Qual é o valor da Nike?

Perguntado por: mgois . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.1 / 5 4 votos

Nike é a marca de moda mais valiosa do mundo, diz Brand Finance. A Nike manteve a liderança como marca de roupa mais valiosa do mundo, segundo o ranking anual divulgado pela Brand Finance. De acordo com a consultoria de avaliação de marcas, a empresa americana vale US$ 33,2 bilhões, um aumento de 9% em relação a 2021.

Em 2021, a marca foi avaliada em US$ 42 bilhões segundo o levantamento Best Global Brands. O valor é 24% maior que o ano anterior. No ano seguinte (2022), a empresa ficou em décimo lugar do ranking das marcas mais valiosas do mundo, da Interbrand.

A Nike lidera o mercado com vendas em 2017 de US$ 34,4 bilhões, bem à frente das demais. A adidas encerrou o ano passado com faturamento de US$ 24 bilhões, Under Armour US$ 5 bilhões e Puma US$ 4,7 bilhões. Juntas representam um faturamento de US$ 68 bilhões, ou 83% do mercado global.

O conglomerado de luxo francês Kering, dono da Gucci, fechou um acordo para comprar em dinheiro, por € 1,7 bilhão (R$ 8,8 bilhões), uma participação de 30% na grife italiana Valentino, que pertence a Mayhoola, uma empresa de investimentos do Catar.

As big techs ainda dominam o topo do ranking das marcas mais valiosas do mundo, segundo o relatório Kantar Brandz 2023, cuja pesquisa foi realizada entre fevereiro e abril. Pelo segundo ano consecutivo, a Apple (AAPL34) está em primeiro ligar no ranking, com valor de marca estimado em US$ 880 bilhões.

A Apple segue como a mais valiosa das marcas globais, com uma avaliação de US$ 880 bilhões. Em seguida vem o Google (US$ 578 bilhões) e Microsoft (US$ 502 bilhões); 2) O valor da marca Coca-Cola subiu 8% para US$ 106 bilhões.

Conforme a pesquisa, a Coca é a 16ª empresa mais valiosa do mundo, avaliada em US$ 87,604 bilhões, enquanto a Pepsi vale US$ 13,742 bilhões.

A Nike reportou lucro líquido de US$ 1,03 bilhão no quarto trimestre fiscal de 2023, encerrado em 31 de maio, o que representa queda de 28% em relação ao registrado no mesmo período de 2022. O lucro por ação diluído recuou 27%, para US$ 0,66. No acumulado de 12 meses, a Nike lucrou US$ 5 bilhões, queda anual de 16%.

Eis a íntegra (44 MB, em inglês). De 2022 a 2023, a Apple se manteve na liderança e registrou um valor de marca de US$ 880,5 bilhões.

A Nike reportou lucro líquido de US$ 1,24 bilhão no terceiro trimestre fiscal de 2023, encerrado em 28 de fevereiro, o que representa queda de 11% em relação ao registrado no mesmo período de 2022. O lucro por ação diluído recuou 9%, para US$ 0,79.

Knight

Em 1980, Knight decidiu abrir o capital da empresa, e sua fatia das ações significou um patrimônio de US$ 178 milhões. Hoje, a Forbes estima que ele e sua família tenham US$ 45,1 bilhões.

Jeff Bezos

Em junho de 2023, Elon Musk ultrapassa Jeff Bezos no ranking de pessoas mais ricas do mundo e passa a ocupar a primeira posição na lista com uma impressionante valorização nas ações da Tesla, que agrega em seu patrimônio cerca de US$ 70 bilhões, ocupando novamente a posição de homem mais rico do mundo.

Em seguida no ranking está Louis Vuitton, que mantém a segunda posição no ranking conquistada no ano passado. A marca é avaliada em US$ 26,29 bilhões (cerca de R$ 128,10 bilhões).

A maior parte da produção da Dior é voltada para o público feminino, mas também a marca mantém a linha Dior Homme e Baby Dior (moda infantil). O valor da marca francesa é de US$ 3,612 bilhões.