Qual é o valor do silêncio?

Perguntado por: uaparicio9 . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 5 votos

O silêncio pode acalmar, ferir, amparar ou violentar. Em algumas ocasiões pode trazer paz, em outras, tempestades. O silêncio também pode corresponder à reflexão, a um turbilhão de pensamentos pulsando dentro de nós. Às vezes, o silêncio é solidão, vazio, dor e tristeza.

Pesquisas comprovam: se manter em silêncio pode elucidar ideias, fortalecer sua memória, ajudar no tratamento de depressões além de prevenir doenças cardiovasculares. O silêncio é o ponto de encontro entre o sono e a meditação.

Sabe porque o silêncio machuca tanto? Pois ele esconde palavras que gostaríamos que fossem ditas.

Pode também significar desapego, libertação, livramento. Esvaziamento de algo que já não faz mais sentido. Também pode o silencio refletir felicidade, certezas, convicção e força. Sabermos os momentos certos para calarmos e guardarmos para nós aquilo que pensamos nos salva de problemas dispensáveis.

O poder transformador do silêncio está em nos libertar de nossos pensamentos, medos e desejos, dissipando as tensões do passado e as expectativas em relação ao futuro. Só no presente podemos descobrir quem realmente somos, alcançando assim a paz e a alegria que estão dentro de nós.

O silêncio é a melhor solução na conquista do nosso domínio próprio. Na Bíblia, vemos o seguinte em Eclesiástico 5,14: “Se tiveres inteligência, responde a outrem, senão, põe a mão sobre a tua boca, para que não sejas surpreendido a dizer uma palavra indiscreta, e venhas a te envergonhar dela.”

O silêncio está tão repleto de sabedoria e de espírito em potência como o mármore não talhado é rico em escultura. O silêncio é a maior sabedoria do homem. O silêncio é um amigo que nunca trai. É melhor calar-se e deixar que as pessoas pensem que você é um idiota do que falar e acabar com a dúvida.

O silêncio afasta os tormentos da mente e também cala as tentações de Satanás. É a maior defesa de Deus e o maior escudo da nossa saúde mental e espiritual. O bom cristão deveria cultivar o hábito de respirar fundo e mentalizar uma oração antes de expressar as suas reações.

O silêncio nos tira da zona de conforto, abala nossas estruturas, nos deixa vulneráveis e mais sensíveis àquilo que antes estava oculto; ele tem a capacidade de iluminar nossa consciência para as realidades mais confusas, ajuda no processo de compreensão e esclarece nosso entendimento.

O silêncio reabastece nossos recursos mentais
Na nossa rotina, estímulos sensoriais são lançados em nossa direção por todos os lados. Quando finalmente podemos fugir das perturbações sonoras, os “centros de atenção” do nosso cérebro ganham a chance de se restaurar.

Muitas vezes o silêncio é a melhor resposta, porque palavras em excesso se tornam desnecessárias quando não são para edificar. O silêncio responde, o silêncio acalma e nos faz entender o que palavras não expressão.

Quem tudo suporta em silêncio - calúnia, agressões, injúrias - conquista uma autoridade moral que faz calar os opositores e transforma aversão em admiração.

O tratamento do silêncio é uma arma que provavelmente todo casal já usou pelo menos uma vez. Sem dizer uma palavra, esse recurso expressa ao mesmo tempo raiva, frustração, mágoa, manipulação, resignação e desapontamento.

1. Estado de quem se abstém ou pára de falar. 2. Cessação de som ou ruído.

Em muitas ocasiões, o silêncio é a mais poderosa das respostas. Além disso, saber ouvir é ferramenta importante de comunicação por denotar respeito por quem está falando. Silêncio bem utilizado mostra maturidade, humildade, poder sobre si mesma e força interior.

Ela diz respeito à ação interior, desinteressada, que não visa reconhecimento, gratidão ou sequer ser notada. Aqui o silêncio não é mutismo, mas um estado interno em que a consciência penetra uma essência impalpável, inacessível aos pensamentos.

Ao ler esta obra, o leitor descobrirá como lidar com as contradições do dia-a-dia, obter tranqüilidade em meio às tormentas e enfrentar as dúvidas e decepções na caminhada cristã. Essa é uma jornada de fé em busca da vontade de Deus, que está sempre pronto a falar a seus filhos até mesmo em silêncio.

Deus trabalha no silêncio, pois mesmo nos momentos em que Ele cala, está trabalhando nas nossas vidas. De certa forma, o silêncio de Deus também é uma resposta. Muitas vezes, quando Deus se cala Ele está dizendo “espera”.

Não diga as coisas com pressa. Mais vale um silêncio certo que uma palavra errada! As palavras dos sábios, ouvidas em silêncio, valem mais do que os gritos de quem governa entre tolos.

4) Por que "no silêncio se morre aos poucos"? Porque o silêncio nos consome e a dor aumenta.