Qual é o valor da sinceridade?

Perguntado por: aantunes . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 16 votos

A sinceridade é um valor moral e social que pressupõe uma relação justa, honesta e cordial entre as pessoas.

Que é franco e natural: 2 direto, desafetado, cândido, aberto, simples, natural, franco, lhano, inocente, ingênuo, espontâneo.

Sincero é aquele que se apresenta diante do Senhor do jeito que está vivendo, passando, sofrendo e enfrentando a vida. A sinceridade é viver a verdade. “Eis um verdadeiro israelita, porque nele não há falsidade”. Jesus quer também nos chamar de verdadeiros cristãos, porque há cristãos e cristãos.

A linha entre a sinceridade e a franqueza desmedida é muito tênue, segundo a psicologia. O excesso de franqueza significa falta de autocontrole. Por isso, nada como ter bom senso e cuidado para saber dosar com moderação os ímpetos de franqueza e sinceridade. Devemos ser sinceros, mas não a ponto de ferir o outro.

Um coração sincero, é igual a um guerreiro sem escudo, ele sabe que vai se machucar, mas não desiste de lutar. Acreditar na sinceridade, na verdade e na total e plena fidelidade de um amor é ser completamente cego! O sorriso de uma criança tem poder de alegrar corações, pois ele é puro, verdadeiro e sincero.

Saiba falar, mas também saiba ouvir
Isso significa que você deve saber falar, mas também ouvir. Ouça a pessoa com quem está conversando sem interrompê-la, demonstre interesse e atenção ao que ela diz e procure sempre olhá-la nos olhos, pois atitudes assim transmitem confiança.

Quando se fala a verdade, liberta-se dos medos, alivia a tensão, diminui o stress e restabelece uma harmonia com o corpo e a alma. Falar a verdade é um princípio que alimenta a nossa essência, logo contribui para a saúde integral.

Fique atento para toques no nariz, cobrir a mão com a boca e palmas da mão escondidas - seja no bolso, nas costas ou cruzando os braços. Quando estamos sendo sinceros, tendemos a expôr as palmas das mãos para o outro. Quando mentimos, somos inclinados a nos fechar e esconder as mãos.

A palavra SINCERO foi inventada pelos romanos. Eles fabricavam certos vasos de uma cera especial. Essa cera era, às vezes, tão pura e perfeita que os vasos se tornavam transparentes. Em alguns casos, chegava-se a se distinguir um objeto – um colar, uma pulseira ou um dado –, que estivesse colocado no interior do vaso.

Pouca sinceridade é uma coisa perigosa, e muita sinceridade é absolutamente fatal. Quanto mais bonita for a mulher, tanto mais tem de ser sincera, pois somente com a sinceridade pode corrigir os prejuízos que a sua beleza pode culpar.

2 mentira, estratagema, carambolice, aparência, taboca, tapeação, charlataria, grupo, cabe, tramoia, cavilação, engano, burla, trapaça, embuste, dolo.

A falta de sinceridade
Isso se configura por conta de indivíduos que se controlam constantemente, pois sabem que outros não recebem bem suas palavras. Note que não se trata de um fingimento ou falsidade por assim dizer. Encaixa-se mais como um excesso de cautela com as escolhas de argumentos.

Verdadeiro está ligado a compreensão, por várias pessoas, de que um fato é real, de que pode ser repetido ou refutado em alguns casos como inverídicos, impossíveis ou ilógicos. O oposto de verdade seria falso. Sincero está para um valor humano e pode ser percebido diferentemente por diferentes pessoas.

Guardem-me a sinceridade e a retidão, porquanto espero em ti. Odeiam na porta ao que os repreende, e abominam ao que fala sinceramente. Porque o perverso é abominável ao Senhor, mas com os sinceros ele tem intimidade. Os homens sanguinários odeiam ao sincero, mas os justos procuram o seu bem.

Servir à Deus também implica em seguir o que Ele manda. Em João 14:21 (ARA), Jesus deixa claro: “aquele que tem os meus mandamentos e os guarda esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele.”

Quem ama a sinceridade de coração e se expressa com elegância será amigo do rei.