Qual é o valor da gentileza?

Perguntado por: umoreira . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.8 / 5 11 votos

Respeito, cordialidade e empatia. A gentileza está relacionada a valores indispensáveis para uma sociedade próspera e harmoniosa. Ela pode atenuar a ansiedade e o stress, já que representa uma forma de acolhimento. E é um preceito indispensável para pensarmos um bom projeto de sociedade.

Que benefícios a gentileza nos traz? Ser gentil é extremamente benéfico quando se entende que a gentileza abre portas, muda o rumo dos conflitos, facilita negociações, transforma humores, melhora as relações, e propicia inúmeras vantagens tanto na vida de quem é gentil quanto na de quem se permite receber gentilezas.

Outras pesquisas mostram que treinar a gentileza pode intensificar as emoções positivas, a conexão social e comportamentos benéficos para a coletividade. Além disso, é capaz de diminuir sentimentos negativos e preconceitos sociais.

Abrir a porta para uma pessoa, sorrir a quem te sorri, dar passagem à quem tem pressa. Ser gentil é ter um comportamento educado, amável, elegante e cordial com todo mundo, sem distinção. E essa atitude inspiradora transforma, faz com que os outros também sejam gentis e provoca uma corrente do bem!

Assim, um “muito obrigado”, “com licença”, “por favor”, “desculpe-me”, “volte sempre” faz toda a diferença, não é verdade? O uso das palavras de cortesia, além de revelar atitudes gentis por parte de quem as profere, ainda abre “portas” com mais facilidade, se precisarmos pedir um favor a alguém, por exemplo.

6 maneiras de ser mais gentil com as pessoas

  1. Criar um clube do livro virtual. ...
  2. Praticar atividades juntos. ...
  3. Cozinhar a mesma receita. ...
  4. Jogar ou ver filmes on-line. ...
  5. Doar itens. ...
  6. Tentar uma ligação telefônica convencional.

Tratar as outras pessoas – todas elas – com respeito, ter uma palavra boa para dizer a alguém (e, se não tiver, simplesmente ficar quieta), pedir licença, agradecer, ceder o lugar no transporte coletivo para alguém que precise dele mais do que você são algumas atitudes que definem uma pessoa gentil.

Ser gentil com as outras pessoas pode atenuar a ansiedade e o stress, já que representa uma forma de acolhimento. Na nossa rotina existem muitas oportunidades para sermos gentis, uma vez que pequenas atitudes também fazem a diferença.

Muito mais do que um gesto de educação, a gentileza é uma forma de cuidado com o outro com o nosso próprio bem-estar. Prova disso é que pesquisadores ao redor do mundo todo já comprovaram, por meio de pesquisas, que as pessoas que são gentis no dia a dia vivem melhor.

Favorece a felicidade
Atos de gentileza aumentam o sentimento de contribuição com a vida de outras pessoas e da sociedade, diz o estudo inglês publicado no Journal of Social Psychology. Além disso, uma vez que gentileza gera gentileza, quem a pratica também se beneficia em algum momento.

Segundo Suze, a falta de gentileza e o individualismo são fatores que se agravam através do tempo. “Com a busca cada vez maior por status social e financeiro, as pessoas acabam deixando em segundo plano as relações afetivas para priorizar a relação com o dinheiro”, afirma.

Quem pratica a gentileza não só ajuda os outros como também recebe ajuda. Até as situações mais tensas são atenuadas com palavras de carinho e incentivo. Há que se considerar também que, muitas vezes, a gentileza causa confusão nas pessoas. Praticar uma boa ação esperando que o outro a retribua é egoísmo.

Além da alegria, a disposição em ajudar, a solidariedade, a compreensão e o respeito são algumas das características das pessoas que costumam ser qualificadas como gentis.

Carinho e cuidado por todos os cantos da escola
O dicionário descreve a palavra “gentileza” como “ação nobre ou distinta”. Mas, muito além de aprender o significado da palavra, os alunos colocaram a gentileza em prática.

adjetivo Que expressa gentileza, amabilidade, graciosidade; amável, cortês. Que se comporta de uma maneira encantadora e educada; gracioso.