Qual é o valor de uma cirurgia de catarata?

Perguntado por: agentil . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 10 votos

O preço da cirurgia de catarata pode variar entre 3 e 15 mil reais por olho.

Como é feita a cirurgia de catarata pelo SUS? Para as pessoas que não podem pagar uma cirurgia de catarata, podem realizá-la pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Para fazer o procedimento, é necessário que o paciente procure por um oftalmologista do próprio SUS. Ou seja, da rede pública.

Se não tratada com cirurgia, a catarata pode levar a perdas visuais importantes e até à cegueira. Se você acha que pode estar com a doença, marque sua avaliação. Após atingir estágios avançados a catarata pode levar a cegueira em poucos meses.

Na recuperação da cirurgia de catarata, o tempo de recuperação e repouso mais comum é de 15 a 30 dias.

Após a cirurgia de catarata, recomenda-se repouso relativo e não absoluto, com um atestado médico de, no mínimo, 7 dias do seu trabalho. Este período é para que descanse sua visão e dê tempo para que o seu corpo se acostume com todas as mudanças.

A partir de 12x de R$ 15. Fez catarata e precisa fazer a limpeza das lentes? Fale com um de nossos atendentes e agende hoje mesmo a limpeza da lente (Yag Laser) e tenha uma melhor qualidade de vida.

SUS e convênio cobrem lentes nacionais ou nacionalizadas com características básicas (esféricas). Para lentes melhores como asfericas, toricas e multifocais, o pagamento é feito pelo paciente e a melhor lente escolhida junto com seu médico. Em geral para as cirurgias de catarata do SUS são fornecidas lentes nacionais.

3. Alguma doença impede a cirurgia de catarata? Pessoas com diabetes, hipertensão arterial e outras doenças simultâneas que estão altamente descompensadas, não devem ser operadas até que haja um controle da doença.

Quando? Dia 21 de agosto de 2022 (domingo), das 07:00 hs às 12:30 hs.

Na cirurgia de catarata não é necessária anestesia no olho do paciente, utilizamos somente colírio anestésico que é o suficiente para o paciente não sentir dor durante o procedimento, que é considerado indolor.

Verdade – Não há necessidade de internação, e a Cirurgia é realizada com anestesia tópica (realizada através de colírios). A Cirurgia leva em média de 10 a 15 minutos, não são necessários pontos e a recuperação da visão é rápida.

Os pesquisadores descobriram que a cirurgia de catarata estava associada a um risco reduzido de morte de 60% por todas as causas; e 37% a 69% reduziram o risco de morte devido a doenças pulmonares, acidentais, infecciosas, neurológicas e vasculares e câncer”, afirma o oftalmologista Virgílio Centurion, diretor do IMO, ...

Alguns fatores contribuem para o aparecimento ou a piora da catarata, entre eles a obesidade, o diabetes, a hipertensão arterial, a arteriosclerose, distúrbios das glândulas endócrinas, o uso de medicamentos com cortisona, tabagismo e enfisema pulmonar.

Há quem fique cego após a Cirurgia de Catarata? O risco de se ficar cego após um procedimento como este é praticamente nulo.

No mesmo dia após o procedimento, o paciente já pode voltar a atividades, como assistir TV e usar o celular. Nos primeiros dias, a visão fica um pouco embaçada por causa da recuperação, mas ela melhora já na primeira semana.

A principal causa da catarata é o envelhecimento do cristalino, na maioria dos casos em decorrência da idade. Com o passar dos anos, o corpo humano se torna propenso a problemas degenerativos, o que faz parte do processo natural do organismo.

Infecção, sangramento, inflamação, visão dupla e aumento da pressão ocular são alguns dos possíveis efeitos indesejados do pós-operatório. Felizmente, essas complicações são plenamente reversíveis com a rápida intervenção do médico.

Visão Borrada/Embaçada/Turvação Visual após cirurgia de catarata. É muito comum ter a visão borrada ou pouco nítida nos dias ou até mesmo nas semanas que se seguem após a remoção da catarata. Na maior parte das vezes, isso é causado por um edema normal que pode ocorrer após qualquer cirurgia oftalmológica.