Qual é o valor do conhecimento?

Perguntado por: uboaventura . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.5 / 5 2 votos

O valor de todo o conhecimento está no seu vínculo com as nossas necessidades, aspirações e ações; de outra forma, o conhecimento torna-se um simples lastro de memória, capaz apenas — como um navio que navega com demasiado peso — de diminuir a oscilação da vida quotidiana.

Conhecimento filosófico é o tipo de conhecimento baseado na reflexão e construção de conceitos e ideias, a partir do uso do raciocínio lógico em busca do saber. O conhecimento filosófico surgiu a partir do abandono da mitologia como forma de explicar a realidade.

“Mais importante do que o conhecimento é saber pensar”, diz diretor de educação da OCDE. O especialista Andreas Schleicher falou sobre a importância do pensamento crítico a criatividade e o desenvolvimento intelectual na Semana do Aprendizado Móvel da UNESCO, em Paris.

O conhecimento científico é extremamente importante para a sociedade, pois é a partir dele que é possível a transformação social e tecnológica. O conhecimento científico gerado por uma determinada sociedade consolida o saber e desafia as estruturas cristalizadas, tidas como verdades absolutas.

Francis Bacon (1561-1626) é reconhecido como o primeiro de uma tradição definida como Empirismo Britânico, caracterizado pela visão de que todo conhecimento deve vir essencialmente da experiência sensorial. Ele definiu que o conhecimento científico ergue-se sobre si mesmo.

O conhecimento é formado por 3 elementos básicos:

  1. o sujeito (ou cognoscente): a pessoa capaz de obter o conhecimento;
  2. o objeto (ou cognoscível): o quê ou aquilo que se pode conhecer;
  3. a representação: que é o entendimento do objeto pelo sujeito.

De uma forma empírica, podemos afirmar que conhecimento é o fato ou a condição de saber obtida através de uma experiência, vivência, ou de uma associação. Podemos ver o conhecimento como um estado de consciência própria, sobre propriedades, sensações, comportamentos, estados dos mais variados domínios da realidade.

O conhecimento tem origem na experiência. É a partir dos sentidos e das percepções que nos relacionamos com o mundo e podemos conhecer alguma coisa.

O conhecimento pode ser transmitido através das gerações, por meio dos processos de socialização e de interação social. Dessa interação com o mundo ao seu redor, o homem produz e reproduz conhecimento e informação.

Fontes de Conhecimento

  • Mitologia.
  • Senso comum.
  • Religião.
  • Filosofia.
  • Ciência.

O valor de todo o conhecimento está no seu vínculo com as nossas necessidades, aspirações e ações; de outra forma, o conhecimento torna-se um simples lastro de memória, capaz apenas — como um navio que navega com demasiado peso — de diminuir a oscilação da vida quotidiana.

Os conhecimentos podem ser pensados a partir de quatro dimensões principais: científico, filosófico, religioso e empírico. Esses são os tipos de conhecimentos diferentes.

Ao longo da história da humanidade, iremos distinguir quatro tipos de conhecimento: o conhecimento popular ou senso comum, o conhecimento religioso, o conhecimento filosófico e o conhecimento científico.

RESUMO: A idéia de que a ciência é livre de valores é melhor compreendida como possuindo três componentes: imparcialidade, neutralidade e autonomia.

Conhecimento religioso (também chamado de conhecimento teológico) é todo conhecimento baseado em doutrinas sagradas ou divinas. O conhecimento religioso é sustentado pela fé religiosa, ou seja, a crença de que todos os fenômenos acontecem pela vontade de entidades ou energias sobrenaturais.