Qual é o valor do exame Papanicolau?

Perguntado por: otaveira . Última atualização: 18 de maio de 2023
3.9 / 5 2 votos

E em clínicas, os valores oscilam entre R$ 120,00 e R$ 280,00. Na pesquisa de 2019 para 2020, nota-se que dois estabelecimentos apresentaram queda no preço e oito deles permaneceram com os mesmos valores de 2019.

Toda mulher que tem ou já teve vida sexual deve submeter-se ao exame preventivo periódico, especialmente as que têm entre 25 e 59 anos. Inicialmente, o exame deve ser feito anualmente.

A presença do vírus HPV e de infecções ginecológicas como a candidíase, clamídia, gonorreia, sífilis, tricomoníase e gardnerella, presença de nódulos ou cistos, são facilmente reveladas. É um exame que deve ser prioridade para todas as mulheres sexualmente ativas com idade entre 25 e 64 anos.

1) O papanicolau não é feito para detectar DSTs
Não pense que esse exame vai captar toda e qualquer doença sexualmente transmissível. Na verdade, ele sequer confirma a presença do vírus HPV. Em resumo, o teste rastreia a presença de lesões pré-cancerosas (que são provocadas pelo vírus em questão).

Quais os cuidados para a realização do exame preventivo? Não ter relação sexual, nem mesmo com camisinha, dois dias antes do exame; não usar duchas ou medicamentos vaginais nos dois dias anteriores ao exame e não estar menstruada (regulada).

Não é preciso se depilar para fazer o preventivo. Durante o exame preventivo, o/a profissional de saúde realiza coleta de secreção do colo do útero e do interior da vagina.

Para realizar o exame citopatológico no Sistema Único de Saúde (SUS) é preciso agendar uma consulta médica ou de enfermagem na Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima da sua residência.

Exame especular
É introduzido um espéculo no canal vaginal para avaliar a cor e aspecto da vagina e do colo do útero, verificando se há lesões ou inflamações, como também a presença de corrimento e hemorragias.

Quais são os principais exames ginecológicos?

  • Exame clínico. Este exame é feito para avaliar as partes ginecológicas com o ginecologista durante a consulta. ...
  • Papanicolau. ...
  • Ultrassom. ...
  • Colposcopia. ...
  • Exame de sangue. ...
  • Mamografia. ...
  • Microbioma vaginal.

Os materiais necessários para a coleta são: aventais, lençóis, luvas de vinil, ginecológica ou de látex, espéculos de tamanhos variados, pinças de Cherron, espátulas de Ayre, escovinhas do tipo Campos-da-Paz, lâminas de vidro com extremidade fosca, frasco porta-lâmina ou caixa para transporte de lâminas, solução ...

Após a coleta do material, é comum a mulher apresentar um pequeno sangramento vaginal que cessará espontaneamente em poucas horas.

Como é feito o exame Papanicolau?

  1. Observação ou exame externo para detecção de infecções;
  2. Introdução de um aparelho (espéculo) para manter o canal vaginal aberto e observar o colo do útero;
  3. Coletar o material com uma espátula ou cotonete diretamente do colo do útero, que serão analisadas em laboratório.

Câncer de colo de útero
A colposcopia permite examinar o colo do útero por meio de um aparelho chamado colposcópio, que se assemelha a um binóculo com lentes de aumento. Ele produz uma imagem ampliada, entre 10 a 40 vezes, que possibilita que o médico identifique lesões imperceptíveis a olho nu.

É possível descobrir que a mulher está infectada pelo HPV quando apresenta essas lesões, as quais são detectadas pelo exame clínico no ginecologista. Pode-se também descobrir a infecção pelo vírus quando é colhido o Papanicolau, um dos exames responsáveis por diagnosticar o HPV.

Em relação à data da menstruação: o ideal é colher o papanicolau não estando menstruada ou uma semana após o término dessa menstruação. O ideal também é que não se façam duchas vaginais antes do exame.