Qual é o único osso do pescoço?

Perguntado por: imoreira . Última atualização: 27 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 6 votos

Osso hioide

Com exceção das vértebras cervicais, o osso hioide é o único osso localizado na porção anterior do pescoço. Ao contrário de outras estruturas ósseas, não se articula diretamente com outros ossos, e está conectado aos ossos vizinhos através de anexos musculares e ligamentares.

articulação. então isso aqui é considerado que o hióide é o único osso do seu corpo que não está articulado com outro osso que se a gente perceber a gente vai.

Osso móvel em forma de U que fica na parte anterior do pescoço na altura da terceira VÉRTEBRA CERVICAL. O osso hioide fica suspenso pelos processos do OSSO TEMPORAL por ligamentos, e é firmemente aderido à CARTILAGEM TIREÓIDEA por músculos.

O osso esterno é um osso formado por três partes, alongado e chato, que se situa na frente do tórax, ao centro do peito, e, juntamente com as costelas, protege o coração, os pulmões e alguns dos nossos principais vasos sanguíneos.

O crânio é constituído por oito ossos, são dois ossos parietais, dois temporais, um frontal, um occipital, um esfenóide e um etmóide. Sua parte anterior é denominada face e a posterior nuca.

osso hióide

O Esqueleto do pescoço é formado pelas vértebras cervicais (C1 a C7) e o osso hióide (osso arqueado); além dos limites inferiores deste segmento pelas clavículas e o manúbrio do esterno (incisura jugular).

fêmur

Essa é uma curiosidade um pouco mais conhecida, mas não por isso menos interessante: o maior osso do corpo humano é o fêmur, também conhecido como o osso da coxa. Além disso, ele também é o mais resistente, podendo aguentar uma pressão de até 1.230 kg sem se ferir.

O 22º osso é a mandíbula, que é o único osso móvel do crânio. O crânio anterior consiste nos ossos faciais e fornece suporte ósseo para os olhos, dentes e estruturas do rosto, além disso fornece aberturas para alimentação e respiração.

mandíbula

A mandíbula é o único osso móvel da face e tem importante função na mastigação, deglutição, fonação e estética facial. Devido à sua topografia, anatomia e projeção na face, é um osso muito acometido por traumas.

A mandíbula é o único osso móvel do crânio. Ela sobe e desce durante essas ações para mastigar, ajudar a criar sons e mudar o formato da boca. A mandíbula se conecta ao crânio através da articulação temporomandibular (ATM).

O osso hióide sustenta a língua e proporciona inserção para alguns de seus ligamentos.

O úmero (osso do braço), o maior osso do membro superior, como osso longo, possui duas extremidades ou epífises (proximal e distal) e uma diáfise ou corpo, sua parte central.

Para se manter estável, o osso hioide está suspenso por ligamentos, fascias e músculos.

Quanto aos locais, as fraturas de braço, antebraço, mão, pé e clavícula são as mais comuns, ao contrário dos ossos das pernas, que são mais resistentes e difíceis de serem quebrados.

Resposta verificada por especialistas. A parte do corpo que não tem ossos é a língua. A língua é completamente composta de músculos, composta por dois pares de quatro músculos que trabalham juntos.

A clavícula é um osso relativamente fino, com formato curvo , responsável pela sustentação do peso do braço . A largura e a altura dos ombros são mantidas pela clavícula. Quando uma pessoa sofre uma queda sobre o ombro , toda a energia do impacto é transferida para a clavícula , causando a fratura do osso.

A pelve, ou cíngulo do membro inferior, é uma estrutura óssea complexa em forma de bacia que abriga e protege os órgãos da região pélvica.

O fêmur ou fémur é o osso mais longo e mais volumoso do corpo humano, e localiza-se na coxa.