Qual é o valor do pH da urina?

Perguntado por: omello . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.9 / 5 5 votos

Para um paciente saudável, além do pH da urina estar entre 5,5 e 7,5, em média, a densidade precisa constar entre 1,005 e 1,030 e ter a ausência de glicose, cetonas, proteínas, sangue, bilirrubina, urobilinogênio e nitrito.

dietas ricas em alimentos alcalinos — consumo elevado de alimentos alcalinos, como vegetais de folhas verdes, frutas cítricas e alimentos ricos em potássio, aumenta o pH urinário.

pH. A urina é naturalmente ácida, já que o rim é o principal meio de eliminação dos ácidos do organismo. Enquanto o pH do sangue costuma estar em torno de 7,4, o pH da urina varia entre 5,5 e 7,0, ou seja, bem mais ácida. Valores de pH maiores ou igual a 7 podem indicar a presença de bactérias que alcalinizam a urina.

Urina amarelo-clara
É a cor ideal da urina, entre o amarelo-claro e o amarelo dourado.

- Amarelo claro: essa é a cor ideal. - Amarelo escuro: pode ser considerado normal, mas é um sinal de que é necessário beber mais água. - Âmbar ou mel: esse é um sinal de desidratação. - Laranja: pode ser falta de água ou reflexo de pigmentos da comida.

A presença de leucócitos aumentados no exame de urina é um indicador de infecção urinária, porém não é um achado específico desta doença. O número de leucócitos no exame também não é um indicador de gravidade. Dessa forma, uma quantidade maior de leucócitos na urina não significa que a situação se agravou.

O número de leucócitos presentes na amostra, obtidos por meio da sedimentoscopia urinária, contribui para triagem de ITU, sendo que uma contagem superior a 10.000 leucócitos/mL é considerada possível indicador de infecção urinária bacteriana.

Densidade – A densidade deve variar entre 1005 e 1025. A urina com densidade menor do 1005 está pouco concentrada e pode significar que a capacidade de concentração do rim está comprometida. Já quando a urina estiver com a densidade maior do que 1025, ela será mais amarela e com odor forte.

A maioria dos vegetais e frutas (especialmente cítricos) geram compostos alcalinos, reduzindo os ácidos que os rins devem filtrar. A alta ingestão de frutas e vegetais e o menor consumo de carne estão associados a uma urina mais alcalina e ao menor risco de cálculo renal.

Infecção urinária
A infecção urinária é a causa mais frequente e mais comum da ardência ao urinar. Este tipo de infecção acontece com maior frequência nas mulheres, devido a alguns fatores, como a proximidade da uretra com o ânus (o que favorece a entrada de bactérias no canal da urina).

O pH é a unidade de medida que descreve esse grau de acidez ou alcalinidade, medida numa escala de 0 a 14. Qualquer pH inferior a 7 é considerado ácido e qualquer pH acima de 7 é considerado básico, ou alcalino. Um pH de 7 é neutro, que não é nem ácido ou básico.

Para um paciente saudável, além do pH da urina estar entre 5,5 e 7,5, em média, a densidade precisa constar entre 1,005 e 1,030 e ter a ausência de glicose, cetonas, proteínas, sangue, bilirrubina, urobilinogênio e nitrito.

Para se ter uma ideia, geralmente, o valor de referência do número de leucócitos pode estar entre 3.500 e 10.000/mm3. O que acontece, geralmente, são os valores estarem um pouco acima ou abaixo deste parâmetro. Dessa forma, podem representar apenas variação individual.

Um pH urinário baixo é o fator mais importante que leva à formação de cálculos de ácido úrico. O ácido úrico é um ácido orgânico fraco, com um pKa de 5,5. A um pH tão baixo, o ácido úrico solúvel cristaliza.