Qual é o valor das conjunções?

Perguntado por: lteles9 . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.6 / 5 15 votos

As conjunções são conectivos que ligam orações e termos de igual função (coordenativas) ou que ligam duas orações, na qual uma determina ou completa o sentido da outra (subordinativas). O valor semântico da conjunção coordenativa pode ser: Aditivo: Comeu pipoca e bolo de chocolate.

São divididas em cinco tipos:

  • Conjunções aditivas.
  • Conjunções adversativas.
  • Conjunções alternativas.
  • Conjunções conclusivas.
  • Conjunções explicativas.

Valor semântico é o sentido atribuído às palavras mediante o seu contexto. Muitas vezes, as mesmas palavras têm significados distintos. Vejamos os exemplos: Tinha uma vizinha que era uma cobra!

Mas é uma palavra usada principalmente como conjunção adversativa, possuindo o mesmo valor que porém, contudo e todavia. Transmite uma noção de oposição ou limitação. Exemplos com mas: Eu iria ao cinema, mas não tenho dinheiro.

– Se será conjunção condicional quando iniciar uma oração subordinada adverbial condicional, em que se expressa uma hipótese ou condição necessária para que se realize ou não a ação principal.

Elas são classificadas em conjunções coordenativas e conjunções subordinativas. As conjunções coordenativas ligam elementos independentes entre si e são subdivididas em outras cinco classificações: aditivas, adversativas, alternativas, conclusivas e explicativas.

O que é uma conjunção:
Conjunção significa ligação, união, junção. Gramaticalmente, conjunção é a palavra invariável cuja função é ligar orações ou termos de mesmo valor gramatical. Exemplos: Faz sol, mas está frio.

Portanto, o valor semântico refere-se ao significado das palavras estabelecido dentro de um contexto ao qual está inserido. Por conta disso, alguns termos integrantes das orações podem ajudar a dar sentido nas frases. É o caso da preposição, conjunção e advérbio.

As conjunções são vocábulos gramaticais cuja função é reunir ou relacionar orações em um mesmo enunciado. Quando houver duas ou mais palavras com a função de conjunção, dizemos que se trata de uma locução conjuntiva. As conjunções e locuções conjuntivas têm o objetivo de unir duas ou mais orações ou palavras.

O valor semântico, basicamente como caráter de introdução, é o significado atribuído às palavras a partir de um contexto. Dessa forma, expressões ou vocábulos assumirão características a partir de um sentido que contempla o todo, e não apenas um.

Mas para Neves, em “Gramática e Usos do Português”, a conjunção “mas”, vem classificada com outros sentidos, não só como uma conjunção adversativa, mas com valores semânticos como: Contraste entre positivo e negativo, ou vice-versa.

O valor semântico é o sentido que pode ser atribuído a um termo de acordo com o contexto em que atua. É possível, muitas vezes, que uma mesma palavra apresente vários significados. Veja um exemplo: João falou muito e foi aplaudido.

Um exemplo em que a conjunção nem... nem tem valor alternativo (disjuntivo positivo/negativo) poderá ser: c) «Os alunos ou ficam a estudar ou vão à visita de estudo.»

A conjunção estabelece a relação entre duas orações ou duas palavras que possuem o mesmo valor gramatical. Ela conecta termos que exercem a mesma função sintática e permite que a oração faça sentido e tenha fluidez.

Como conjunção, a palavra quando pode ser conjunção subordinativa: — temporal (ex.: «Quando chove, fico em casa»); — proporcional (ex.: «Quando a mãe refilava, ela gritava mais alto»); — condicional (ex: «Quando queria sair, sempre dava um jeitinho»);

Quando o “mas“ indica ideia de adição, o uso da vírgula é opcional. Isso ocorre sempre que ele é usado em estruturas que tenham uma conotação de acréscimo, de adição, de valor aditivo, como é o caso de “mas também”. Exemplos: Ele não só lavou a louça, mas também estendeu a roupa no varal.

A classificação argumentativo aplica-se a um texto ou sequência discursiva. Podemos, no entanto, dizer que ou pode ter um valor argumentativo, em enunciados como: «Estas acções são obra daqueles deputados ou de outros impostores.»

Conjunções são conectivos que fazem o papel de unir termos em uma oração, orações em uma frase e frases em um texto. São elas que estabelecem uma relação lógica de sentido e coesão.