Qual é o valor do beta para poder ver o embrião?

Perguntado por: avasconcelos . Última atualização: 24 de maio de 2023
4.4 / 5 19 votos

Por exemplo: “Sabemos que, em uma gravidez viável, com beta HCG superior a 1000 mUI/mL e 6 semanas de atraso menstrual, já é esperado que a gente visualize o saco gestacional e o embrião no ultrassom”, explica Moraes.

4 semanas de gravidez: entre 5 e 426 mIU/ml. 5 semanas de gravidez: entre 18 e 7.340 mIU/ml. 6 semanas de gravidez: entre 1.080 e 56.500 mIU/ml. 7 a 8 semanas de gravidez: entre 7.650 e 229.000 mIU/ml.

“Você pode se surpreender ao saber que gestações de 9 semanas ou menos não têm embrião visível. E às 6 semanas de gravidez, o chamado 'batimento cardíaco' é apenas atividade elétrica das células, antes que um coração real seja formado”, lê-se no site.

A gravidez anembrionada ou anembrionária ocorre quando após a fecundação do óvulo e processo de implantação o saco gestacional se forma, porém o embrião não é formado. Por esse motivo, este fenômeno também é chamado de ovo cego, uma analogia a um ovo vazio, onde apenas existe a casca.

"Na sexta semana, já é possível realizar um ultrassom por via transvaginal que é quando conseguimos ver o saco gestacional e avaliar as estruturas que indicam se a gestação está evoluindo bem", diz Ellen Freire, ginecologista e obstetra do Fleury Medicina e Saúde.

Do momento da fecundação até o início da nidação pode transcorrer de 5 a 12 dias, variando de acordo com cada organismo, sendo o tempo comumente considerado pelos ginecologistas de sete dias. A fixação completa do embrião na parede do útero leva cerca de 13 dias.

Esta divisão costuma ocorrer durante a 4ª ou 5ª semana da gestação, quando coincidentemente o hormônio da gravidez (Beta HCG) atinge os níveis necessários para serem identificados no sangue (3mUl). Entretanto, é durante a 6ª semana que o saco gestacional começa a aparecer no ultrassom transvaginal.

Imagem do ultrassom com 4 semanas de gestação. O bebê ainda não é visto mas já podemos ver uma pequena imagem escura dentro do útero que corresponde ao saco gestacional. Ao fim da quarta semana de gestação seu bebê mede de 0,36 a 1 mm, da cabeça às nádegas, mas ainda não pode ser visto no ultrassom.

Diferença entre Beta hCG quantitativo e qualitativo
Por meio dele, também é possível checar se a gravidez está evoluindo. Já o Beta hCG qualitativo indica apenas se o resultado é positivo ou negativo, ou seja, se a mulher está grávida ou não.

A gravidez anembrionária ou gravidez anembrionada trata-se de uma condição que ocorre quando um óvulo fertilizado se implanta no útero da mulher, mas não se desenvolve como embrião, gerando um saco gestacional vazio.

Os bebês começam a se movimentar dentro do útero ao redor da 8. ª semana de gravidez, mas os seus movimentos são discretos e ele ainda é pequeno demais para que a grávida possa senti-lo. Apenas através da ultrassonografia é possível detectar a atividade fetal de forma tão precoce.

Não conseguir observar o bebê nas primeiras semanas é normal, pois o embrião somente será observado no final da 5ª semana / início da 6ª semana de gestação. Na 4ª semana de gestação é observado o saco gestacional, cujo diâmetro aumenta progressivamente ao longo das semanas.

A gravidez anembrionada nada mais é do que uma gestação sem o desenvolvimento do embrião. O saco gestacional se desenvolve normalmente, e o óvulo fertilizado pelo espermatozoide se implanta no útero, mas não se desenvolve.

Afinal, mesmo sem o embrião, o corpo produz HGC, o hormônio gerado pela placenta. Inclusive, essa pode se desenvolver por um período. E, quando ela interrompe o crescimento e a produção hormonal, a paciente pode apresentar sinais de aborto espontâneo.

“Ela, de fato, ficou grávida, pois a presença de saco gestacional com placentação inicial só ocorre após fecundação do óvulo e sua nidação no útero. Mas, neste caso, a gravidez não se desenvolve, pois o embrião não se forma — o que leva à interrupção da gestação”, esclarece o especialista.

Os sintomas da gravidez anembrionada são semelhantes aos da gestação normal. As mulheres podem sentir enjoos, cansaço, aumento dos seios, atraso menstrual e outros sintomas típicos da gravidez.