Qual é o único planeta do sistema solar que a existência de vida?

Perguntado por: lsalgueiro . Última atualização: 24 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 17 votos

A Terra

A Terra é o único planeta do Sistema Solar que reúne condições para a geração e continuidade da vida como a conhecemos, e descobrir quantos eles são é uma curiosidade científica antiga. Há aproximadamente 200 anos cientistas procuram estimar a quantidade de espécies existentes no nosso planeta.

Terra, lugar onde abriga vida. Existem vários planetas no sistema solar, no entanto, nenhum tem uma localização como a do planeta Terra.

Sabemos hoje que o primeiro ser vivo foi provavelmente muito semelhante aos micro-organismos procariontes modernos, classificados como bactérias e arqueias.

Os elementos que proporcionam a propagação da vida são temperatura, água e oxigênio, indispensável para qualquer ser vivo.

O Sistema Solar é formado por oito planetas: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno.

O planeta Netuno possui características como as baixíssimas temperaturas, a composição por gases diversos, o registro de fortes ventos, e, ainda, a ocorrência de um clima muito adverso, que, até onde se sabe, não permite a sobrevivência de nenhuma forma de vida.

Ele deixou de integrar a lista planetária devido a atualização das definições formais do termo "planeta", feita pela União Astronômica Internacional (UAI), em 2006. Mas, para a Astrologia, Plutão permanece sendo um dos planetas mais poderosos do sistema.

Proxima Centauri b

Em sua órbita foi descoberto, em 2016, 0 exoplaneta que é então o planeta mais próximo de nós dentre os que estão fora de nosso Sistema Solar. Seu nome é Proxima Centauri b, também chamado de Proxima b, que tem um período orbital de aproximadamente 11 dias. Como detectar os exoplanetas?

Solo lunar pode transformar dióxido de carbono em oxigênio e sustentar vida no espaço, diz pesquisa. Na busca por lugares fora da Terra que possam sustentar a vida, os cientistas costumam ir atrás de evidências de substâncias essenciais como água e oxigênio.

Há algum tempo, astrônomos suspeitam que chove diamantes em Urano e Netuno, mas um novo estudo mostra que apenas um deles tem as condições necessárias para isso. Desde os sobrevôos da Voyager 2 por Urano e Netuno, na década de 1980, os cientistas tentam descobrir o que, afinal, torna esses planetas tão diferentes.

Dependendo da distância de Plutão com o Sol, enfrentaríamos temperaturas congelantes de aproximadamente -228°C, com variações de apenas 5° para mais ou para menos, o que também afetaria sua atmosfera.

Para sua surpresa, os cientistas descobriram ecossistemas vibrantes em volta dos respiradouros, repletos de organismos marinhos, como o peixe-caracol transparente e anfípodes — crustáceos que se parecem com pulgas — que nunca haviam sido vistos antes.

A Nasa, agência espacial norte-americana, anunciou na 3ª feira (10. jan. 2023) a descoberta de um novo planeta habitável, o TOI 700 e. A novidade foi apresentada na 241ª reunião da American Astronomical Society, em Seattle.

TOI 700

A Nasa (agência espacial dos EUA) anunciou a descoberta de um planeta com tamanho parecido ao da Terra e que pode ser habitável. Chamado de TOI 700 e, o planeta orbita uma zona em que é possível haver água no estado líquido, crucial para a existência de vida como conhecemos.

Mas quantas pessoas já habitaram a Terra? Segundo estimativas do Population Reference Bureau (PRB), instituição que realiza pesquisas e análises de dados demográficos financiada por fundações privadas, agências governamentais e doadores individuais, já nasceram desde o surgimento do Homo sapiens 108 bilhões de pessoas.

Pelo que sabemos, os humanos surgiram na África Oriental há cerca de 2,5 milhões de anos, no final do Plioceno, período que compreende de 5 a 2 milhões atrás. Eram, provavelmente, Homo habilis evoluídos do Australopithecus, nosso ancestral macaco.

fungo Armillaria

Trata-se mais precisamente de um tipo específico do fungo Armillaria que fica em Blue Mountains, no Estado americano do Oregon, que mede 3,8 km de comprimento e é considerado o maior ser vivo da Terra. Há diversas espécies de fungos do gênero Armillaria, também conhecido como "cogumelo do mel".

TODO ser humano, porque é ser humano, possui um sentido para sua Existência, um sentido para existir. Por “Existência” podemos compreender algo maior e mais completo que a “Vida”. “Vida” é um conceito biológico comum a todos os seres vivos: Uma planta possui vida biológica.

O gás tão fundamental para a vida como conhecemos surgiu há apenas cerca de 2,4 bilhões de anos. O "Grande Evento da Oxidação" foi uma das coisas mais importantes a acontecer neste planeta. Sem ele, jamais poderia haver animais respirando oxigênio, como insetos, peixes e, certamente, humanos.

Em astronomia e astrobiologia, a zona habitável, ou zona habitável circunstelar, é a faixa de órbitas em torno de uma estrela dentro da qual uma superfície planetária pode suportar água líquida com pressão atmosférica suficiente.

Estima-se que a nossa galáxia, a Via Láctea, possui de 200 a 400 bilhões de estrelas. As galáxias possuem em média centenas de bilhões de estrelas. E as estimativas também apontam para centenas de bilhões de galáxias no Universo. Isto resultaria na existência de mais de 10 sextilhões de estrelas.