesso às suas informações é preciso digitar o número do cartão ou, na falta deste, o número do CPF.

Vale-transporte TRI e TEU
Os ônibus das empresas que operam em Porto Alegre recebem o cartão TRI, portanto trabalhadores que utilizam estes ônibus deverão utilizar o TRI. Já os ônibus das empresas da região metropolitana de Porto Alegre recebem os cartões do TEU.

Quem pode ter
Qualquer pessoa com CPF.

Portanto, como configura a legislação trabalhista, a prática da venda do saldo dos cartões de vale-transporte é crime. Além da demissão por justa causa, o trabalhador que vende o saldo para as quadrilhas do ciclo vicioso de vale-transporte pode também ser preso por estelionato.

Já os créditos transferidos ao cartão vale-transporte terão validade de dois anos. Para evitar a prescrição dos créditos, o titular do cartão deve utilizá-lo para pagar viagens de ônibus, BRT ou metrô.

O Projeto de Lei 2812/20 permite o uso do vale-transporte para pagamento de despesas de deslocamento do empregado por táxi, transporte por aplicativo e mototáxi.

São permitidos: 1. Dois embarques em ônibus diferentes, no período de três horas, com o pagamento de uma tarifa Vale-Transporte Ônibus.

As demais regras de integração permitem ao usuário até três embarques no intervalo máximo de três horas entre o primeiro e o último embarque, sendo necessário que as viagens ocorram no mesmo sentido, sem retorno ao ponto de origem.

Permite fazer recargas de créditos eletrônicos monetários (com possibilidade de realizar até 4 embarques em ônibus diferentes em 3h para créditos do tipo Comum, com o pagamento de 1 tarifa vigente), e ainda pode utilizar o Bilhete Amigão, além de poder validar o cartão na catraca, por até duas vezes, quando estiver sem ...

As empresas devem adiantar ao trabalhador quantas passagens diárias forem necessárias para que este se desloque de casa para o trabalho e vice-versa. Ou seja, caso o funcionário precise de quatro passagens diárias para ir trabalhar, por exemplo, a empresa não poderá fornecer apenas três.

TRI - Transporte Integrado
O TRI, sistema de bilhetagem dos ônibus e lotações de Porto Alegre, e o SIM, sistema de bilhetagem da Trensurb, funcionam completamente integrados. Quem já tem um cartão TRI, não precisa fazer um cartão SIM (e vice-versa).

O dinheiro não é aceito nos ônibus articulados - também conhecidos como sanfonados - há mais tempo.

Pode pagar com PIX, cartão de crédito e débito, boleto já está disponível para recarregar o seu cartão. Baixe agora para seu celular GOOGLE PLAY ou APP STORE e já comece a usar. Você pode carregar seu cartão em um dos nossos Postos de Venda. Confira AQUI os endereços e horários de atendimento.

Retirada da segunda via
- A segunda via do cartão deverá ser retirada após 03 dias úteis da data do bloqueio no Posto selecionado. Prezado Usuário, Será cobrado R$27,80 para emissão de segundas vias para substituir cartões extraviados, furtados, roubados ou danificados por uso inadequado.