Qual é o valor de uma cirurgia de endometriose?

Perguntado por: acosta7 . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.7 / 5 15 votos

No entanto, em geral, a cirurgia de endometriose pode ser bastante cara, principalmente em casos mais complexos ou em hospitais de alto padrão. Porém, o procedimento cirúrgico de endometriose, em condições particulares, pode chegar a custar de R$ 30.000,00 a R$ 50.000,00.

A doença grave e a cirurgia em endometriose profunda aumenta os riscos de perfuração intestinal ou de outra estrutura ou orgão pélvico.

Este tipo de cirurgia de endometriose pode ser feito de três maneiras: via abdominal, quando o útero é retirado por uma incisão abdominal; vaginal, quando o órgão é retirado por via vaginal; ou por videolaparoscopia. Nesse caso, são feitas pequenas incisões no abdômen e a retirada do útero também é pela vagina.

Hospital Universitário oferece atendimento gratuito a mulheres com endometriose.

A cirurgia de endometriose dura de uma hora, em casos leves, a oito horas, em episódios mais graves e poderá ser feita por um ginecologista com formação cirúrgica que se dedique ao tratamento da endometriose.

O Projeto de Lei 1069/23 inclui a endometriose com manifestação incapacitante no rol de doenças que independem de carência para a concessão de auxílio-doença e de aposentadoria por invalidez.

Alguns tratamentos medicamentosos e cirúrgicos podem indicar que sim, quem tem endometriose pode engravidar. Em até 50% dos quadros, com uma cirurgia de remoção da doença da cavidade do abdômen e dos aparelhos reprodutivos, quem tem endometriose pode engravidar de maneira natural.

Como é feita a cirurgia de endometriose? A cirurgia de endometriose tem o objetivo de retirar todos os focos da doença. Ela pode ser feita por laparoscopia ou videolaparoscopia e, dependendo do caso, a operação é realizada de barriga aberta.

Não é sempre que existe endometriose no intestino que a paciente precisará passar por uma cirurgia. Na verdade, quando a paciente tem indicação de ser operada por conta dos sintomas, complicações ou infertilidade, sempre devemos remover sim todos os focos de endometriose, mesmo os que atingem o intestino.

Atinge órgãos fora da região pélvica: quando a doença está presente nas regiões do intestino, bexiga, apêndice, diafragma, etc., o tratamento cirúrgico pode ser recomendado.

Cuidados importantes após a cirurgia contra endometriose
“A paciente é orientada a realizar repouso entre 14 e 30 dias, após reavaliação médica.

A paciente fica com a barriga bastante inchada e com sensação de estar cheia. Muitas vezes esse inchaço é doloroso. É comum as mulheres relatarem que essa distensão aparece em um certo momento do ciclo menstrual, mas pode também não ter relação com tal período.

Preço da laparoscopia
Em geral, essa cirurgia pode custar entre 10 e 60 mil reais*. *Valores pesquisados pela equipe de jornalistas sem consulta às fontes desta matéria.

Entretanto, pesquisas apontam a importância que a prática regular de atividades físicas tem para mulheres com algum tipo de endometriose. O efeito vasodilatador e analgésico que a endorfina proporciona ao ser liberada no organismo quando exercícios aeróbicos são feitos é indiscutivelmente benéfico.

Para a maioria das mulheres com endometriose moderada a grave, o tratamento mais eficaz é a remoção ou eliminação do tecido endometrial ectópico e dos endometriomas. Normalmente, esses procedimentos cirúrgicos são feitos por uma laparoscopia abdominal, através de uma pequena incisão feita próxima ao umbigo.